Celular

Por Rodrigo Torres, para o TechTudo

Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Com ficha técnica recheada, o iPhone 13 tem atraído um grande número de consumidores. Dentre os usuários, há alguns que migraram do Android para a Apple e que podem estranhar algumas funcionalidades da marca da maçã – como o simples ato de desligar ou reiniciar o iPhone. O TechTudo ensina o procedimento a seguir.

Desde o iPhone X, a Apple mudou a forma como se reinicia o iOS usando os botões físicos do celular. Clientes da maçã com telefones mais antigos ainda podem estranhar o meio como se desliga o aparelho nas gerações mais novas — o que, de certa forma, já havia mudado uma vez ao longo da linha de smartphones da fabricante.

iPhone 13 foi um dos lançamentos de 2021 da Apple — Foto: Reprodução/9to5Mac

Como desligar iPhone 5, SE (1ª geração) e anteriores

A primeira geração do iPhone SE, o iPhone 5 e os celulares anteriores da Apple tinham um botão no topo direito — bastava pressioná-lo para desligar o aparelho. Para religá-lo, o procedimento se repetia, bastando pressionar o botão e esperar o logo da maçã aparecer na tela.

Como reiniciar um iPhone SE (1ª geração), 5 ou anterior — Foto: Reprodução/Apple

Como desligar iPhone 6, 7, 8 e SE (2020)

A partir do iPhone 6, passando pelo iPhone 6S, iPhone 7 e iPhone 8 até a segunda geração do iPhone SE (lançada em abril de 2020), o botão passou para a lateral direita do smartphone. Mas o procedimento se manteve: basta pressionar o botão, esperar o controle deslizante aparecer na tela e arrastar para o lado, conforme o indicado. Para ligar, mesma coisa: pressione o botão e aguarde.

Como ligar um iPhone 6, 7, 8 ou SE (2ª geração) — Foto: Reprodução/Apple

Passo 1. No iPhone 13 (assim como no iPhone X, iPhone 11 e iPhone 12) é preciso manter pressionados o botão lateral ( à direita de quem olha para o telefone) e qualquer botão de volume (à esquerda) até que o controle deslizante apareça na tela.

Como desligar um iPhone 13, 12, 11 ou X — Foto: Reprodução/Apple

Passo 2. Siga a orientação na tela e deslize o controle da esquerda para a direita para desligar o aparelho.

Ação na tela que permite desligar um iPhone XR — o procedimento é o mesmo em iPhone 13, 12 e 11 — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Passo 3. Para voltar a ligar o smartphone, mantenha o botão lateral direito do iPhone pressionado até ver a marca da Apple. No iPhone 13, a maçã pisca, num flash, segundos antes de se estabelecer na tela.

O logotipo da maçã pisca quando o iPhone — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como desligar o iPhone pelas configurações do iOS

Passo 1. Você também pode reiniciar seu iPhone 13 da mesma forma que todos os modelos anteriores da Apple: acessando as configurações do iOS. Para isso, basta acessar dois ícones de engrenagem: na tela do aparelho, encontre o app de "Ajustes"; depois, acesse a seção "Geral".

Acesse os ajustes e toque em "Geral" — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Role até o final da página e encontre a opção "Desligar". Então, o celular fará o procedimento padrão de mostrar um controle deslizante na tela. Arraste para o lado direito e, assim, desligue o aparelho.

Toque em "Desligar" e deslize o botão para finalizar — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como forçar reinicialização

O consumidor também pode forçar a reinicialização do iPhone 13. O procedimento é o mesmo em iPhone X, iPhone XS, iPhone XR, iPhone 11 e iPhone 12.

Passo 1. Aperte e solte rapidamente o botão de aumentar volume.

Aperte e solte rapidamente o botão de aumentar volume — Foto: Reprodução/Marina Monteiro. Editado por Rodrigo Torres

Passo 2. Em seguida, aperte e solte rapidamente o botão de diminuir volume.

Depois, aperte e solte rapidamente o botão de diminuir volume — Foto: Reprodução/Marina Monteiro. Editado por Rodrigo Torres

Passo 3. Logo depois, pressione o botão lateral direito, mantendo pressionado por 10 a 20 segundos. Quando aparecer a marca da Apple, solte o botão. Seu iPhone será reinicializado em seguida.

Pressione o botão lateral direito e segure até a maçã aparecer na tela — Foto: Reprodução/Marina Monteiro. Editado por Rodrigo Torres

Como desligar o iPhone com a assistente virtual (Siri)

Se um dia você se esquecer desse tutorial, não se preocupe: a Siri também pode te ajudar a desligar o iPhone 13. Para isso, você só precisa ter a assistente virtual inteligente da Apple ativada seu celular.

Passo 1. Diga "E aí, Siri. Desligar iPhone".

Passo 2. A Siri exibirá na tela o procedimento para desligar o celular.

A Siri diz como proceder para desligar seu iPhone — Foto: Rodrigo Torres/Tech Tudo

Mais do TechTudo