Wearables
Publicidade

Por Larissa Infante, para o TechTudo

TechTudo

O Apple Watch e o iPhone são projetados para se conectarem automaticamente quando estiverem próximos. Tal função proporciona praticidade ao usuário, porém, em alguns casos pode ser necessário desemparelhar os dispositivos. Confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento.

Desemparelhar o celular e o relógio da Apple pode, por exemplo, ajudar a resolver problemas de conectividade que impedem o usuário de receber notificações, mensagens e ligações no Apple Watch. Deste modo, esse movimento seguido de um novo emparelhamento pode resolver a questão.

Confira como desemparelhar e emparelhar novamente o Apple Watch ao iPhone — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Como desemparelhar Apple Watch

Para que o iPhone e o Apple Watch estejam conectados corretamente, é preciso que apareça um ícone verde no topo do relógio. Caso haja um símbolo vermelho, os aparelhos não estão conectados e será preciso emparelhar novamente.

O procedimento foi realizado num Apple Watch Series 3 e num iPhone 7 Plus, mas as dicas também valem para os demais modelos do relógio inteligente e do celular da Apple.

O símbolo vermelho no Apple Watch significa que o dispositivo não está conectado ao iPhone — Foto: Reprodução/Apple

Passo 1. Mantenha o Apple Watch e o iPhone próximos para desemparelhá-los. Abra o aplicativo do Apple Watch no iPhone e acesse a aba “Todos os Relógios”. Em seguida, toque no botão de informações ao lado do Apple Watch que você quer desemparelhar.

Toque em “Todos os Relógios”, selecione o Apple Watch a ser desemparelhado e aperte o botão de informações — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 2. Uma vez na aba de informações, toque em “Desemparelhar Apple Watch”. Caso o modelo do aparelho seja GPS + Celular, é possível manter ou remover o plano do celular. Caso opte por não manter o plano, não será possível emparelhar novamente o iPhone com o gadget. Após esta escolha, será solicitada a senha do ID Apple para desativar o Bloqueio de Ativação. Por fim, toque novamente em “Desemparelhar”.

Toque em “Desemparelhar Apple Watch”, insira a senha do ID Apple e toque novamente em “Desemparelhar” — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Antes de apagar todo o conteúdo do relógio, o iPhone cria um backup automático, que pode ser usado para restaurar um novo Apple Watch. Em seguida, emparelhe o aparelho novamente.

Como emparelhar novamente o Apple Watch

Antes de emparelhar o Apple Watch e o iPhone, é importante checar se o smartphone está com o Bluetooth ativado, tenha conexão Wi-Fi e esteja atualizado para o iOS mais recente.

Passo 1. Aproxime o iPhone do Apple Watch. No smartphone, abra o aplicativo do Apple Watch. Vai aparecer a mensagem "Use o seu iPhone para configurar este Apple Watch”. Toque em “Continuar”. Caso a mensagem não apareça, toque em “Todos os Relógios” e em “Emparelhar Novo Apple Watch”.

Toque em “Continuar” ou selecione “Todos os Relógios” para emparelhar novamente o Apple Watch — Foto: Reprodução/Apple

Passo 2. Caso o Apple Watch seja seu, toque em “Configurar para Mim”. Caso seja para alguém da família, toque em "Configurar para um Membro da Família". Em seguida, centralize o visor do Apple Watch na tela do iPhone e aguarde a mensagem "Seu Apple Watch Está Emparelhado". É possível também clicar em "Emparelhar Apple Watch Manualmente".

Toque em “Configurar para Mim”, posicione o visor do Apple Watch na tela do iPhone e aguarde a mensagem "Seu Apple Watch Está Emparelhado" — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 3. Na tela seguinte, toque em “Restaurar do Backup”. Será exibida uma tela com uma lista dos backups mais recentes guardados no iPhone. Selecione o backup que deseja restaurar. Em seguida, concorde com os Termos e Condições e toque em “Aceitar” para continuar.

Toque em “Restaurar do Backup” e selecione o backup que deseja restaurar — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 4. Será solicitada a senha do ID Apple. Você pode criar uma senha ou optar por seguir sem. Em seguida surge a tela de ajustes compartilhados com o Apple Watch. Funções como Buscar, Serviços de Localização, Ligações Wi-Fi e Diagnóstico no iPhone são ativados automaticamente no relógio. Posteriormente, é possível ajustar o Registro de Rotas e a Siri.

Digite a senha do ID Apple e defina a tela de ajustes compartilhados — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 5. O iPhone vai avisar caso haja alguma atualização para o Apple Watch. Será preciso completar o procedimento antes de seguir. Caso não haja, toque em “continuar”. A tela seguinte permitirá configurar o Apple Pay com um cartão de crédito.

Faça as atualizações necessárias no Apple Watch e configure o Apple Pay — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Passo 6. Tudo pronto. O Apple Watch será sincronizado ao iPhone e você receberá uma notificação quando o processo for finalizado.

Aguarde até que a sincronização entre o Apple Watch e o iPhone termine — Foto: Reprodução/Larissa Infante

Com informações de Apple

Mais do TechTudo