Jogos de estratégia

Por Bruna Telles, para o TechTudo


League of Legends Wift Rift é a adaptação do LoL de PC para celulares Android e iPhone (iOS). No jogo mobile, dois times de cinco jogadores se enfrentam em um mapa onde o objetivo é derrubar o Nexus adversário. Para chegar lá é preciso derrubar torres, abater inimigos e cumprir objetivos. Apesar de ser parecido com o game de computador e com outros MOBAs de celular, LoL: Wild Rift tem algumas particularidades. Veja, no tutorial a seguir, dicas para jogar o lançamento da Riot Games.

Streamers como Akumoto estão produzindo bastante conteúdo sobre Wild Rift, incluindo vídeos para ficar em dia com o meta — Foto: Reprodução/YouTube

Pesquise

Se você nunca jogou o LoL de PC, ou Wild Rift é o seu primeiro MOBA, o game pode ser bem confuso. Qual campeão vai em qual rota? Quais são os personagens mais fortes, e os melhores equipamentos do meta? Assistindo à lives e vídeos, e lendo guias em sites especializados, você fica em dia com as mudanças do meta, acompanha listas de melhores campeões, aprende rotações e acompanha informação que vão tornar você um jogador mais competitivo.

Leia o jogo

Você conhece a Seraphine, mas sabe como a passiva da campeã funciona? Basta ler no próprio jogo — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Sempre leia descrições de habilidades, equipamentos, runas e feitiços dos campeões. Assim você sabe o tipo de dano que uma habilidade causa, como funciona uma passiva, os atributos que determinada runa concede, e a importante diferença entre os feitiços "fantasma", "flash", "curar" e "clareza".

Dê preferência aos pings e ao chat rápido

Os pings e o chat rápido são formas ágeis de comunicar o que está acontecendo dentro da partida — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Os pings são sinalizações para dizer quando agrupar, atacar, recuar, chamar a atenção para algo no mapa, ou dizer que você está indo para certo ponto - como ajudar em uma teamfight. O chat rápido tem o mesmo propósito: o jogador pode ter até oito avisos como "Inimigo desaparecido!", "foco nos objetivos" e "bora invadir a selva inimiga!". Prefira os pings e o chat rápido ao chat normal: o tempo gasto digitando uma mensagem poderia ser o tempo para fazer algo que garantiria a sua vitória.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conheça e use as plantas do mapa

O frutomel pode restaurar uma pequena quantidade de HP e mana; aprenda a usar a planta para sua vantagem na fase de rotas — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Wild Rift tem algumas plantas importantes, que você deve conhecer e aprender a usar para ganhar vantagem. A principal delas é a sentinela, que tem dois tipos entre os quais o jogador pode alternar apenas quando está na base. A sentinela amarela é a ward, que dá visão em um ponto no mapa. A vermelha é uma espécie de "radar" que diz se há uma ward inimiga próximo de onde você está.

Já o frutomel restaura uma pequena quantidade de HP e mana. Ele nasce perto da primeira torre de todas as rotas, e próximo aos objetivos. A florividente, que fica próxima à selva, se golpeada libera uma onda que dá visão naquela área. O pinstouro está em alguns pontos da selva: atingi-lo faz você pular algumas unidades para trás, o que é bom para fugir, chegar mais rápido em uma torre ou contestar um objetivo.

Use o modo treino

O modo treino tem todos os campeões liberados, o que é ótimo para responder a pergunta "será que eu compro personagem X?" — Foto: Reprodução/Bruna Telles

No modo treino do Wild Rift você pode escolher qualquer campeão, mesmo não tendo ele habilitado na sua conta. Essa é uma ferramenta muito útil para conhecer a mecânica de um personagem antes de comprar, e ver se o mesmo se adapta ao seu estilo de jogo. Você tem várias opções para explorar, entre elas invocar um "saco de pancada" - ideal para treinar a mira e combos de habilidades. Tem dificuldade de jogar contra um campeão específico? Entre com ele no modo treino: vendo como as suas habilidades funcionam, você pode pensar em uma estratégia para enfrentá-lo.

Jogue o VS.IA

O Coop. VS. IA se divide entre os graus de dificuldade introdutório e intermediário — Foto: Reprodução/Bruna Telles

O Coop. VS. IA coloca um time de jogadores contra um time de bots. Este modo é dividido nos níveis introdutório e intermediário, e cada nível tem bots com um grau de dificuldade diferente. Se você não quer enfrentar outros jogadores logo de cara, o VS. IA é uma excelente maneira de aprender como é uma partida do Wild Rift.

Se familiarize com os personagens flex

Lux é um dos personagems flex mais conhecidos do LoL de PC, que também está no Wild Rift — Foto: Reprodução/Bruna Telles

Como em todo MOBA, Wild Rift tem os chamados personagens flex, quem podem executar mais de uma função. Dois exemplos de campeões flex são: Lux, que pode ir na rota do meio ou como suporte, e o Pantheon, que pode jogar na selva, como suporte ou na rota do barão. Conhecê-los aumenta as suas possibilidades de estratégia e diminui o risco de ser pego de surpresa.

Mais do TechTudo