Celulares

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

Reprodução/TCL

Com planos de internet para celular mais abundantes, não é incomum que seja necessário rotear a internet para outros aparelhos. O compartilhamento da internet cria um ponto de ancoragem semelhante ao Wi-Fi disponibilizado por roteadores convencionais. Essa função está presente em aparelhos de diferentes marcas, sendo útil para conectar aparelhos como computadores, TVs e até mesmo outros smartphones. Pode-se inclusive diferenciar a frequência disponibilizada – 2.4 ou 5 GHz.

Neste tutorial, o TechTudo ensina como rotear internet no iPhone da Apple e em aparelhos Android, como os da linha Galaxy, da Samsung, da Xiaomi e da Motorola, que, apesar de diferentes, têm procedimentos similares. A função pode ser utilizada principalmente em home office caso a banda larga fique fora do ar. É importante mencionar que os dados móveis devem estar ativados.

Como rotear internet no iPhone

iPhone 11 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Passo 1. Busque o ícone de Ajustes e toque em "Acesso Pessoal".

Como encontrar o Acesso Pessoal do iPhone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 2. Busque a opção "Senha Wi-Fi". Será exibida a senha atual da rede Wi-Fi do aparelho. Caso queira alterá-la, basta tocar na seta ao lado, digitar uma nova senha e selecionar "OK".

Como configurar a senha do Acesso Pessoal no iPhone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Após configurada a senha, basta retornar ao "Acesso Pessoal" e tocar em "Permitir Acesso a Outros". Há também um atalho na Central de Controle que ativa a função "Permitir Acesso a Outros". A rede disponibilizada terá o mesmo nome do iPhone, que pode ser encontrado em "Ajustes" → "Geral" → "Sobre" → "Nome".

Como ativar o compartilhamento de internet no iPhone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 4. Quando finalizar, desative o ponto de ancoragem do iPhone no atalho "Permitir Acesso a Outros" da Central de Controle.

Como rotear internet no celular Samsung (Galaxy)

Galaxy S21 Ultra — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Passo 1. Arraste a barra de notificações, na parte superior da tela, e acesse as "Configurações" no ícone de engrenagem. Dentro de configurações, busque "Conexões".

Como acessar as conexões do Galaxy — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 2. Procure "Roteador Wi-Fi e Ancoragem". Ao clicar no botão a direita, ele será ativado. Já ao clicar em "Roteador Wi-Fi", será aberta uma janela de configuração do roteador.

Como acessar ao roteador Wi-Fi do Galaxy — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Em Roteador Wi-Fi são exibidos "Nome da rede", "Senha" e "Banda". Para alterá-los, basta tocar em "Configurar". É possível inserir um novo nome, nova senha e frequência ofertada de banda (2.4 GHz ou 5 GHz).

Como configurar e ativar o roteador Wi-Fi no Galaxy — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 4. Após a primeira configuração inicial, basta arrastar a barra de notificações por completo e tocar uma vez sobre o ícone "Roteador Wi-Fi" para ativar o compartilhamento de internet. Para acesso rápido às configurações, segure o dedo sobre o ícone "Roteador Wi-Fi" e será aberta a tela "Roteador Wi-Fi". Quando finalizar, basta desativar o "Roteador Wi-Fi" pelo ícone da barra de notificações.

Como rotear internet no celular Motorola

Motorola Edge Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Passo 1. O procedimento é comum à maioria dos aparelhos que utilizam o Android padrão. Busque as "Configurações" pela barra de notificações, depois "Rede e internet" → "Roteador Wi-Fi e conexão".

Como encontrar o roteador Wi-Fi no Motorola — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. Acesse "Roteador Wi-Fi" e ative a opção no botão à direita. Em "Avançado" é possível configurar nome e senha do roteador.

Como ativar o roteador Wi-Fi no Motorola — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Para configurar o nome, basta tocar em "Nome do roteador Wi-Fi". Para alterar a senha é só tocar em "Senha do roteador Wi-Fi".

Como alterar senha da rede Wi-Fi no Motorola — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. Para desativar o Roteador Wi-Fi, basta tocar no ícone que representa o Roteador Wi-Fi na barra de notificações.

Como rotear internet no celular Xiaomi

Xiaomi Mi 10 — Foto: Divulgação/Xiaomi

Passo 1. Busque o ícone "Configurar" e acesse "Hotspot pessoal".

Como acessar a função "Hotspot pessoal" no Xiaomi — Foto: Reprodução/Thiago Rocha

Passo 2. Busque"Configurar Hotspot Wi-Fi" e configure nome (SSID), senha e largura de banda. Para finalizar, aperte "OK".

Como configurar a conexão Wi-Fi no Xiaomi — Foto: Reprodução/Thiago Rocha

Passo 3. Ao retornar para "Hotspot pessoal", toque no botão à direita de "Hotspot Wi-Fi" para ativar o compartilhamento de internet.

Como ativar o compartilhamento de rede Wi-Fi no Xiaomi — Foto: Reprodução/Thiago Rocha

Passo 4. Assim como demais dispositivos Android, os telefones Xiaomi possuem um atalho para ativar o roteador Wi-Fi na barra de notificações. Para desativar o Hotspot Wi-Fi, basta desativar pelo ícone na barra de notificações ou repetir o passo-a-passo até o botão de ativação do Hotspot.

Conexão do aparelho que acessará o Wi-Fi

Como acessar ao roteador Wi-Fi criado no smartphone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Para ter acesso ao ponto de ancoragem Wi-Fi criado, basta buscar a rede pelo nome em qualquer dispositivo que possa se conectar ao Wi-Fi e inserir a senha criada. Caso não se lembre da senha, basta retornar ao dispositivo que ancora a internet e acessar as configurações conforme demonstrado no tutorial acima.

Com informações de Apple, Samsung (1/2), Motorola (1/2) e Xiaomi (1/2)

Mais do TechTudo