Celular
Publicidade

Por Rodrigo Torres, para o Tech Tudo


O iPhone 13 retoma uma dúvida frequente entre donos de celulares Apple mais antigos, como iPhone 5, iPhone 6, iPhone 7 e iPhone 8: como tirar print? O novo modelo não possui o clássico botão físico de home na parte da frente, o que alterou o comando para capturas de tela nas gerações mais novas de celulares da maçã.

Lançado em setembro de 2021, o iPhone 13 contém bateria com pelo menos 1,5 hora a mais de duração que do iPhone 12 e maior velocidade de processamento de dados. O preço do smartphone ainda varia entre R$ 6.599 (versão Mini) e R$ 10.499 (Pro Max).

iPhone 13 — Foto: Spencer Platt/Getty Images

O procedimento para captura de tela no iPhone 13 é igual ao do iPhone 12, usado para ilustrar o tutorial abaixo. Confira o passo a passo.

Como fazer captura de tela no iPhone 13

Passo 1. Pressione e solte os botões de bloqueio de tela (à direita) e de aumentar o volume (à esquerda) ao mesmo tempo. Também é possível também fazer a captura acionando a Siri com a frase "Siri, tira um print!" ou pressionando o botão lateral direito por alguns segundos.

Assim como no iPhone 12, pressione o botão lateral direito e o de aumentar volume (à esquerda) para "printar" a tela do iPhone 13 — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Passo 2. Quando você soltar os botões e o aparelho reproduzir um som, aparecerá uma miniatura no canto inferior esquerdo da tela — o que confirma o print e o salvamento da tela no app Fotos. A miniatura some se você arrastá-la para a esquerda da tela ou após uns poucos segundos sem usar o celular. Se você tocar na miniatura, o iPhone 13 abrirá um editor de imagens.

A miniatura do print aparece no canto inferior esquerdo da tela — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Passo 3. Ao tocar na miniatura, o iPhone 13 abre um editor que permite fazer várias mudanças imediatas na captura de tela. O menu superior apresenta um ícone de pincel (1) com várias opções de traço e cores para desenhar ou escrever na imagem. O símbolo da lixeira (2) é para quem já quiser deletar a imagem. Um terceiro ícone, de envio de arquivos (3), permite o compartilhamento imediato da tela para o seu e-mail, WhatsApp ou qualquer outro aplicativo no iOS.

Como editar e compartilhar capturas de tela com seus amigos — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo/Editado por Rodrigo Torres

Passo 4. Para acessar a imagem após sua captura, basta abrir a galeria do iPhone 13. Essas imagens são salvas automaticamente no aplicativo Fotos, dentro da pasta “Álbuns” e da subpasta “Capturas de Tela”. Veja o exemplo abaixo e aproveite a funcionalidade do seu smartphone.

Acesse as capturas de tela do iPhone 12 — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Mais do TechTudo