Jogos de aventura

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Stranded Deep é um jogo que está com download disponível grátis na PS Plus durante o mês de maio. Além de ser compatível com Playstation 4 (PS4) e Playstation 5 (PS5), o game pode ser encontrado também no Xbox One e PC (Steam). O Stranded Deep não tem modo multiplayer e desafia os jogadores a resistirem em uma ilha deserta após a queda de seu avião no oceano. O TechTudo preparou algumas dicas de como encarar os desafios, como fazer o destilador de água, e sobreviver à jornada.

Stranded Deep é um jogo de sobrevivência em uma ilha deserta que pode punir jogadores severamente por seus erros — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Procura um smartphone bom e barato na promoção? Vem ver essa oferta do AliExpress

Como jogar

Stranded Deep é um game voltado para sobrevivência no qual seu personagem constantemente perde pontos em quesitos como fome e sede, os quais o jogador precisará repor. Durante a aventura será possível obter recursos simples como pedras e galhos que poderão ser usados para criar ferramentas, além de outros mais complexos que ajudarão em sua tarefa.

O player poderá viajar para outras ilhas logo no início do jogo. No entanto, não é recomendado fazer isso antes de suprir as suas necessidades básicas.

Tutorial e controles

O jogo começa com um pequeno tutorial que oferece tarefas para o jogador completar e assim ensinar todo o seu funcionamento básico enquanto fornece itens necessários para sobreviver. Mesmo com esse auxílio, porém, é fácil ficar perdido, pois a jogabilidade é pouco intuitiva. Os principais botões do jogo são o R2, para usar itens, e quadrado, que interage com itens e às vezes precisa ser pressionado.

Em Stranded Deep, os controles e opções mudam de acordo com os objetos que o usuário tem em mãos — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Estes dois botões mudam de contexto de acordo com o que o jogador tem em mãos. L1 é o que abre seu inventário e permite escolher qual item estará em sua mão. Se o usuário tiver uma faca, o botão R2 é usado para atacar, por exemplo, mas se tiver um coco, ele é usado para beber a água de coco. Já o R1 abre a aba de fabricação, um menu no qual é possível construir várias coisas com recursos obtidos na ilha.

Como obter recursos

No início do jogo pode parecer difícil obter recursos. Para fazer isso, as árvores podem ser derrubadas e alguns itens são gerados com a ação. Para tal, o jogador precisa utilizar uma "Ferramenta de Pedra" ou "Faca aprimorada" para se aproximar de uma árvore e então segurar o botão R2 para golpeá-la várias vezes, assim como em Minecraft, porém de um jeito mais realista. Quando a árvore for derrubada, deixará para trás folhas e troncos que podem ser golpeados também para gerar itens menores como gravetos.

Para obter recursos em Stranded Deep, basta interagir com o cenário, como uma árvore e segurar R2 até que ela se quebre em itens menores — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Não pegue vários itens

Assim que Stranded Deep começa, jogadores podem se sentir impelidos a pegar todos os itens que virem pela frente por pensarem que eles podem ser úteis. No entanto, o jogo limita bastante o inventário do usuário e dificulta administrar itens no começo.

Para abrir seu inventário, pressione L1 e direcione o analógico no item que deseja selecionar. Este elemento irá para as mãos do seu personagem e pode ser usado para interagir diretamente com outros objetos. Se este for um recurso, o jogador pode segurar bola para largá-lo no chão.

Seu espaço de inventário em Sranded Deep é limitado e no começo do jogo pode ser difícil de administrar — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Deixar itens no chão é uma estratégia válida, pois o sistema de fabricação do jogo considerará itens que estão ao redor do jogador como parte de seu inventário. Dessa forma, é possível fazer um pequeno estoque para fabricação sem esgotar o espaço destinado a ferramentas e recursos mais imediatos. O jogador pode ainda pressionar L2 para mover objetos de uma área para outra.

O dilema dos cocos

A principal fonte de água de seu personagem no início de sua jornada serão cocos. Eles podem ser encontrados em palmeiras de diferentes alturas e o jogador até pode subir nelas ao segurar o botão X. Beber a água do coco não é um processo fácil. É preciso largar o coco no chão e golpeá-lo duas vezes com uma "Faca Aprimorada" para transformá-lo em uma "Bebida de Coco". Lembre-se também de criar um Cantil de Coco ao apertar L1 na janela de criação para acessar a aba de Consumíveis.

