Produtividade

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O app Fogo Cruzado foi criado para monitorar em tempo real a ocorrência de tiroteios no Rio de Janeiro e em Recife. Disponível para Android e iPhone (iOS), ele funciona como uma plataforma colaborativa, em que informações sobre confrontos são cedidas pelos próprios usuários. Além disso, a equipe de desenvolvedores do aplicativo também insere dados no mapa de conflitos, com base em notícias e informações recolhidas com autoridades policiais.

Para a Diretora de Programas do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, "em um mundo ideal, o Fogo Cruzado não precisaria existir, porque o Estado seria capaz de garantir a segurança de todos os seus cidadãos." De acordo com levantamento feito pela Fogo Cruzado, já no primeiro mês de 2021 foi registrado um aumento de 149% no número de mortos em tiroteios. Além disso, ainda com base em dados da plataforma, apenas a região do Grande Rio tem cerca de 15 confrontos do tipo por dia.

Segundo Maria Isabel, o propósito do app é informar as pessoas para "tentar minimizar os riscos que a violência armada apresenta". A seguir, confira como usar o aplicativo Fogo Cruzado para monitorar tiroteios na cidade do Rio de Janeiro.

Saiba como acompanhar tiroteio agora usando os dados do app Fogo Cruzado — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Violência dos games influencia em crimes? Opine no Fórum do TechTudo.

Para acessar o mapa de tiroteios, não é necessário cadastro, bastando apenas tocar sobre os ícones indicativos para visualizar as informações sobre a ocorrência. No entanto, para colaborar é preciso se cadastrar na plataforma. Além disso, a versão para usuários também apresenta um feed com as últimas ocorrências próximas à sua localização registradas no app. É possível ainda verificar se há vítimas e polícia no local.

Como usar o app Fogo Cruzado sem um cadastro

Passo 1. Abra o app e permita que ele acesse sua localização atual. Em seguida, use o movimento de pinça com os dedos para aproximar as ocorrências, indicadas em laranja na tela. É possível também usar a barra de pesquisa para acessar diferentes bairros;

Ação mostra como visualizar tiroteios hoje com o app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Toque sobre o ícone de bala cruzada para visualizar as informações do tiroteio, como local, data e se houve vítimas, por exemplo. Caso queira informar seus amigos da ocorrência, toque em "Compartilhar" para enviar as informações por redes sociais ou mensageiros online.

Ação para visualizar ocorrências de tiroteio no app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como criar uma conta para colaborar com o app Fogo Cruzado

Passo 1. Abra o aplicativo e toque sobre a aba "Colabore". Em seguida, acesse a opção "Cadastre-se";

Ação para abrir a tela de cadastro do app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Agora, informe seus dados pessoais no formulário. Em seguida, adicione um endereço de e-mail e configure uma senha que será usada para acessar o serviço. Feito isso, clique em "Salvar" para finalizar o procedimento e criar sua conta.

Ação para criar um cadastro no app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como usar os recursos para usuários cadastrados no app Fogo Cruzado

Passo 1. A tela inicial apresenta um feed com as últimas ocorrências na região escolhida. Há também outra aba que apresenta "Ocorrências mais próximas", com informações sobre tiroteios em localidades aproximadas da sua. Toque sobre um item da lista para visualizar no mapa onde aconteceu o tiroteio. Agora, selecione a opção "Colabore", disponível na parte inferior da tela;

Ação mostra como acessar locais no mapa do app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Informe a data, o horário e o endereço onde aconteceu o tiroteio. Em seguida, toque em "Próximo". Nesse momento, informe se há vítimas fatais ou pessoas feridas no local. Além disso, defina se há presença da polícia e também escreva uma descrição do evento. Envie a informação para análise, tocando em "Enviar". Em seguida, toque em "Região", na parte inferior da tela;

Tela mostra como coloborar com informações no app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Você pode definir em qual região deseja que o mapa apresente a monitoração de tiroteio. Vale lembrar que, até o momento, o app permite ver somente as cidades do Rio de Janeiro e Recife.

Ação para alterar regiões no mapa do app Fogo Cruzado — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Com informações de G1 (1 e 2)

Como identificar golpes recebidos pelo celular

Como identificar golpes recebidos pelo celular

Mais do TechTudo