Telefonia

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

Reprodução/Willian Rodrigues

Trocar o PIN do chip da Vivo é um procedimento que dá mais segurança ao consumidor. Normalmente o celular roubado fica com a linha telefônica vulnerável, o que não ocorre caso esta etapa seja adotada. O criminoso precisaria saber o código de bloqueio para habilitar a internet móvel, o envio de SMS e a realização de chamadas a partir daquele número. Nas linhas a seguir, saiba como fazer a alteração.

O que é PIN?

O PIN é o código de bloqueio do chip que, por padrão, vem desativado. É preciso alterá-lo, uma vez que o número de PIN padrão da Vivo vale para qualquer chip da operadora. Caso perca o PIN, é possível recuperá-lo com PUK (chave de desbloqueio do PIN). Ambos constam no cartão que acompanha o SIM card. Com o PIN ativado, o telefone fica bloqueado até que código seja inserido no aparelho.

Como trocar o PIN da Vivo pelo discador

Passo 1. No discador, digite a seguinte sequência: **04*PIN (atual ou padrão)*NOVO PIN*NOVO PIN#. Como exemplo, caso o celular continue com o PIN padrão (8486), e o código desejado seja 2021, teremos: "**04*8486*2021*2021#". O código será ativado automaticamente assim que pressionar "#".

Alteração do código PIN da vivo pelo discador — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 2. Caso o procedimento tenha sido executado corretamente, será exibida uma mensagem de confirmação. Para smartphones da Samsung, o código só funcionará caso a opção "Bloquear chip" esteja habilitada. Caso não esteja, o código resultará em falha.

Mensagem de confirmação da alteração de PIN em SIM card da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como trocar o PIN da Vivo no Android

Passo 1. Acesse a opção "Segurança", dentro das configurações. Em celulares Samsung é possível encontrar o recurso em "Biometria e segurança" → "Outras config. de segurança".

Ativação do bloqueio do PIN — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 2. Procure a opção de bloqueio do cartão SIM e selecione "Configurar bloqueio do SIM" ou "Conf. bloqueio cartão SIM". Toque na chave ao lado da opção "Bloquear Cartão SIM" ou "Bloqueio chip" para ativar a exigência de PIN ao reiniciar o smartphone. É necessário digitar o PIN atual para completar a ação. A ativação desta opção também habilita a troca de PIN pelo discador nos celulares da Samsung.

Ativação do bloqueio do cartão SIM no Android — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Toque em "Alterar PIN do SIM" ou "Alterar PIN do chip". Digite o PIN atual (por padrão, a Vivo adota 8486). Será solicitado o novo PIN. Digite e selecione "OK".

Alteração do código PIN no Android — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Caso se esqueça do PIN, o código PUK pode ser utilizado. São dez tentativas antes do bloqueio geral, sendo necessário solicitar um novo chip junto à Vivo. O PIN também pode ser solicitado à operadora, caso não possua nem PIN, nem PUK.

Como trocar o PIN da Vivo no iPhone

Passo 1. No smartphone da Apple, acesse "Ajustes" e selecione a opção "Celular". Toque em "PIN do SIM".

Acesso ao PIN no iPhone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 2. Basta ativar "PIN do SIM" para que a opção "Alterar PIN" fique disponível. A alteração do PIN é semelhante à alteração no Android, sendo necessário inserir o PIN atual, e, posteriormente, o novo PIN.

Alteração do PIN no iPhone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Com informações de Vivo e Apple

Mais do TechTudo