No início de Stranded Deep, é essencial usar cocos para sobreviver, porém eles não são tão recomendados a longo prazo — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

A fruta que parece uma salvação no início do game, no entanto, é também uma armadilha. Assim que possível o jogador deve construir um "Destilador de água", sobre o qual falaremos a seguir, para se tornar sua fonte de líquidos. Tudo porque os cocos funcionam como laxante quando consumidos em abundância, o que faz o personagem perder líquido rapidamente.

Crie um destilador de água

Para poder criar este item essencial, o jogador deve passar seus primeiros dias focados em construir outros elementos, para que sua habilidade manual evolua para o nível 2 e o destilador de água fique disponível.

Para construir é preciso ter um pedaço de tecido, o qual pode ser encontrado pela ilha, amarras, pedras, folha de palmeira e um cantil de coco. Assim como a fogueira é alimentada por gravetos, o destilador de água é alimentado por folhas de palmeira, então mantenha-o abastecido.

O Destilador de Agua se torna uma peça essencial em Stranded Deep e exige um pedaço de tecido e habilidade manual Nível 2 — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Não coma carne sem cozinhar

Assim que o personagem de Stranded Deep tiver sua "Faca Aprimorada" será possível esfolar animais para obter sua carne, como siri. É importantíssimo, no entanto, que o jogador não tente consumir essa carne crua, pois ela fará o personagem ficar enjoado e vomitar, o que causa severa perda de líquido.

Sempre cozinhe os alimentos na fogueira do jogo, basta se aproximar com a carne na mão e selecionar "Combinar". Uma dica para não precisar ficar na espera é que os alimentos fazem um som de campainha de forno de micro-ondas quando ficam cozidos.

Cozinhar carne se torna uma grande necessidade em Stranded Deep para não adoecer e perder líquidos — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Cuidado com envenenamento

Um problema que pode botar um fim prematuro em sua jornada de Stranded Deep é o envenenamento. Esta condição é causada por uma estrela-do-mar roxa que fica perto da costa e dura por volta de dois dias. Durante esse período, o personagem perde líquido e há outras consequências que tornam realmente difícil sobreviver. Caso isso aconteça, carregue seu save mais recente e tente evitar o momento da contaminação.

Evite a estrela do mar em Stranded Deep a qualquer custo, pois envenenamento no início do jogo pode ser mortal — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Como reabastecer a fogueira

Um dos primeiros desafios pouco intuitivos do jogo será após criar sua fogueira. Após a inicial sensação de conquista, o jogador deverá acordar no dia seguinte e descobrir que a fogueira está apagada e com a mensagem de que está sem combustível. O "Material Inflamável" que o tutorial utiliza para acendê-la, por sua vez, não serve para reabastecê-la e o usuário pode ficar perdido sem saber como proceder.

O tutorial de Stranded Deep ensina a fazer "Material inflamável", mas não explica como reabastecer a fogueira com galhos e folhas — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Uma boa dica para reabastecer a fogueira de Stranded Deep é selecionar em seu inventário um galho ou folha de palmeira, e estar com ele em mãos quando se aproximar da fogueira. Só então a opção "Segure Quadrado para reabastecer" irá surgir. Quando a fogueira tiver combustível será possível acendê-la novamente com o "Material inflamável".

Lembre-se de salvar diariamente

Mais um detalhe que passa despercebido em Stranded Deep é que o jogo não é salvo automaticamente quando o jogador dorme em seu abrigo. Enquanto a maioria dos games possui autosave, aqui é preciso escolher entre salvar ou dormir quando o jogador interage com um abrigo, como o criado no tutorial. Vale a pena salvar regularmente, pois muitas coisas podem dar errado em apenas um dia e um save do dia anterior como reserva pode ser útil.

Além de dormir em seu abrigo, uma boa dica é lembrar de salvar diariamente seu progresso em Stranded Deep — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações

Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações

*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo