Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Estúdio de Criação é uma plataforma do Facebook utilizada para gerenciar publicações de páginas do Facebook e contas do Instagram. Ela permite criar posts para as duas redes sociais que podem ser publicados instantaneamente ou agendados. Além da versão web, o aplicativo Creator Studio pode ser acessado em celulares Android e iPhone (iOS).

Ideal para donos e administradores de perfis corporativos, a ferramenta também pode ser usada para produzir e programar conteúdos para o IGTV, embora a ferramenta Stories do Instagram não seja contemplada no recurso. Confira, a seguir, como usar o Estúdio de Criação.

Estúdio de Criação do Facebook: saiba o que é e como funciona essa ferramenta — Foto: Raquel Freire/TechTudo

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Como usar o Estúdio de Criação do Facebook

Passo 1. Faça login no Facebook e abra o Estúdio de Criação (business.facebook.com/creatorstudio/home). Clique no botão "Criar novo" e, em seguida, em "Criar publicação";

Como usar o Estúdio de Criação do Facebook? Clique em "Criar publicação" para configurar um novo post — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Nesta etapa, caso você gerencie mais de uma página, escolha uma para realização do post utilizando o Estúdio de Criação;

Estúdio de Criação Facebook: selecione qual página você deseja utilizar — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. No campo "Publicar textos e links", escreva a legenda da publicação, que pode incluir emojis, menções e hashtags. Em "Mídia", insira fotos e vídeos. Você também pode mudar o tamanho das imagens clicando no botão "Editar". Além disso, a opção "Transmitir ao vivo" possibilita visualização em tempo real. Após configurar, role a barra para baixo;

Configura uma publicação utilizando o Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Caso sua publicação contenha um link e você queira exibir a prévia no post, ative a ferramenta — é necessário que a publicação não tenha fotos ou vídeos. Inclua uma localização, caso seja da sua vontade, e clique em "Mais opções" para ver outras ferramentas de criação do post;

Destaques para seções de prévia do link, localização e mais opções do Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Em "Mais opções", estão as funções de incluir sentimento ou atividade, turbinar a publicação — utilizar recurso de anúncios do Facebook — e incluir um botão para receber mensagens, que só pode ser ativado caso o post não contenha mídias de foto ou vídeo. Configure essas três ferramentas como desejado e depois role a barra para baixo;

Estúdio de Criação: funções de incluir sentimento, turbinar publicação e incluir botão de mensagens no post do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 6. Em "Configurações de distribuição", selecione "Parar distribuição no Feed de Notícias" caso queira que a sua publicação pare de ser veiculada a partir de uma determinada data. Clique nos campos referente ao calendário e ao relógio para definir, respectivamente, dia e hora. Para direcionar determinado conteúdo, clique em "Usar o direcionamento do Feed de notícias", informe as características do seu público — idade, gênero, localização e idioma — e aperte "Salvar";

Definição de público no Estúdio de Criação para direcionamento do post no Feed de Notícias — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 7. Após configuração, clique em "Publicar" para postar imediatamente. Para agendar uma publicação, clique na seta e selecione "Programar publicação", conforme ilustrado abaixo;

Clique em "Programar publicação" para configurar post no Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 8. Nesta página, escolha a data e o horário para que a publicação seja veiculada. Feito isso, clique em "Salvar";

Estúdio de Criação Facebook: definição de data e hora para agendamento do post — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 9. Para concluir o processo utilizando o Estúdio de Criação, pressione o botão "Programar publicação";

Confirmação de agendamento de post do Facebook no Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 10. É possível visualizar todas as publicações postadas em "Publicados", na barra lateral à esquerda;

Central de visualização de posts publicados no Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 11. Caso queira ver todos os posts programados, clique em "Pré-publicados".

