Celulares

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

Divulgação/Samsung

Consumidores que desejam formatar celular Samsung contam com diversos mecanismos distintos para apagar todos os dados do smartphone. O procedimento é útil para corrigir problemas no Android, recuperar espaço e eliminar arquivos remanescentes de aplicativos desinstalados. Os passos relatados abaixo são fundamentais para quem deseja vender ou doar o telefone. Certifique-se de possuir o login da conta Google e o PIN da operadora.

Galaxy M51 é um dos aparelhos da Samsung com display de borda infinita — Foto: Divulgação/Samsung

Formatar celular Samsung via configurações

Passo 1. Acesse as configurações do aparelho no ícone do aplicativo ou pelo atalho na central de notificações, acessível com o gesto de arrastar o dedo para baixo a partir da barra de status.

Passo 2. Procure "Gerenciamento geral", localizado próximo ao final da tela.

Como encontrar o "Gerenciamento geral" em um Samsung — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Toque em "Restaurar", localizado também ao final da página.

Passo 4. Por último, escolha a opção "Restaurar padrão de fábrica".

Restauração do padrão de fábrica — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. Toque em "Redefinir". O celular pedirá confirmação por PIN ou Padrão, a depender do método de bloqueio utilizado pelo usuário.

Passo 6. Por último, selecione "Apagar tudo" e aguarde. O aparelho deve iniciar a formatação após o passo.

Confirmação da formatação do aparelho — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Formatar celular Samsung pelo modo de segurança

Se, por algum motivo, as configurações não estiverem acessíveis, o usuário pode acessar o modo de segurança.

Passo 1. Segure o botão de bloqueio até aparecerem algumas opções na tela. Pressione o ícone "Desligar" até que a opção "Modo seguro" apareça. Caso o botão de bloqueio esteja inacessível, é possível acessar o ícone de desligar pela central de notificações. Basta arrastar o dedo para baixo a partir da barra de status – é preciso repetir o gesto duas vezes. O ícone estará ao lado das configurações.

Passo 2. Toque no ícone "Modo seguro". Isso fará com que o celular seja reinicializado em modo de segurança, em que aplicativos de terceiros são desabilitados. A partir daí, siga o passo-a-passo acima.

Acesso ao modo de segurança do aparelho — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Formatar celular Samsung com auxílio das teclas físicas

Passo 1. Desligue o celular. É necessário verificar a configuração de botões do aparelho. Para realizar o processo de forma segura, o modelo deve ter no mínimo 60% de bateria.

Passo 2. Para aparelhos que possuem o botão home central, mantenha pressionados os botões de aumentar volume, de home e de liga/desliga. Para aparelhos que possuem a tecla de acesso à Bixby, mantenha pressionados os botões de aumentar volume, de liga/desliga e da Bixby. Por fim, para smartphones sem o botão home central, mantenha pressionados o botão de aumentar volume e a tecla lateral.

Para ativar o reset, é necessário apertar o botão de bloqueio e de volume "+". Em alguns aparelhos, é necessário também apertar o botão home ou o botão bixby — Foto: Reprodução/Samsung. Editado por Willian Rodrigues

Passo 3. Use as teclas de diminuir volume para controlar o que é exibido na tela, até chegar à opção "Wipe data/factory reset". Use a tecla liga/desliga para confirmar a escolha.

Passo 4. Utilize novamente as teclas de volume até chegar à opção "Redefinição para configuração original". Confirme o procedimento.

Formatação pelo modo de recuperação — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. Por fim, utilize a tecla de aumentar volume até chegar à opção "Reboot system now" para reiniciar o aparelho já formatado.

Com informações de Samsung

Mais do TechTudo