Por Lucas Santos, para o TechTudo


CarbonZ é um aplicativo que funciona como uma calculadora de neutralização da emissão de carbono no Brasil. O app disponível gratuitamente para Android e iPhone (iOS) permite que o usuário saiba o cálculo da “pegada ecológica” de CO2 e o quanto é necessário para neutralizar este impacto por meio do plantio de árvores nativas em áreas degradadas.

Para auxiliar os utilizadores sobre como funciona o programa, o TechTudo preparou um tutorial com as principais informações. Nas dicas a seguir, é possível encontrar detalhes sobre como realizar o cadastro, como fazer o cálculo da emissão de carbono e também como realizar a doação para a neutralização.

Aplicativo calcula o quanto de CO2 é gerado pelos usuários e neutraliza o impacto com plantio de mudas — Foto: Lucas Santos/TechTudo

Como fazer o cadastro

Passo 1. Após fazer o download do CarbonZ na Google Play Store ou App Store e entrar pela primeira vez, o usuário encontra na tela as opções de login. É possível realizar o cadastro clicando em "Criar uma conta" ou "Entrar com o Facebook".

Na tela inicial do CarbonZ é necessário realizar um cadastro — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 2. Ao escolher a opção "Criar uma conta", é necessário preencher o nome completo, o e-mail e a senha. Feito isso, basta entrar na conta.

Informe os dados necessários para o cadastro — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Calcular emissão de carbono

Após realizar o login no aplicativo, o usuário pode calcular a emissão de carbono selecionando a opção "Neutralizar Carbono" no menu principal. Feito isso, irá aparecer a tela "Pegada de Carbono" que contém três opções: Residência e Condomínios, Empresas e Indústrias e Eventos. Em nosso tutorial, utilizamos a opção "Residência e Condomínios". Confira no passo a passo a seguir.

Passo 1. Após clicar em "Neutralizar Carbono", dentro do menu "Pegada de Carbono" selecione a opção "Residências e Condomínios".

No menu principal selecione a opção "Neutralizar Carbono" — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 2. Na tela "Consumo de Alimentos" informe a quantidade de consumo diário de origem animal e vegetal e, em seguida, toque na seta para avançar.

Preencha as informações sobre consumo de alimentos — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 3. Na próxima tela, o app solicita o consumo mensal de água em metros cúbicos (m³), bastando apenas preencher a informação.

Preencha o dado sobre o consumo de água — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 4. Depois, o aplicativo solicita o consumo de energia elétrica mensal em quilowatt-hora.

Registre o dado sobre consumo de energia — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 5. Na próxima parte, é preciso informar o meio de transporte utilizado e a quantidade de combustível gasta. Caso use mais de um, como carro e moto, por exemplo, basta preencher a quantidade ao selecionar o símbolo do transporte utilizado. O app pede para preencher com o número 0 caso a opção selecionada não demande gasolina, como a bicicleta.

Informe sobre os meios de transporte utilizados — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 6. Nesta opção, o CarbonZ solicita que o usuário informe a quantidade em quilos de resíduos sólidos gerados por mês. Também é necessário informar se o usuário segrega os resíduos produzidos, caso responda que sim, é necessário comunicar sobre a quantidade específica para cada tipo.

Informe sobre a quantidade de resíduos produzidos — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 7. Ao chegar nesta etapa, o aplicativo indica o total de emissão do usuário e o valor para neutralizar através do plantio de árvores. A doação pode ser feita via PayPal.

O CarbonZ gera o total de emissão com base nas informações que o usuário forneceu — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Como doar para reflorestamento

Passo 1. No menu principal do aplicativo, selecione a opção "Doação".

No menu principal do aplicativo selecione a opção "Doação" — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 2. Informe a quantidade de mudas que deseja doar para o reflorestamento na área "Quantas mudas deseja doar?".

Na opção "Doação" selecione a quantidade de mudas que desejam ser doadas — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Passo 3. Clique no botão PayPal para pagar. É possível escolher entre o aplicativo de pagamentos online e também via cartão de crédito.

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

Mais do TechTudo