Produtividade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Calcular juros compostos no Excel é bastante simples. O editor de planilhas da Microsoft ajuda no procedimento, que é utilizado pelos bancos ao conceder financiamento imobiliário, de veículos ou mesmo oferecer empréstimo consignado. Na operação, os juros de determinado período são incorporados ao capital, fazendo com que a apuração do período seguinte tenha como base esse novo valor somado. Sendo assim, o chamado "juro sobre juro" tem o valor aumentado muito mais rápido do que no juros simples.

Realizar a conta no editor de planilhas da Microsoft pode ajudar muito na hora de organizar as finanças, seja em situações de dívidas ou de investimentos. No tutorial abaixo, vamos ensinar a calcular juros compostos no Excel usando como exemplo o financiamento de um carro de R$ 60 mil, em que o banco aplique uma taxa de juros de 1% ao mês, pagos por um período de 24 meses. Para adaptar, basta seguir as dicas abaixo e alterar os valores de acordo com a sua realidade.

Como calcular juros compostos no Excel? Editor permite realizar conta de forma fácil — Foto: Divulgação/Microsoft

Excel: como excluir linhas e colunas? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Como calcular juros compostos no Excel

Passo 1. Para calcular juros compostos no Excel, abra uma nova planilha. Em uma coluna, descreva as variáveis do seu cálculo e, na coluna ao lado, coloque os valores correspondentes;

Excel fórmulas: tabela no Excel com dados para cálculo de juros compostos — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. A fórmula para o cálculo do juros compostos é "M = C*(1+J)^n", sendo "M" o montante final; "C" o capital aplicado; "J" o juros; e "N" o número de períodos. Selecione a célula destinada ao montante final e digite o final de "=" seguido da fórmula, substituindo as letras das variáveis pelas células correspondentes. Neste exemplo, a fórmula a ser inserida da célula em branco é "=C1*(1+C2)^C3" (sem aspas);

Fórmula de juros compostos inserida em planilha do Excel — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Dê enter para que o montante final seja calculado pelo Excel. No exemplo do tutorial, o devedor pagará R$ 76.184,08 pelo financiamento.

Valor final de juros compostos calculado no Excel — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Pronto. Utilize a dica para calcular juros compostos no Excel e saber o valor exato das suas contas.

Veja também: como personalizar uma planilha do Excel

Como personalizar uma planilha do Excel

Como personalizar uma planilha do Excel

Mais do TechTudo