Ferramentas de sistema

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Android possui um recurso de acessibilidade capaz de transcrever os áudios reproduzidos pelo celular de forma instantânea. Com a função, é possível ativar legendas automáticas que transcrevem em tempo real conteúdos de vídeos no YouTube, chamadas recebidas pelo celular e até áudios do WhatsApp. No entanto, é comum que usuários habilitem o recurso por engano, e a caixa de legendas pode se tornar incômoda ao realizar ações que reproduzam áudio no celular.

Pensando nisso, o TechTudo mostra como desativar a legenda instantânea no tutorial abaixo. A seguir, confira como acessar as configurações do Android para tirar a legenda automática do celular.

Legenda automática no Android: tutorial mostra como desabilitar recurso de acessibilidade — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Passo 1. Na tela inicial do celular, acesse o menu de atalhos deslizando a tela baixo. Em seguida, toque sobre o ícone de engrenagem, no canto inferior direito do menu, para acessar as configurações do celular.

Acesse as configurações do Android para desativar a legenda instantânea — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Passo 2. Na tela seguinte, toque sobre a aba "Som" e deslize a tela para baixo até encontrar a opção "Legenda instantânea";

Em "Som", toque sobre "Legenda instantânea" — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Passo 3. Em seguida, para desabilitar o recurso de transcrição automática, desative a chave ao lado de "Usar legenda instantânea".

Para desabilitar o recurso, vire a chave ao lado de "Usar legenda instantânea" para a esquerda — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo