Telefonia

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O aplicativo Speedtest permite ver o mapa de cobertura de rede das operadoras no Brasil, inclusive com dados sobre o 5G. A novidade chegou com a versão 4.5.30 do aplicativo para Android e, segundo a empresa, traz as informações com base em dados reais enviados por outros usuários. No app, é possível conferir a oferta de sinal das principais operadoras nacionais, como TIM, Vivo, Claro e Oi.

A seguir, saiba como acessar e usar o mapa do Speedtest para ver a disponibilidade de rede celular na sua região. O procedimento foi realizado em um Moto G7 Play com Android 10, mas as dicas também valem para outros aparelhos com o sistema do Google. É importante ter a última versão do aplicativo instalada no celular – confira como atualizar os seus apps.

Aplicativo Speedtest informa cobertura de 2G, 3G, 4G (LTE) e 5G — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 1. Baixe e instale o app Speedtest em seu celular. Abra o aplicativo e selecione "Mapa", na barra inferior. Ao acessar o recurso pela primeira vez, toque em "Permitir" e, caso necessário, autorize o acesso à sua localização.

Acesse o mapa do Speedtest — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Agora, toque em "Operadora desconhecida" e selecione a operadora que você consultar no mapa de cobertura. Dentre as opções estão as maiores empresas do país, como Algar Telecom, Claro, Claro Nxt (antiga Nextel), Oi, TIM e Vivo.

Selecione a sua operadora — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Você pode arrastar o mapa para explorar outras regiões e usar o gesto de pinça para dar zoom e afastar. Observe a legenda de cores na parte inferior da tela: vermelho indica que a área não possui cobertura; amarelo significa conexão 2G ou 3G; verde indica cobertura 4G (LTE); por fim, as áreas pintadas em azul possuem conectividade 5G.

Visualizando cobertura de sinal no mapa — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Veja seis novidades do Galaxy S21

Veja seis novidades do Galaxy S21

Mais do TechTudo