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Por Marvin Costa, para o TechTudo


É possível fazer reclamação sobre entrega atrasada nos Correios por meio do site do serviço postal. A página conta com um sistema online que permite abrir queixas sobre objetos que estão atrasados ou que foram entregues fora do prazo. Após a abertura do chamado, é possível acompanhar o caso online, para saber qual será a resposta apresentada pela empresa pública. As reclamações podem ser iniciadas assim que uma remessa de objeto postal nacional estiver em atraso.

Para iniciar uma reclamação, o usuário precisa acessar a seção "Fale Conosco" do site e informar os dados da remessa. O procedimento é necessário para que os analistas da empresa possam identificar o objeto e oferecer uma solução para o problema. A seguir, confira como fazer reclamação nos Correios sobre entrega atrasada.

Correios: tutorial mostra passo a passo para fazer reclamação sobre entrega atrasada — Foto: Divulgação/Correios

Como fazer reclamação sobre entrega atrasada nos Correios

Passo 1. Acesse o site oficial de ajuda dos Correios (https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php). Em "Reclamação", clique na opção "Entrega de Remessa/Objeto posta Nacional";

Ação mostra como iniciar uma reclamação de entrega atrasada nos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Clique sobre o ícone na área "Selecione" e escolha a opção "Inconformidade na entrega da remessa/Objeto postal";

Ação para selecionar opção 'Inconformidade na entrega da remessa/objeto postal' ao fazer reclamação sobre entrega atrasada nos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Clique na opção "Selecione" para visualizar as opções;

Entrega atrasada nos Correios: é preciso clicar na caixa de seleção para prosseguir com a reclamação — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Escolha a opção "Remessa/Objeto post entregue com atraso" para avançar;

Ação de seleção da opção 'Remessa/Objeto postal entregue com atraso', na seção de Reclamação do site dos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 5. Informe se você é o remetente ou o destinatário da correspondência;

Ação para selecionar se você é remetente ou destinatário do objeto nos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 6. Informe os dados da remessa para preencher sua reclamação. Tenha em mãos o código de rastreamento dos Correios e todas as informações necessárias sobre o remetente e o destinatário do objeto;

Entrega atrasada nos Correios: é preciso preencher dados pessoais e do objeto para concluir a reclamação — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 7. Marque a verificação de segurança e clique sobre o botão "Enviar". O procedimento gera um código de manifestação que deve ser guardado para consultas, como veremos a seguir.

Ação para enviar uma reclamação de entrega atrasada no site dos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como acompanhar uma reclamação sobre entrega atrasada no site dos Correios

Passo 1. Acesse novamente o site de ajuda dos Correios (https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php). Em "Acompanhar Manifestação", clique sobre a opção "Clique aqui se deseja acompanhar ou reativar a sua manifestação";

Ação mostra como iniciar o acompanhamento de uma reclamação sobre entrega atrasada no site dos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Informe o código da manifestação, o código de rastreamento dos Correios e o seu CPF ou CNPJ da empresa. Em seguida, marque a verificação de segurança e clique em "Consultar".

Ação mostra como visualizar o status de uma reclamação de entrega em atraso no site dos Correios — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Pronto. Aproveite a dica para realizar reclamações de produtos com entrega atrasada pelo site dos Correios.

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