Produtividade
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Comprimir PowerPoint é uma boa opção para os usuários que precisam diminuir o tamanho dos arquivos do editor de slides da Microsoft. A prática facilita o compartilhamento das apresentações produzidas no programa, não sendo necessário utilizar um compressor de arquivo externo para realizar o procedimento.

Além de evitar serviços de terceiros, o uso das ferramentas nativas também permite deixar o pacote Office configurado para criar apresentações compactadas, ação que economiza bastante tempo. Confira, a seguir, como comprimir PowerPoint de três maneiras diferentes.

Microsoft PowerPoint: tutorial ensina como comprimir slides — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Compacte as imagens da apresentação

Passo 1. Com o documento aberto, selecione um das imagens da apresentação e clique na guia "Formato de Imagem";

Guia "Formato de Imagem" é aberta após selecionar imagem no PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Clique no botão "Compactar imagens", localizado no grupo "Ajustar", conforme destacado na figura abaixo;

Destaque para ferramenta de compactar imagens do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Desmarque a caixa "Aplicar somente a esta imagem", de maneira que a compactação seja realizada em todas as figuras dentro da apresentação, o que reduzirá mais o tamanho do arquivo. Mantenha as caixas "Excluir áreas cortadas da imagem" e "Usar resolução padrão" selecionadas. Dê "OK" e depois salve o arquivo normalmente.

Ajustes da compactação de imagens de apresentação do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Exclua o histórico de edição das imagens

Passo 1. Excluir o histórico de edição das imagens reduz o tamanho do arquivo, mas impede que as alterações sejam desfeitas. Caso realmente queira fazer isso, entre em "Arquivo" e clique em "Opções";

Destaque para "Opções" no menu "Arquivo" do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Na barra lateral esquerda, clique em "Avançado". Vá até "Tamanho e qualidade da imagem" e selecione "Descartar dados de edição". Mantenha a caixa "Não compactar imagens no arquivo" desmarcada. Por fim, clique em "Resolução padrão" e selecione uma resolução igual ou inferior a 150 ppi. Pressione o botão "OK" e salve o arquivo.

Descartar dados de edição da imagem diminui tamanho da apresentação do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Elimine as fontes incorporadas

Passo 1. O PowerPoint inclui todas as fontes nas apresentações para torná-las mais compartilháveis, porém, isso aumenta o tamanho do arquivo. Você pode mudar esse comportamento e inserir apenas os caracteres usados na apresentação. Para isso, primeiro clique no menu "Arquivo" e entre em "Opções";

Caminho para menu de "Opções" do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Clique no menu "Salvar" na barra à esquerda. Na seção "Preservar fidelidade ao compartilhar essa apresentação", marque a caixa "Inserir fontes no arquivo" e escolha "Inserir somente os caracteres usados na apresentação". Clique em "OK" e salve o documento.

Eliminação de fontes incorporadas em documento do PowerPoint — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com informações de Microsoft

Pronto. Agora que você já sabe como comprimir PowerPoint, use a dica para diminuir o tamanho das suas apresentações de slides.

Veja também: PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

Mais do TechTudo