Jogos de estratégia

Por Marcelo Villela, para o TechTudo


Vi é uma das campeãs mais queridas dos fãs de League of Legends. A Defensora de Piltover utiliza manoplas gigantescas como armas, e, graças a sua força, consegue realizar os objetivos do jogo sem dificuldades. Além do sucesso no game, a personagem também é protagonista de Arcane, série da Netflix baseada no universo do MOBA da Riot Games. O TechTudo reuniu todas as habilidades, exemplos de builds, runas, feitiços, counters e dicas de como jogar com a heroína. Vale ressaltar que esse guia foi baseado no patch 11.20 de LOL.

Vi no League of Legends (LOL): saiba tudo sobre a campeã — Foto: Divulgação/Riot Games

Habilidades

Blindagem (Passiva)

A Defensora de Piltover carrega um escudo que é ativado ao acertar um inimigo utilizando alguma de suas habilidades.

A passiva de Vi concede a ela um escudo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Quebra-Cofres (Q)

Após um tempo canalizando, a campeã dá um soco poderoso na direção desejada. Adversários atingidos pela habilidade são empurrados para trás e marcados com um acúmulo de Pancada Certeira (W).

Com a sua habilidade primária, Vi carrega e desfere um poderoso soco — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Pancada Certeira (W)

Quebra-Cofres (Q) e ataques básicos deixam os alvos marcados. Ao consumir três marcações, Vi realiza uma Pancada Certeira (W), permitindo que ela quebre a armadura do adversário, cause dano adicional e receba Velocidade de Ataque Adicional.

Vi é capaz de reduzir a armadura inimiga com a sua segunda habilidade — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Força Excessiva (E)

  • Passivo: regularmente armazena até duas cargas de Força Excessiva;
  • Ativo: o próximo ataque de Vi ganha um bônus em sua distância e passa através do alvo, danificando os adversários que estiverem atrás do mesmo;

A terceira habilidade de Vi atravessa o alvo, causando dano aos inimigos atrás dele — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Saque e Enterrada (R)

Vi vai atrás do adversário. Enquanto a habilidade está ativada, qualquer outro inimigo no caminho da campeã é empurrado para os lados. Quando chega no alvo, a personagem o joga para o ar, salta atrás dele e o golpeia.

Com a sua habilidade ultimate, Vi persegue um inimigo e o arremessa ao ar — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Ordem das habilidades

Atualmente, a sequência mais popular entre os jogadores da campeã é W+E+Q. No entanto, conforme a partida avança, o recomendado é maximizar o Quebra-Cofres (Q), Força Excessiva (E) em segundo e, por fim, Pancada Certeira (W). Observe, na tabela abaixo, como ficaria a ordem das habilidades durante o jogo:

Ordem de habilidades | Vi

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Quebra-Cofres Q Q Q Q Q
Pancada Certeira W W W W W
Força Excessiva E E E E E
Saque e Enterrada R R R

Runas e Feitiços

Em relação aos feitiços, a combinação mais utilizada é a do flash acompanhando o smite. Sobre as runas, há duas escolhas populares entre os jogadores: Chuva de Lâminas e Conquistador, sendo a primeira a mais conhecida. No entanto, vale ressaltar que, apesar dos exemplos das imagens abaixo, cada jogo exige uma estratégia diferente, ou seja, é normal alterar as runas de acordo com a situação.

Chuva de Lâminas

Chuva de Lâminas é a escolha mais popular entre os jogadores que utilizam a campeã. Nesse exemplo, a Defensora de Piltover é capaz de desferir ataques básicos rapidamente, causar dano extra e correr velozmente. Na árvore de habilidades primária, utiliza-se "Impacto Repentino", "Globos Oculares" e "Caça Incansável". Na secundária, as escolhas são "Triunfo" e "Lenda: espontaneidade".

"Chuva de Lâminas" é a runa mais escolhida para a Vi atualmente — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Conquistador

Apesar de ser menos popular que sua antecessora, esta combinação também é uma escolha segura para a campeã. Neste exemplo, Vi recebe sustento durante a luta, velocidade de ataque e causa mais dano aos adversários com pouca vida. Na árvore de habilidades primária, utiliza-se "Triunfo", "Lenda: espontaneidade" e "Golpe de Misericórdia". Já na segunda, as escolhas são "Impacto Repentino" e "Caça Voraz".

Conquistador também é uma escolha de runa viável para a campeã Vi — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplos de builds

Atualmente, o item mais popular para a campeã é o "Ruptor Divino", que oferece dano de ataque, vida, aceleração de habilidade e mais 5% de penetração de armadura, além de 5% de penetração mágica por item lendário. Em relação às botas, dependendo da partida é possível comprar "Botas Galvanizadas de Aço", "Passos de Mercúrio" ou "Botas Ionianas da Lucidez".

É importante lembrar que a situação da partida impacta na forma como você comprará seus itens, ou seja, a build não é definitiva. Cada jogo traz uma experiência diferente, que pede flexibilidade aos jogadores em relação a estratégias, runas, compras na loja e feitiços. Veja a seguir modelos de builds para a Defensora de Piltover:

Início

Exemplos de builds iniciais para a Vi — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Itens Míticos e essenciais

Exemplos de itens Míticos e essenciais para a Vi — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplo de build final e situacionais

Exemplo de build final e itens situacionais para a Vi — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Dicas

  • Vi é uma campeã forte no início do jogo. Aproveite a sua ultimate para criar jogadas que favoreçam seus aliados nas rotas;
  • No início do jogo, utilize a força da campeã para realizar ganks com segurança;
  • A campeã é muito eficaz na hora de abater os dragões. Tente criar jogadas com o seu time que garantam a eliminação dos monstros;
  • Não hesite em usar o seu Q para escapar de emboscadas inimigas;

Counters

Exemplos de counters da Vi — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Com informações de Mobalytics, op.gg, Champion.gg e METAsrc

Mais do TechTudo