Celular
Publicidade

Por Sarah Gomes, para o TechTudo

Barcroft Media/Getty Images

A gravação de tela é um recurso que está disponível no iPhone desde o iOS 11 e também em grande parte dos celulares mais recentes. O uso dessa ferramenta é muito simples e útil no dia a dia. Nas linhas a seguir, confira o passo a passo para ativar a função.

Vale ressaltar que o tutorial a seguir foi realizado no iPhone 11 com o sistema iOS 14.8. No entanto, é possível fazer o mesmo processo em todos os modelos e versões de sistema do celular da Apple desde o iPhone X.

iPhone permite gravações de tela — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Como gravar a tela do iPhone

Passo 1. Acesse os “Ajustes” do iPhone e toque em “Central de Controle”.

Como encontrar o Acesso Pessoal no iPhone — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

Passo 2. Dentre as opções, procure “Gravação de Tela” e toque no círculo verde com o símbolo “+”. Depois disso, a opção ficará na parte superior em “Controles Incluídos, como na imagem.

Adicionando a Gravação de Tela na Central de Controle — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

Passo 3. Acesse a Central de Controle do iPhone – basta arrastar o dedo sobre tela, de cima para baixo, a partir do canto superior direito. Toque na ferramenta “Gravação de Tela”, simbolizada por duas esferas. Será iniciada uma contagem regressiva de 3 segundos. Ao final, o símbolo mudará de cor e a gravação de tela é iniciada.

Ativando a Gravação de Tela na Central de Controle — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

Passo 4. Depois de gravar a tela, basta tocar no relógio com fundo vermelho, no canto superior esquerdo da tela. Na notificação de confirmação, toque em “Parar”. A gravação ficará disponível no app Fotos imediatamente.

Parando a Gravação de Tela — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

Passo 5. No aplicativo Fotos é possível fazer edições rápidas. Abra o vídeo e toque em "Editar". As opções de edição estão na parte inferior da tela, é permitido cortar partes do vídeo, colocar efeitos na imagem, entre outros.

Fazendo edições no vídeo no App Fotos — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

Como gravar a tela do iPhone com áudio do microfone

Passo 1. Acesse a Central de Controle do iPhone. Dê um longo toque na opção “Gravação de Tela”. Toque no microfone e selecione "Iniciar Gravação”. O vídeo ficará disponível no app Fotos imediatamente após o término da gravação.

Acionando o microfone para a gravação de tela com voz — Foto: Reprodução/Sarah Gomes

É importante ressaltar que não é possível usar essa ferramenta para gravar nos aplicativos de streaming como Netflix, HBO Max, Amazon Prime Vídeo. Eles bloqueiam prints e gravações de tela para evitar pirataria de conteúdo.

Mais do TechTudo