Jogos de estratégia
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O Heimerdinger é um dos campeões menos populares de League of Legends (LOL). Mesmo assim, ele possui sua importância na história do MOBA da Riot Games e foi um dos destaques de Arcane, série da Netflix baseada em LOL. Uma das razões de não ser tão escolhido pelos jogadores pode ser seu estilo diferente e bastante difícil de se dominar em Summoner's Rift. No entanto, ainda existem aqueles que buscam arrancar o máximo do potencial que o campeão possui. O TechTudo reuniu algumas dicas de como jogar com o Heimerdinger, baseadas no patch 11.24.

Veja algumas dicas para de como jogar com o Heimerdinger — Foto: Divulgação/Riot Games

Habilidades

Afinidade Hextec (Passiva)

A habilidade dá a Heimerdinger velocidade de movimento enquanto o personagem está próximo a torres aliadas ou que forem posicionadas por ele.

Passiva do Heimerdinger dá aumento de velocidade de movimento — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Torre Evolutiva H-28G (Q)

Com esta ação, Heimerdinger aproveita um canhão-torre automático munido com um ataque secundário de feixes perfurantes. Dessa forma, é possível dar até metade do dano em torres de inimigos.

Heimerdinger usa canhão-torre equipado neste ataque — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Micro-mísseis Hextec (W)

Heimerdinger dispara uma barragem de cinco mísseis de longo alcance que convergem na direção do cursor. Cada um dos disparos causa dano mágico ao alvo, cada acerto extra adiciona 20% a mais de dano.

Heimerdinger utiliza Micro-mísseis Hextec para aumentar dano nos ataques — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Granada de tempestade de elétrons CH-2 (E)

Com a habilidade E, Heimerdinger lança uma granada para causar dano a unidades inimigas. Caso sejam atingidas diretamente, elas serão atordoadas, o que causa lentidão a outras unidades que estiverem próximas.

Heimerdinger usa granada de tempestade para atingir unidades inimigas — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Melhoria!!! (R)

Heimerdinger aprimora sua próxima habilidade, fazendo-a ter efeitos adicionais. A habilidade não custa mana e, caso o jogador não utilize nenhum ataque, é possível cancelar o Melhoria e reativá-lo depois.

Melhoria (R) de Heimerdinger aprimora a sua próxima habilidade — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Ordem das Habilidades

A preferência das habilidades varia muito do estilo de cada jogador. De uma forma geral, alguns optam por potencializar a Torre Evolutiva H-28G (Q), enquanto outros buscam garantir um dano maior a longa distância com os Micro-mísseis Hextec (W). Ainda há aqueles que evoluem apenas uma vez a Torre Evolutiva H-28G (Q) e focam seus níveis nos Micro-mísseis Hextec (W) e na Granada de tempestade de elétrons CH-2 (E).

Apesar das variações, existe uma ordem de habilidades que se sobressai em popularidade entre os jogadores de Heimerdinger. Confira na tabela abaixo:

Ordem de Habilidades – Heimerdinger

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Torre Evolutiva H-28G Q Q Q Q Q
Micro-mísseis Hextec W W W W W
Granada de tempestade de elétrons CH-2 E E E E E
Melhoria!!! R R R

Runas e feitiços

Flash e Teleporte são as escolhas mais populares de feitiços para o Heimerdinger, enquanto Flash e Incendiar aparecem logo atrás. Isso acontece porque a rota de preferência para o campeão é a rota do topo, onde a maioria dos campeões usa o Teleporte para chegar a outras partes do mapa com mais rapidez. O Incendiar também pode ser utilizado na top lane, dependendo do que o jogador deseja fazer no jogo, mas ele se encontra mais presente na rota do meio para o Heimerdinger.

