Redes sociais

Por Helito Beggiora, para o TechTudo


O WhatsApp permite bloquear uma pessoa no mensageiro para Android e iPhone (iOS). O recurso é ideal para quem quer evitar mensagens e ligações indesejadas. Ao bloquear um número, o aplicativo não informa que a pessoa foi bloqueada. No entanto, as mensagens enviadas deixarão de ser entregues e o contato não poderá ver a sua foto de perfil. Além disso, ligações de voz ou vídeo também não serão mais permitidas. O processo, vale lembrar, é reversível e o contato pode ser desbloqueado a qualquer momento.

A seguir, confira como bloquear e desbloquear uma pessoa no WhatsApp para Android ou iPhone. Os procedimentos foram executados em um Moto G7 Play com o Android 10 e em um iPhone XR rodando o iOS 14, mas as dicas também servem para outros celulares com o sistema da Google ou Apple.

Como bloquear uma pessoa no WhatsApp: tutorial ensina a impedir que um contato fale com você — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como bloquear um contato no WhatsApp

No celular Android, abra a conversa e acesse os dados do contato tocando sobre o nome da pessoa, na parte superior da tela. Por lá, role a página até o fim, pressione "Bloquear" e confirme.

Bloqueando um contato no WhatsApp para Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Já no iPhone (iOS), abra a conversa e acesse os dados do contato tocando sobre o nome da pessoa, na parte superior da tela. Por lá, role a página até o fim, pressione "Bloquear contato" e confirme.

Bloqueando contato no WhatsApp para iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como desbloquear uma pessoa no WhatsApp para Android

Passo 1. No Android, acesse as configurações do WhatsApp tocando sobre o botão de menu, no canto superior direito, e indo em "Configurações". Em seguida, abra a opção "Conta";

Acesse as configurações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Toque em "Privacidade", role a tela até o fim e abra "Bloqueados". A lista de contatos bloqueados no WhatsApp será exibida. Por fim, toque sobre o nome ou número da pessoa que você quer desbloquear e confirme.

Como desbloquear alguém no WhatsApp: é possível reverter bloqueio no app — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como desbloquear um contato no WhatsApp para iPhone (iOS)

Passo 1. No iPhone, acesse as configurações do WhatsApp tocando sobre a aba "Configurações", no canto inferior direito. Por lá, abra "Conta" e vá em "Privacidade";

Acesse as configurações para desbloquear alguém no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Agora, abra "Bloqueados" para ver a lista de contatos bloqueados no WhatsApp. Para desbloquear uma pessoa, toque sobre o nome ou número e arraste para esquerda. Por fim, pressione "Desbloquear".

Desbloqueando um contato no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas para bloquear contatos no WhatsApp e evitar mensagens indesejadas.

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

WhatsApp tem função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

Mais do TechTudo