Jogos de estratégia

Por Marcelo Villela, para o TechTudo


League of Legends (LoL), o MOBA da Riot Games, conta com diversos personagens disponíveis para jogar. Entre eles está a campeã Akali, que é bastante conhecida pelo público do game. A heroína foi lançada em 2010 e teve um rework completo em 2018, mas até hoje é uma das principais escolhas de jogadores com estilo de jogo agressivo. Confira, no guia a seguir, todas as habilidades da personagens, dicas de como jogar bem com ela, exemplos de build, runas, feitiços e counters. Esta matéria foi produzida com base no patch 11.10.

Akali é uma campeã de destaque no LoL — Foto: Divulgação/Riot Games

Como ver vitórias e derrotas em League of Legends? Comente no Fórum do TechTudo!

Habilidades

Marca do Assassino (Passiva)

Ao causar dano com habilidades em campeões, Akali cria um círculo de energia ao redor do adversário. Quando o jogador sai dos limites do círculo, os ataques básicos da heroína são fortalecidos com alcance e dano extra.

Akali cria um círculo de energia ao redor do inimigo com sua passiva — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Golpe dos Cinco Pontos (Q)

Cinco kunais são disparadas na direção desejada, causando Dano Mágico aos inimigos alvejados. Adversários atingidos no range máximo da habilidade sofrem com redução de velocidade por um tempo. O dano do Golpe dos Cinco Pontos é baseado no Dano de Ataque adicional e poder de habilidade.

Akali lança cinco kunais no adversário com sua habilidade primária — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Proteção do Crepúsculo (W)

Akali lança uma nuvem de fumaça no chão, recebendo Velocidade de Movimento por certo período. Se estiver posicionada dentro da habilidade, a campeã fica invisível e inalvejável por habilidades e ataques inimigos. Caso o jogador utilize as skills ou o ataque básico, a heroína sairá do modo furtivo.

Com a sua habilidade secundária, Akali pode se camuflar nas sombras — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Investida Shuriken (E)

Akali se reposiciona saltando para trás enquanto atira uma shuriken para frente, causando Dano Mágico. O primeiro adversário ou nuvem de fumaça atingidos são marcados, como mostra a imagem abaixo. Dito isso, quando o player conjura novamente a habilidade, a campeã avança até a marcação e causa dano adicional.

A terceira habilidade lança uma shuriken no adversário — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Execução Perfeita (R)

Durante a primeira conjuração de sua ultimate, Akali se move na direção desejada e causa dano aos inimigos atingidos. Ao conjurar novamente a habilidade, a campeã avançará de novo na direção escolhida e executará os adversários alvejados.

Em sua ultimate, Akali avança e executa seus oponentes — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Ordem das habilidades

A ordem de evolução das habilidades depende do jogador. Por exemplo: você pode optar por Q + W + E ou Q + E + W. No entanto, conforme os níveis passam, o recomendado é maximizar o Golpe dos Cinco Pontos (Q) primeiro, Investida Shuriken (E) em segundo e, por último, Proteção do Crepúsculo (W). Veja a tabela abaixo:

Ordem de habilidades | Akali

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Golpe dos Cinco Pontos Q Q Q Q Q
Proteção do Crepúsculo W W W W W
Investida Shuriken E E E E E
Execução Perfeita R R R

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Runas e Feitiços

Os feitiços não apresentam tantas variações: normalmente, se utiliza flash e incendiar ou teleporte. No entanto, há três alternativas populares para as runas da Akali: Conquistador, Eletrocutar e Agilidade nos pés. Apesar dos exemplos nas imagens abaixo, lembre-se que cada jogo exige uma estratégia diferente, então é natural que você faça algumas alterações de acordo com as escolhas do time inimigo.

Conquistador

Esta é a escolha mais comum entre os jogadores da campeã. Graças aos seus acúmulos, o Conquistador garante sustento na fase de rotas e garante uma força extra à campeã. Os artefatos secundários, como "Gosto de Sangue" e "Caça Voraz", são praticamente os mesmos em quase todas as páginas de runa. Porém, você pode fazer alterações como substituir "Caça Voraz" por "Caça Suprema", que concederá Redução do Tempo de Recarga permanentemente para a ultimate, e "Gosto de Sangue" por "Impacto Repentino".

Conquistador é uma das runas mais populares do momento para a Akali — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Agilidade nos pés

Neste exemplo, a customização é basicamente a mesma. A diferença fica por conta da substituição do "Conquistador" pela "Agilidade nos pés", a qual permite que a campeã se movimente um pouco mais rápido durante as trocas. Dessa forma, além da cura, a runa ainda oferece uma locomoção veloz nos combates um contra um.

Agilidade nos pés é uma das três alternativas populares para a Akali — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Eletrocutar

Apesar de ser uma das três alternativas de runa para a Akali, o "Eletrocutar" é mais situacional em relação as outras. Esta combinação é feita para "burstar" o inimigo, ou seja, para eliminá-lo rapidamente com uma enorme quantidade de dano de uma só vez. Neste exemplo, o jogador troca o sustento dos outros dois modelos para elevar o seu potencial de dano. Na árvore secundária, caso prefira, o player pode optar por "Osso Revestido" e "Revitalizar" no lugar de "Presença de Espírito" e "Golpe de Misericórdia". Vale lembrar: conforme a partida se encaminha para o late game, o "Eletrocutar" perde um pouco da sua eficácia.

Eletrocutar é uma runa ocasional, mas bastante forte para a Akali — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplos de builds

Apesar de seguirem um padrão, as builds mudam de acordo com as partidas e com os gostos de cada jogador. Assim como ocorre com outros personagens, a compra de itens depende de diversas situações, portanto analise bem a sua situação no jogo e da equipe.

"Maldição de Icathia" é o item mítico mais popular para a Akali, visto que o mesmo concede Vampirismo Universal, Poder de Habilidade e a possibilidade de aplicar Dano Verdadeiro. "Ampulheta de Zhonya" e "Abraço Demoníaco" também oferecem sustento à heroína. Em relação às botas, é possível equipar "Sapatos do Feiticeiro" ou, dependendo do jogo, "Botas Galvanizadas de Aço" ou "Passos de Mercúrio". Veja, a seguir, imagens da build da heroína:

Início

Exemplos de compras iniciais para a Akali — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Itens Míticos e outros

Akali se beneficia de trocas longas com o item "Maldição de Icathia" — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplo de build final e itens situacionais

Esse é um modelo de build final para a Akali, o qual pode ser alterado dependendo da partida — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Dicas

  • Preste atenção ao nível de energia, por isso evite trocar dano com o inimigo quando estiver com pouca energia;
  • No primeiro nível, use o "Q" para pokear seu adversário ou para auxiliar o seu farm;
  • Ao adquirir o "W", pressione o adversário enquanto se aproveita da sua cortina de fumaça para pokear e se proteger;
  • No nível três, quando puder equipar o seu "E", você pode ser mais agressivo e garantir a pressão na rota;
  • Com o desenrolar da partida, foque os campeões mais frágeis do time inimigo para eliminá-los rapidamente. Assim, você ajuda a sua equipe e não se coloca em situações complicadas. Utilize o "W" para se proteger enquanto tenta alcançar seus alvos;
  • Na fase de rotas, caso esteja duelando com um campeão de longa distância, evite perder muita vida. Só troque dano quando estiver em uma situação mais confortável.

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo