Celulares

Por Willian Rodrigues, Para o TechTudo

Divulgação/Samsung

Como todo aparelho Android, os celulares Samsung oferecem uma grande gama de personalizações. Com eles, é possível alterar o toque padrão do celular, o som de notificações, e até mesmo configurar um som personalizado para contatos específicos. Confira a seguir como fazer essas modificações, por meio do tutorial detalhado elaborado pelo TechTudo.

Vale ressaltar que é necessário ter atenção aos detalhes deste tutorial, pois alguns processos não pedem uma confirmação das ações – como a exclusão de um toque, por exemplo. Apesar disso, mudar o toque no celular Samsung é um processo simples e rápido, como pode-se observar nas linhas abaixo.

Galaxy S20 é um dos modelos premium da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung

Formatos aceitos e onde baixá-los

É importante mencionar que não é possível definir músicas do Spotify ou de outros serviços de streaming como toques. Esses arquivos não ficam acessíveis no buscador do sistema. É possível baixar músicas diretamente do navegador, sem a necessidade de instalação de aplicativos, ainda que não seja recomendado.

Há formas legais de se obter trilhas e toques. A primeira forma legal para baixar toques é por meio da biblioteca de áudio do YouTube. Nela constam diversas trilhas e toques organizados por título, gênero, ao clima, artista e duração. É possível executar o áudio no próprio navegador antes de baixá-lo. Para baixar os áudios, basta ter uma conta Google e acessar o endereço youtube.com/audiolibrary.

A segunda maneira é por meio bancos de músicas sem direitos autorais (royalty free). Já fizemos um artigo com seis bancos de músicas, cada um com suas particularidades. O destino desses áudios é para utilização em vídeos para internet, para youtubers ou para profissionais da área de edição, mas nada impede que sejam acessados para baixar uma música, por exemplo.

Por fim, é possível simplesmente comprar a música em formato MP3. A Amazon americana oferece essa opção para diversos artistas. É possível, inclusive, adquirir o album inteiro por preços relativamente baixos. Além do MP3, é importante mencionar que outros formatos também são suportados pelos smartphones da Samsung. São eles: .aac, .ogg, .wav, .flac, .amr, .ape, .m4r, .mp2 e .wma.

Como trocar o toque no celular Samsung

Passo 1. Procure as configurações do aparelho pelo atalho na central de notificações, acessível com o gesto de arrastar o dedo para baixo a partir da barra de status. Outra opção é abrir "Config.".

Passo 2. Selecione a opção "Sons e vibração".

Localização dos "Sons e e vibração" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Verifique se a opção "Som" está selecionada e escolha a opção "Toque".

Passo 4. Há uma lista de toques nativos do telefone para se escolher. Basta tocar sobre o nome dos toques que eles darão uma amostra ao executar o som. Feito isto, basta sair, clicando em “Home” ou “Voltar”. Para adicionar, toque no ícone de adição "+", no canto superior da tela.

Como adicionar o toque em um smartphone Samsung — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. O aparelho oferecerá uma lista de faixas presentes no aparelho, organizada por ordem alfabética. Há a opção também de selecionar em uma organização por Álbum, Artista e Pastas. Caso saiba o nome do toque procurado, basta clicar em Pesquisar, no canto superior direito.

Passo 6. Clique sobre o toque para ter uma amostra e confirmar a seleção. É possível optar pelo toque executado desde o início, ou por uma “seleção” de destaques, feita pelo reprodutor, na opção “Só reprod. Destaques selecionados”. Toque em “OK” adicionar o novo toque de celular.

Como adicionar um novo toque à lista personalizada — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como trocar o som de notificação

Passo 1. Como não é possível adicionar sons diferentes para notificação, é necessário adicionar o som escolhido diretamente na pasta do sistema. Basta buscar um aplicativo para explorar as pastas internas do aparelho. Por padrão, esse aplicativo é o “Meus Arquivos”.

Passo 2. Vá até a pasta onde foi feito o download do som escolhido, e segure o dedo sobre o som e clique em “Mover” ou “Copiar”. É importante lembrar que a opção “copiar” irá consumir mais memória pois duplicará o arquivo.

Como adicionar um Som de notificação — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Clique em voltar, no ícone “<” até “Armazenamento interno”. Caso o som tenha sido baixado para o Cartão SD, volte até a tela onde o “Armazenamento interno” é uma das opções, e clique sobre ele.

Passo 4. Selecione “Notifications”.

Como encontrar a pasta para adicionar o Som de Notificação — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. Depois selecione “Messenger”.

Passo 6. Clique em “Mover aqui” ou “Copiar aqui”.

Como adicionar um Som à lista de Sons para Notificação — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 7. Agora vá novamente em “Sons e vibração”, mas selecione “Som de notificação”.

Passo 8. Por fim, busque o som pelo nome. Ele aparecerá em uma lista juntamente com os sons padrão do sistema. Basta clicar sobre ele, sem a necessidade de uma confirmação a mais.

Como encontrar o Som de Notificação adicionado — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como definir um toque diferente para contatos específicos

Passo 1. Acesse o aplicativo “Telefone”.

Passo 2. Na aba inferior “Contatos”, procure pelo contato que deseja adicionar um toque específico e toque ele.

Como definir um toque diferente para contatos específicos — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Toque sobre o símbolo “i”.

Passo 4. Clique em “Editar”.

O toque deve ser definido ao editar o contato — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. Desça até o final da tela e clique em “Visualizar mais”.

Passo 6. Clique em “Toque”.

É necessário expandir o contato para encontrar o local do Toque — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 7. Selecione o toque na lista padrão ou adicione um toque, seguindo a partir do “Passo 4” de “Como trocar o toque”. Após selecionado, basta salvar para que o contato tenha um toque diferente.

Passo 8. Caso queira retirar o toque personalizado, basta seguir o mesmo passo-a-passo acima, mas selecionar “Toque padrão”, para que ele seja o mesmo do aparelho.

É possível selecionar um toque, ou adicionar outro na opção "+" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como retirar os toques adicionados

Passo 1. Para excluir um toque adicionado, basta clicar no sinal de menos “-“ ao lado do toque, na lista exibida em “Toque”. Ele constará no topo da tela, em uma lista a parte chamada “Personalização”.

Passo 2. Para excluir o toque, é necessário selecionar outro toque antes, caso contrário a opção “-“ não será exibida. É importante mencionar também que a exclusão do toque da lista personalizada também o exclui do aparelho.

Como excluir o toque adicionado — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Com informações de Samsung (1/2/3), Amazon e Google

Mais do TechTudo