Por Vitória Bernardes, Para o TechTudo


FilmoraGo é um aplicativo de edição de vídeos disponível para Android e iPhone (iOS). Com opção de filmagem nativa ou carregamento pela própria galeria, é possível fazer vídeos interativos para postar em redes sociais como Instagram, Facebook ou TikTok. Pessoas que possuem lojas virtuais ou outros empreendimentos e querem aumentar o engajamento, podem usar as ferramentas do app como música, corte ou ajuste da imagem. O download é gratuito, mas existe a versão paga com mais funções pelo valor de R$ 7,49 ao mês.

No tutorial a seguir, o TechTudo mostra como baixar o aplicativo e fazer edições de vídeos simples pelo FilmoraGo. O passo a passo foi realizado em um smartphone com sistema operacional Android, mas também é válido para dispositivos com sistema iOS.

Aplicativo permite editar vídeos da galeria ou captar imagens na hora — Foto: Divulgação/LG

Qual é o melhor editor de vídeos gratuito para Android? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Passo 1. Abra a Google Play Store ou a App Store e procure pelo FilmoraGo. É importante confirmar se o app foi lançado pelo Wondershare Technology Co, pois eles são os verdadeiros desenvolvedores.

Baixe o aplicativo para o seu smartphone — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 2. Após o download concluído, abra o aplicativo no seu celular para ir direto à página inicial. Logo no início aparecem várias opções para edição de vídeo, como “Novo projeto”, “Câmera” e outros. Para filmar diretamente do seu smartphone, clique na opção “Câmera”. Para usar vídeos que já estão na galeria do seu celular, opte por “Novo Projeto”.

Filme no mesmo instante ou selecione vídeos de sua galeria — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 3. Nas duas opções é possível unir mais de um vídeo e transformar em uma edição única. Fique atento ao tempo do clipe, pois as redes sociais como Instagram e TikTok possuem um limite de duração dos vídeos.

Selecione um ou mais vídeos para edição — Foto: Reproduução/Vitória Bernardes

Passo 4. Após filmar direto do seu celular ou selecionar os vídeos, agora é hora de editar com as inúmeras funções oferecidas. Na barra inferior aparecem algumas opções, entre elas colocar música, texto ou algum filtro na imagem.

Aproveite para colocar filtros ou músicas pelo aplicativo FilmoraGo — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 5. Clique no botão "Música" para inserir algum hit famoso ou outro que desejar. É possível usar qualquer áudio que está no seu smartphone por meio da opção "Minha música". Já se quiser escolher alguma versão disponível na internet, basta clicar em "Online".

Coloque músicas no seu vídeo e deixe-o mais interativo — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 6. Outra possibilidade é a de adicionar efeitos especiais e transições ao seu vídeo. Para isso, aperte na opção "Aparar" e, em seguida, escolha "Animações".

As transições deixam o seu vídeo mais profissional — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 7. Existem várias opções de efeitos em "Animações", além da possibilidade de regular a nitidez até mesmo da transição dos vídeos.

Efeitos especiais mais divertidos ou profissionais são algumas opções disponíveis — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 8. O aplicativo oferece também a função de colar figurinhas no vídeo. Para isso, é necessário clicar em "Afixados" e escolher a opção mais interessante para o tema do seu curta-metragem. Muitas pessoas optam, por exemplo, pela figurinha com o sinal de "curtir" para ajudar no engajamento do vídeo nas redes sociais.

Coloque adesivos no seu vídeo e aumente a interação nas redes sociais — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 9. Para adicionar alguma descrição em forma de texto na imagem do seu vídeo é necessário um pouco mais de atenção. Clique no botão "Texto" e escolha se a legenda precisa de moldura para ser ressaltada ou não.

É possível colocar textos com molduras ou somente a descrição, sem nenhuma edição — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 10. Clique na caixa destinada ao texto e escreva a descrição que desejar. Aproveite para posicionar em qualquer lugar do vídeo. Para isso, basta arrastar a legenda e escolher a posição que fica melhor.

Escreva a legenda e posicione em qualquer lugar do vídeo — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 11. Para incrementar ainda mais o seu vídeo, coloque filtros retrôs, divertidos ou outras opções. Basta clicar em "Efeitos" e selecionar a opção que melhor se encaixa na sua proposta.

Escolha o filtro que se encaixa perfeitamente com a proposta do seu vídeo — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 12. Existe a opção Pro para usar a funcionalidade “Mosaico”. Para assinar, basta clicar nessa função e cadastrar o seu cartão de crédito. O valor será cobrado mensalmente.

Para edições mais profissionais, existe a opção FilmoraGo pró — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 13. Ao finalizar toda a edição do vídeo, clique em “Exportar” e aguarde o tempo de carregamento. Se o arquivo for grande, pode demorar alguns minutos.

Exporte o vídeo para o seu smartphone e espere o tempo de carregamento — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Passo 14. O vídeo fica salvo automaticamente na galeria de vídeos do celular, mas é possível postar diretamente nas redes sociais.

Envie diretamente para as suas redes sociais — Foto: Reprodução/Vitória Bernardes

Fire TV Stick: Qual escolher?

Fire TV Stick: Qual escolher?

Mais do TechTudo