Telefonia

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O teste de ping, ou latência, mede um fator que, junto à velocidade da Internet em si, impacta diretamente na qualidade de conexão da rede. A medida assume papel decisivo na transmissão de dados, já que a rapidez de envio e resposta de informações percebida pelo usuário pode ser fundamental para realizar atividades que requerem internet de qualidade. Entenda, a seguir, o que é e como medir o ping do dispositivo, assim como possíveis formas de solucionar o problema em caso de alta latência.

Apps como Speedtest e Fast permitem medir a velocidade da Internet, assim como o Ping (ou latência) — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O que é Ping?

Ping ou taxa de latência é o tempo que leva para um pacote de dados ser transmitido de seu dispositivo para um servidor na Internet e retornar ao dispositivo, sendo medido em milissegundos (ms). É importante saber que, quanto maior o valor do ping, mais lenta é a conectividade do dispositivo. Portanto, um valor alto impede a sincronização de informações em tempo real.

Exemplo bastante recorrente é o de videogames: se o ping for alto, o atraso nos dados recebidos fará com que as informações disponíveis para o usuário durante uma gameplaye estejam desatualizadas em relação ao que realmente está acontecendo no jogo. Em transmissões online e acesso a conteúdos em streaming, também é importante ter um bom ping para que a conversa flua e não haja atraso e travamento no recebimento dos dados.

Como fazer o Teste de Ping

1. Celular

No smartphone, é possível baixar um aplicativo para medir a velocidade e outros aspectos da conexão à Internet. Entre eles, vale destacar o Speedtest e o Fast, ambos disponíveis nas versões Android e iPhone (iOS). Baixe e abra o app escolhido para iniciar o teste. Aguarde o software finalizar a medição da velocidade da Internet e clique em Mostrar informações. A tela seguinte mostrará a latência (ping) do dispositivo em milissegundos (ms), assim como a velocidade de upload da rede.

Use o app Fast para checar a latência (ping) no celular — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Computador

Passo 1. Abra o Menu Inicial, digite CMD e clique para abrir. No Mac, abra o Terminal na pasta Utilitários do Finder;

Abra o CMD no computador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Na janela do prompt de comando, digite "ipconfig" (sem aspas) para descobrir o IP da máquina;

Use o comando ipconfig para descobrir o IP do computador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Anote o número que aparece ao lado de IPv4;

Anote o IP do computador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Em seguida, use o comando "ping" seguido do IP e tecle Enter;

Execute o comando ping — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Os valores do ping ficam ao lado de "tempo". Um ping de "<1ms", conforme mostrado na imagem, é menor que 1 milissegundo e, portanto, indica uma boa conexão à Internet.

Verifique o valor do ping — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como interpretar o teste de ping

O ping é expresso em milissegundos (ms), que aponta o tempo necessário para enviar e receber dados via Internet. Quanto menor o ping, melhor é a conexão. No teste realizado como exemplo, o resultado mostra o ping muito baixo, o que aponta uma boa conexão à Internet.

Caso os testes de ping mostrem que os pacotes foram perdidos ou, ainda, que um teste demorou muito mais que os outros para ser concluído, pode ser um indicativo de problema na conexão.

Como estabilizar o ping

Caso o teste de ping mostre valores superiores a 60 ms, o que é considerado alto e, portanto, prejudicial à conexão, algumas medidas podem ajudar a estabilizar ou reduzir a latência do dispositivo. Recomenda-se, por exemplo, evitar downloads simultâneos, sobretudo de arquivos muito pesados como filmes, vídeos e programas. Além disso, é importante manter o sistema operacional do dispositivo atualizado, garantindo que qualquer bug prejudicial à conexão seja resolvido.

Vale lembrar que o uso de Internet por cabo garante uma conexão mais estável que o Wi-Fi e, por isso, pode auxiliar na estabilização do ping. Além disso, o uso de VPNs também pode deixar a conexão mais lenta e, consequentemente, aumentar a latência do dispositivo.

Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo