Celulares

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

TechTudo

Inúmeras razões podem levar o usuário a esquecer a senha do celular. E, apesar de não ser uma situação agradável, é fácil desbloquear o celular com senha, desde que o que use o sistema Android, como é o caso de Samsung, Xiaomi e LG, entre outras. Acompanhe o passo a passo nas linhas a seguir.

Celulares equipados com Android permitem realizar o desbloqueio do aparelho de duas maneiras: por meio da conta no Google ou utilizando a Samsung Account, no caso dos dispositivos da fabricante coreana. Em ambas as formas, há o requisito de o smartphone estar conectado à internet.

Como desbloquear celular com senha no Android 4.4 ou anterior

Passo 1. Na tela de desbloqueio, basta errar a senha ou padrão cinco vezes para que a opção "Esqueci a senha" apareça. Clique nela, ou em opção similar, a depender da linguagem do aparelho.

Passo 2. Digite seu e-mail e senha do Google e clique em “Login” ou “Sign in”. Se os dados estiverem corretos, o telefone estará desbloqueado. A partir daí, basta cadastrar a nova senha desejada.

Desbloqueio do Android 4.4 no próprio aparelho — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como desbloquear celular com senha no Android posterior ao 4.4

Passo 1. Infelizmente, a partir das versões posteriores ao Android 4.4, a única opção oferecida é a de reset do aparelho. Isso fará com que o celular seja desbloqueado mas apagará todos os dados presentes no smartphone. Para realizar este tipo de desbloqueio, acesse o endereço myaccount.google.com/intro/find-your-phone ou digite no Google "Encontrar meu smartphone".

Passo 2. É necessário que o celular esteja logado na mesma conta Google, para que sejam exibidos os aparelhos. Em ambos os casos, confira se o aparelho exibido é o seu, e clique nele.

Localização rastreador do dispositivos da Google — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. No gerenciador de dispositivos, encontre a opção "Limpar Dispositivo", à esquerda da tela.

Passo 4. Clique no botão "Limpar Dispositivo". A partir daí, o celular irá voltar ao padrão de fábrica, sem necessidade de senha para acessá-lo.

Localização da "Limpeza de Dispositivo". Esta opção apaga os dados do telefone — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como recuperar senha pela conta Samsung

Antes de seguir com o tutorial, é necessário enfatizar que a função só funcionará caso o usuário tenha se cadastrado previamente na conta da Samsung. Além disso, neste tipo de desbloqueio, as informações de bloqueio de tela por padrão, senha, PIN ou biometria serão excluídas do telefone. Portanto, assim que desbloqueado, sugere-se que seja cadastrada novamente a proteção do aparelho.

Samsung Account — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Passo 1. Em outro dispositivo, entre no endereço account.samsung.com para acessar sua conta Samsung e insira e-mail e senha.

Passo 2. Selecione "Aparelhos" e encontre o "Find My Mobile" dentro da conta Samsung.

Localização do Find My Mobile, da Samsung — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Clique em "Buscar meu telefone".

Passo 4. Espere carregar o aparelho e a localização, ao fundo da tela. Toque em "Desbloquear".

Localização do desbloqueio na conta Samsung — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. Confirme a intenção de desbloqueio selecionando "Desbloquear".

Passo 6. Insira a senha da conta Samsung e toque em "Avançar. A tela do smartphone deve ser desbloqueada imediatamente.

Confirmação do desbloqueio do Smartphone por meio da conta Samsung — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Com informações de Samsung e Google

Mais do TechTudo