Sistemas operacionais

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Microsoft confirmou a chegada do Windows 11 como uma atualização gratuita aos usuários do Windows 10. Embora a migração para a nova versão do sistema operacional possa ser feita sem custo, é importante ter em mente que o Windows 11 tem requisitos de hardware que podem acabar impedindo a instalação da atualização quando ela estiver disponível.

Para descobrir se você poderá instalar o Windows 11 no seu computador, é possível realizar um teste simples, oferecido pela própria Microsoft. No passo a passo abaixo, você aprende a como realizar o teste e saber se o seu computador é compatível com o Windows 11 — veja a tabela com os requisitos no final da página.

Windows 11: veja requisitos e se o seu computador é compatível — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 11: você vai atualizar? Responda no Fórum do TechTudo

Windows 11: como saber se o seu computador é compatível

Passo 1. Acesso o site oficial do Windows 11 (www.microsoft.com/en-us/windows/windows-11). No rodapé da página, você encontrará o atalho para baixar a ferramenta de teste. Clique em "Download app" e proceda normalmente com o processo de download;

Windows 11: requisitos? Baixe a ferramenta no site oficial — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 2. Encontre o instalador que você baixou, nomeado automaticamente como "WindowsPCHealthCheckSetup.msi", e execute o arquivo;

Windows 11: rode o instalador do app da Microsoft — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 3. A instalação é simples e bem rápida. Após confirmar que você concorda com os termos de uso, clique em "Instalar" e aguarde alguns instantes;

Quais são os requisitos do Windows 11? Processo de instalação é simples e rápido — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 4. Para testar seu computador é simples. Clique na opção "Verificar agora", em destaque na tela principal do programa;

Clique para que o software teste o seu computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Passo 5. Após um rápido teste, você receberá um aviso na tela com o resultado do diagnóstico;

Windows 11: resultado irá esclarecer se o computador consegue rodar a nova versão — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Quais são os requisitos do Windows 11?

Caso seu computador não seja aprovado no teste do Windows 11, significa que algum componente do seu PC não satisfaz os requisitos mínimos estipulados pela Microsoft. Veja, a seguir, essas informações:

Requisitos do Windows 11

Componente Mínimo recomendado
Processador CPU de 64 bits com dois núcleos e 1 GHz de velocidade
Memória RAM 4 GB
Armazenamento 64 GB
Placa gráfica compatível com DirectX 12 e WDDM 2.x
Tela maior que 9" e com resolução HD (1280 x 720 pixels)
Sistema firmware por meio de UEFI e com suporte ao Secure Boot
Conectividade conexão com a Internet
Segurança módulo TPM 2.0

O processador indicado pela Microsoft é modesto: a maior parte das CPUs lançadas na última década é compatível com o que o sistema exige. Em memória RAM, 4 GB é um total comum em laptops de entrada.

Já no armazenamento, a Microsoft requer um mínimo de 64 GB de espaço para dados em disco: HDs mecânicos em computadores atuais começam em 500 GB, enquanto os SSDs mais limitados em notebooks disponíveis no mercado brasileiro contam com 128 ou 256 GB de capacidade. Os requerimentos de tela e gráficos também são bem aceitáveis: tela de 9 polegadas ou maior com resolução HD mínima (1280 x 720 pixels), além de suporte ao DirectX 12 e à tecnologia interna de driver de vídeo da Microsoft (WDDM 2.x).

A Microsoft anunciou que o computador terá de ter conexão com a Internet, sugerindo que o uso de uma conta da Microsoft seja obrigatório, diferentemente do que ocorre no Windows 10, que ainda suporta contas locais e uso completamente offline.

Outro ponto que pode explicar o porquê de o seu computador ter sido rejeitado no teste é o TPM 2.0. Esse recurso é um módulo de segurança coordenado por um chip próprio, disponível em computadores mais recentes. PCs e notebooks de boa qualidade com três ou quatro anos de idade podem não atender esse requerimento.

Com informações de Microsoft

Relembre: testamos o Windows 10

Testamos o Windows 10

Testamos o Windows 10

Mais do TechTudo