Telefonia

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

Rodrigo Fernandes/TechTudo

Trocar o PIN da Claro é um procedimento simples que pode ser feito de diferentes maneiras para aumentar a segurança do celular. A operadora disponibiliza um código padrão para que o usuário consiga fazer a mudança diretamente pelo discador do telefone. Além disso, também é possível fazer a alteração pelas configurações do sistema do smartphone, utilizando caminhos diferentes no Android e no iPhone (iOS).

Por padrão, o PIN costuma vir desativado na compra dos chips. No entanto, habilitar o código e criar uma senha própria é uma medida bastante útil para proteger o acesso à linha em caso de roubo, pois dificulta a realização de chamadas ou o envio de SMS por pessoas estranhas. Confira, a seguir, como trocar o código PIN da Claro pelo celular.

O PIN original vem junto da embalagem do chip da Claro — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Como trocar o PIN da Claro pelo discador

Para redefinir o PIN da Claro pelo discador, abra o app de telefone e digite o código **04*NÚMERO DO PIN ATUAL*NÚMERO DO PIN NOVO*NÚMERO DO PIN NOVO#. A troca será realizada imediatamente. Lembre-se que o PIN padrão em chips da Claro é 3636.

É possível trocar o PIN da Claro pelo discador do telefone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Vale destacar que, caso o PIN seja digitado incorretamente por três vezes seguidas, o celular solicitará o número PUK. Você pode solicitar a senha na Central de Atendimento da Claro, pelo telefone 1052.

Como trocar o PIN da Claro no Android

Passo 1. Abra as configurações do sistema e vá em “Segurança e local”;

Acesse as configurações de segurança do Android — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Selecione a opção “Bloqueio do cartão SIM”. Então, abra o chip desejado, ative a chave para bloquear o cartão e toque em “Alterar PIN do SIM”;

É possível alterar o PIN do celular nas configurações do Android — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Digite o PIN atual e confirme em “OK”. Depois, digite o novo código, confirme-o na tela seguinte e finalize em “OK”.

É possível mudar o PIN do celular da Claro pelas configurações do Android — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Como trocar o PIN da Claro no iPhone

Passo 1. Abra os Ajustes e vá em Celular;

Acesse os Ajustes no iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Selecione a opção “PIN do SIM” e ative a chave com o mesmo nome em seguida, caso esteja desativada. Com a função ativa, toque em “Alterar PIN”;

É preciso ativar o bloqueio do chip com o SIM para conseguir trocar o código — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Digite o PIN atual e confirme em “OK”. Depois, digite o novo o código, confirme-o na tela seguinte e finalize em “OK”.

É preciso informar o novo PIN duas vezes para confirmar a troca — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com informações de Claro

Mais do TechTudo