Em relação às runas, há uma quantidade grande de variações, passando por Cometa Arcano, Eletrocutar, Conquistador e Primeiro Ataque. Cada uma das runas possui sua própria utilidade em diferentes situações. Veja mais detalhes a seguir:

Cometa Arcano

No momento, o Cometa Arcano é a principal escolha para o Heimerdinger. Com essa runa, um cometa é lançado no adversário quando se causa dano a ele com habilidades. Isso potencializa o dano do personagem durante o jogo. Depois, Faixa de Fluxo de Mana, para aumentar o alcance do campeão, Transcendência, pela aceleração de habilidade, e Chamuscar, para causar ainda mais dano, fecham a página de Feitiçaria.

Como secundária, Sincronia Perfeita, o item Cronômetro e Entrega de Biscoitos é a combinação mais escolhida para manter um melhor sustain na rota. No entanto, alguns jogadores também optam pela Dominação, com Gosto de Sangue e a Caça Voraz, ambas com características de se curar ao causar dano nos inimigos.

Combinação de runa Cometa Arcano para o Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Eletrocutar

Eletrocutar segue aparecendo como uma opção bastante viável para o Heimerdinger e a segunda mais popular entre os jogadores. Acertar o adversário com três ataques ou habilidades em até três segundos causa dano adaptativo adicional, o que torna o campeão um perigo ainda maior aos oponentes. Fechando a página, Gosto de Sangue e Caça Voraz voltam a aparecer com a companhia dos Globos Oculares. A escolha para secundária é a página de Feitiçaria, com a Faixa de Fluxo de Mana e o Foco Absoluto.

Eletrocutar é a segunda opção mais popular para o campeão Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Conquistador

Outra escolha bem popular é a Conquistador. Com sua força adaptativa e o potencial de cura na rota, a runa se apresenta como outra excelente opção para o Heimerdinger. É possível utilizar a combinação de Precisão e a Presença de Espírito para ter uma boa quantidade de mana. Já a Lenda com Tenacidade e Dilacerar causam mais dano a campeões com vida maior que a do personagem.

Conquistador é uma runa com potencial de cura para o Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Primeiro Ataque

A mais nova runa da temporada, Primeiro Ataque, vem sendo uma escolha constante em diversos campeões e também aparece como opção para o Heimerdinger. O ouro extra e o dano adicional que ela concede podem ser um grande diferencial para qualquer campeão. A página de Inspiração do Heimerdinger fecha com Calçados Mágicos, Entrega de Biscoitos e Perspicácia Cósmica.

Primeiro Ataque, a nova runa, também é indicada para o Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Exemplos de builds

O Heimerdinger possui seus três primeiros itens bem definidos, enquanto os demais precisam considerar a situação do jogo em si. É importante analisar se você está forte para seguir comprando mais poder de habilidade, se há um campeão adversário com muita cura para comprar o corta-cura ou se é preciso que seu campeão tenha mais penetração mágica.

O item mítico do Heimerdinger é a Angústia de Liandry, que causa dano com base na vida máxima do alvo e ainda possui o efeito de queimaduras, que dão dano constante. Logo em seguida, Ampulheta de Zhonya aparece como o segundo item principal para o campeão. Confira, a seguir, a build do Heimerdinger do começo ao fim:

Início

Primeiros itens do Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens míticos e outros

Itens essenciais do Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens situacionais

Itens situacionais do Heimerdinger — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Dicas

  • Posicione suas torres (Q) antes da fase de rotas começar para economizar mana e conseguir empurrar os minions;
  • Lute sempre ao alcance de suas torres (Q), caso contrário você estará perdendo o dano extra que elas poderão causar;
  • Lance suas bombas (E) sempre atrás dos inimigos, ao invés de mirar na posição que eles estão no momento. Dessa forma, é possível aumentar um pouco a probabilidade de atordoá-los.

Counters

Heimerdinger encontra dificuldades em rotas contra campeões como Kayle, Graves, Garen, Shen e Renekton. Apesar disso, é uma boa escolha contra campeões como Gwen, Volibear, Fiora, Mordekaiser e Malphite.

Com informações de Mobalytics, OP GG e League of Graphs

Mais do TechTudo