Central de visualização de posts programados no Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como agendar publicação no Instagram

Passo 1. Na parte superior da tela do Estúdio de Criação, clique no ícone do Instagram. Em seguida pressione o botão "Criar publicação" e escolha entre o feed e o IGTV — neste tutorial, escolhemos um post no feed;

Tela principal do Estúdio de Criação do Facebook para Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Digite o texto em "Sua publicação", em que é possível inserir emojis, menções e hashtags. Adicione, opcionalmente, a localização do post. Feito isso, role a barra interna para baixo;

Inserção de legenda e localização em post do Instagram criado a partir do Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Clique em "Adicionar conteúdos" para inserir fotos ou vídeos. Escolha "Do carregamento de arquivos" para fazer upload de mídia do computador ou "Da página do Facebook", caso queira utilizar arquivos de posts existentes no Facebook;

Escolha da origem da mídia para publicação no Instagram por meio do Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Quando os elementos estiverem inseridos na postagem, surgirá um botão indicando "100%". Para agendar a publicação no Instagram, clique na setinha e selecione "Programar", conforme ilustrado abaixo;

Utilize o Estúdio de Criação do Facebook para agendar publicação no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Nesta etapa, defina data e hora para o agendamento do post do Instagram e aperte o botão "Programar".

Agendamento de post do Instagram no Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como publicar vídeo no Facebook

Passo 1. Para publicar um vídeo no Facebook utilizando o Estúdio de Criação, selecione o Facebook na parte superior da tela e clique em "Criar novo". Em seguida, selecione "Carregar vídeo";

Caminho para publicação de vídeo no Facebook pelo Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Nesta página, selecione o arquivo desejado no seu computador. Caso gerencie mais de uma página, escolha em qual delas será criado o post;

Seleção da página do Facebook na qual será publicado o vídeo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Insira um título para o vídeo. Na seção de descrição, escreva a legenda do filme e, se desejar, adicione sentimento ou atividade, localização e um botão para que as pessoas respondam a publicação pelo Messenger. Após, adicione palavras-chave em "Tags";

Inserção de título, descrição e tags no vídeo postado pelo Estúdio de Criação do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Desça o cursor para visualizar o vídeo. Caso queira cortá-lo, aperte o botão "Editar vídeo", entre em "Recortar vídeo" e faça os ajustes necessários;

Caminho para recorte de vídeo no Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Para alterar o frame inicial do vídeo, clique em "Miniatura". Você pode selecionar uma das imagens sugeridas pelo Facebook, carregar uma imagem personalizada ou escolher entre qualquer frame do clipe. Quando tudo estiver de acordo, clique em "Avançar";

Escolha da miniatura do vídeo publicado no Facebook via Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 6. Nesta etapa, defina como você quer publicar o vídeo na página. As opções são: agora, estreia, programar, usar data retroativa ou salvar como rascunho. Depois desça a tela para continuar configurando;

Opções de publicação de vídeo em página do Facebook no Estúdio de Criação — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 7. As demais opções de configuração permitem escolher se você quer que o vídeo apareça no Facebook Watch, adicionar o vídeo a uma lista de reprodução com temática semelhante, disponibilizar para outras páginas que você gerencia, fazer ajustes de moderação, entre outras. Ao final, pressione "Publicar".

Configurações avançadas para publicação de vídeo no Estúdio de Criação Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Outros recursos

As possibilidades para utilizar o Estúdio de Criação do Facebook são enormes. A plataforma oferece uma série de recursos além dos básicos aqui mensionados, como a própria veiculação de anúncios com definição de público-alvo direcionado. Marcas e criadores de conteúdo também podem criar testes A/B para ter controle do desempenho das suas postagens e campanhas, mecanismo que ajuda a otimizar os custos de investimento nos anúncios que dão mais resultado.

Também é possível rastrear os seguidores e saber quais estão se interessando mais nas suas publicações, além de responder às mensagens enviadas no Facebook e no Instagram. Todas as páginas gerenciadas pelo usuário ficam reunidas em um só lugar, tornando a gestão de diversas contas mais eficiente.

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