Por Raquel Freire, para o TechTudo


O erro de 100% de uso do disco no Windows 10 deixa o computador extremamente lento. Nesse caso, abrir um site ou um programa vai demorar muito, tornando o uso do PC praticamente inviável. A falha, bastante comum, pode acontecer inclusive em dispositivos novos, tanto em HDs tradicionais quanto em SSDs. E, como em grande parte das vezes, pode ser causada por diversos motivos.

Desativar o Windows Search, aumentar a memória virtual e usar um antivírus para encontrar malwares são algumas das medidas que podem corrigir o bug no sistema da Microsoft. Veja a seguir cinco formas de acabar com o erro de disco 100% usado, com o passo a passo para cada uma delas.

Veja diferentes formas de resolver o erro de 100% de uso de disco no Windows 10 — Foto: Caroline Doms/TechTudo

1. Desative o Windows Superfetch

O SuperFetch é um recurso que mantém os programas mais usados em cache para que sejam abertos mais rapidamente. Para fazer isso, ele fica rodando em segundo plano e, em alguns casos, pode usar demais o disco rígido. Sendo assim, a solução é desativar o serviço.

Passo 1. Antes de desativar o Superfetch, vale conferir se ele é a causa do problema. Clique no botão de pesquisa na barra de tarefas do Windows e digite "Gerenciador de Tarefas". Abra o aplicativo;

Abertura do Gerenciador de Tarefas do Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Clique em "Mais detalhes" para abrir a versão detalhada do Gerenciador de Tarefas". Procure na lista "Host de Serviço: SysMain" e verifique se ele está gastando muito do disco rígido. No exemplo abaixo, o SysMain (nome do Superfetch no sistema) não apresenta problemas. Mas, se ele estiver ocupando mais que 1 MB/s em "Disco", vale desativar a aplicação;

Verificação do uso do disco rígido pelo Windows Superfetch — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Para desativar o Superfetch, clique na busca do Windows 10, digite "services.msc" (sem as aspas) e então abra o aplicativo "Serviços";

Acesso ao aplicativo Serviços do Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Role a tela para baixo até encontrar "SysMain" na lista. Clique com o botão direito do mouse sobre o item e entre em "Propriedades";

Serviço SysMain, nome do Superfetch no sistema, no painel do aplicativo Serviços — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Na aba "Geral", clique no campo "Tipo de inicialização" e selecione "desativado". Clique em "OK" e depois reinicie o sistema.

Desativação do Windows Superfetch — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Aumente a memória virtual

Quando o computador fica sem memória RAM disponível, ele usa parte do disco rígido como memória virtual expandida. E se essa memória também estiver sendo totalmente usada, o PC vai apresentar lentidão ou exibir o erro de disco 100%. Uma solução para isso é aumentar a memória virtual.

Passo 1. Na caixa de pesquisa do Windows, digite "sysdm.cpl" (sem aspas). Clique no item do Painel de Controle;

Acesso às propriedades do sistema do Windows — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Será aberta a janela "Propriedades do Sistema". Clique na guia "Avançado" e, no campo "Desempenho", pressione o botão "Configurações". A janela "Opções de Desempenho" abrirá. Clique na guia "Avançado", vá em "Memória Virtual" e aperte o botão "Alterar";

Janela de opções de desempenho do sistema no Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades". Em seguida, marque "Tamanho personalizado". No campo "Tamanho inicial", insira a quantidade total de RAM disponível no seu computador em megabytes – 1 GB tem 1024 MB, por exemplo. No campo "Tamanho máximo”, coloque o dobro do valor do primeiro campo. Se você não sabe quanto tem de memória RAM, siga este tutorial para descobrir as especificações do seu computador no Windows 10. Pressione o botão "Definir" e depois "Ok" em todas as janelas. Reinicie o computador;

Aumento da memória virtual no Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Crie um novo arquivo de paginação

A memória virtual abordada no tópico anterior fica em um arquivo de paginação. Ao longo do tempo, esse arquivo pode apresentar defeitos e precisar ser substituído. Você pode fazer isso na mesma janela "Memória Virtual" aberta no item acima.

Passo 1. Desmarque a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades", mas, desta vez, selecione a caixa "Sem arquivo de paginação". Pressione o botão "Definir", dê "OK" em todas as janelas e reinicie o sistema;

Exclusão do arquivo de paginação danificado no Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Após reiniciar o Windows, abra novamente a janela "Memória Virtual" e marque a caixa "Tamanho gerenciado pelo sistema". Clique em "Definir";

Criação de um novo arquivo de paginação gerenciado pelo sistema — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Por fim, marque novamente a caixa "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades". Dê "OK" e reinicie o sistema.

Configuração do Windows como gerenciador do tamanho do arquivo de paginação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Corrija o Windows Search

Há uma falha no Windows Search que faz com que o mecanismo de buscas funcione em looping, consumindo recursos do sistema. Se esse for o problema no seu PC, desativar o serviço vai eliminar a sobrecarga acabar com o uso de 100% do disco.

Passo 1. Para interromper o Windows Search, clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e selecione "Windows PowerShell (Admin)". Na janela de execução do programa, clique em "Sim" para confirmar e abrir o Windows PowerShell;

Acesso ao Windows PowerShell no modo administrador — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Digite <net.exe stop "Windows search"> (sem os sinais de menor e maior) e dê enter. Aparecerá uma mensagem informando que o Windows Search foi finalizado com êxito;

Interrupção do Windows Search através da janela Windows PowerShell — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com o procedimento acima, o Windows Search vai voltar a funcionar quando o sistema for reiniciado. Se ele continuar apresentando o erro, recrie o índice de indexação do mecanismo de buscas.

Passo 1. Digite "Indexação" no campo de pesquisa do Windows 10. Clique no aplicativo "Opções de Indexação", do Painel de Controle;

Acesso à janela de opções de indexação do Windows Search — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Clique no botão "Avançado" da janela "Opções de Indexação". Já em "Opções Avançadas", vá no campo "Solução de problemas" aperte o botão "Recriar". Dê "OK" e reinicie o sistema.

Recriação do índice de indexação do Windows Search — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Faça uma varredura em busca de malware

Vírus e malwares em geral podem causar uma série de problemas de desempenho no PC, o que também leva ao erro de 100% do uso de disco. Faça uma varredura completa no sistema em busca de ameaças e, caso encontre, elimine-as seguindo as orientações do software.

Você pode usar antivírus pagos ou gratuitos para esse procedimento. Softwares como o Malwarebytes Anti-Malware, AVG Antivírus, Avast Antivírus e Kaspersky são boas opções e devem resolver o problema. Outra alternativa é usar o Windows Defender, programa da Microsoft que já vem instalado no Windows 10. Para fazer varredura com ele, siga os seguintes passos.

Passo 1. No campo de buscas do Windows 10, digite "Segurança do Windows". Clique na opção que aparece no topo da lista;

Abertura do painel de Segurança do Windows 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Clique em "Proteção contra vírus e ameaças";

Campo de proteção contra vírus e ameaças do Windows Defender — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Entre e "Opções de verificação";

Acesso às opções de verificação do Windows Defender — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Selecione a opção "Verificação completa" e pressione o botão "Verificar agora". Aguarde o tempo necessário para que o Windows Defender faça a varredura. Ao final, elimine as possíveis ameaças.

Seleção de varredura completa do disco pelo Windows Defender — Foto: Reprodução/Raquel Freire

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