Por Marcelo Villela, para o TechTudo


Teemo, o Explorador Veloz, é um yordle escoteiro de League of Legends (LOL) utilizado normalmente na rota do topo. Capaz de ficar invisível, envenenar os alvos e espalhar armadilhas por Summoner's Rift, ele é um campeão que a maioria dos jogadores não quer enfrentar em suas partidas. O TechTudo reuniu todas as habilidades, exemplos de runas, builds, feitiços, counters e dicas de como jogar com o personagem do MOBA da Riot Games. Vale lembrar que a matéria a seguir foi feita durante o patch 12.1.

No último dia 5, a Riot Games revelou em suas redes sociais que cinco personagens receberão as skins Fogos de Artifício este ano, são eles: Teemo, Sett, Diana e Tristana. Dessa forma, a desenvolvedora mantém a tradição de lançar visuais comemorativos no início de cada Ano Novo Lunar. A expectativa é de que os novos cosméticos fiquem disponíveis no servidor oficial no dia 20 de janeiro.

Edição prestígio da skin Teemo Florescer Espiritual — Foto: Divulgação/Riot Games

Habilidades

Técnicas de Guerrilha (Passiva)

Caso permaneça imóvel, Teemo recebe invisibilidade por tempo indeterminado. Se estiver em um arbusto, ele pode se movimentar sem perder a sua camuflagem. Ao se tornar visível novamente, o Explorador Veloz aumenta a própria Velocidade de Ataque por um instante.

A passiva de Teemo permite que ele fique invisível — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Dardo Ofuscante (Q)

A primeira habilidade de Teemo cega os adversários, causando dano a eles. Inimigos com a visão afetada erram seus ataques básicos.

Teemo pode cegar um campeão inimigo por um breve período — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Mover Depressa (W)

Teemo aumenta passivamente a sua Velocidade de Movimento até ser alvejado por um inimigo ou uma torre. Além disso, ele consegue sair em disparada para receber Velocidade de Movimento extra, que não é descontinuada por ataques durante um tempo.

Com Mover Depressa, Teemo recebe Velocidade de Movimento — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Tiro Tóxico (E)

Os ataques do Explorador Veloz envenenam o adversário, além de causar dano no impacto e a cada segundo durante 4 segundos.

Teemo pode envenenar seus alvos durante um tempo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Armadilha Venenosa (R)

A habilidade ultimate de Teemo permite que ele lance um cogumelo explosivo no chão. Ao passar pela armadilha, os adversários recebem dano e são afetados por lentidão. O Explorador Veloz pode arremessar um cogumelo em cima de outro, expandindo o alcance da habilidade.

Teemo lança uma armadilha explosiva no chão — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Ordem das habilidades

Atualmente, as ordens de habilidade mais utilizadas para o campeão são E+Q+E+W ou E+Q+W, dependendo da partida. Com o passar dos níveis, você deve maximizar primeiro o Tiro Tóxico (E), Dardo Ofuscante (Q) em segundo e, por último, Mover Depressa (W). Veja a tabela abaixo:

Ordem de habilidades | Teemo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Dardo Ofuscante Q Q Q Q Q
Mover Depressa W W W W W
Tiro Tóxico E E E E E
Armadilha Venenosa R R R

Runas e Feitiços

No cenário atual, há duas escolhas de runas populares entre os jogadores de Teemo: Pressione o Ataque e Colheita Sombria. Em relação aos feitiços, você pode optar por flash e incendiar ou flash e teleporte, dependendo do jogo. Vale ressaltar que, apesar dos exemplos abaixo, cada partida é única e, portanto, runas, feitiços e builds podem sofrer alterações.

Pressione o Ataque

Uma das escolhas mais populares do momento, Pressione o Ataque, permite que o campeão cause Dano Adaptativo adicional ao atingir o inimigo três vezes seguidas. Além disso, a combinação da imagem abaixo garante recuperação de vida ao eliminar oponentes, Velocidade de Ataque permanente e dano extra em adversários com a vida baixa. Na árvore de habilidades primária, se utiliza "Triunfo", "Lenda: espontaneidade" e "Golpe de Misericórdia". Na secundária, as escolhas são "Gosto de Sangue" e "Caça Voraz".

Exemplo da runa Pressione o Ataque para o Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Colheita Sombria

Graças à Colheita Sombria, você pode causar Dano Adaptativo ao atingir campeões com menos de 50% de vida. Na árvore de talentos primária, se usa "Golpe Desleal", "Globos Oculares" e "Caça Suprema". Na secundária, o exemplo abaixo optou por escolhas mais defensivas, como o "Osso Revestido" e o "Crescimento Excessivo". Dessa forma, você recebe vida máxima permanente e sofre menos dano.

Colheita Sombria é outro exemplo de build para o campeão Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplos de builds

Atualmente, os jogadores de Teemo optam por "Grevas de Berserker", "Dente de Na'Shor" e "Criafendas", nessa ordem de compra. O restante da build varia conforme o jogo: você pode comprar, como quarto item, "Abraço Demoníaco" ou "Ampulheta de Zhonya", por exemplo. Dessa forma, é bom ressaltar novamente que builds, runas e feitiços, apesar de seguirem um padrão, não devem ser imutáveis.

Início

Exemplos de compras iniciais para o Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Itens Míticos e essenciais

Exemplo de itens Míticos e itens essenciais para o Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Exemplo de build final e itens situacionais

Modelo de build final e itens situacionais para o Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Dicas

  • Ao jogar contra campeões corpo a corpo, aproveite o range do seu ataque básico para incomodar o inimigo e reduzir sua vida gradualmente;
  • Utilize ao máximo a Armadilha Venenosa (R) pelo mapa, porque elas dão visão e causam dano aos adversários que andarem sobre elas;
  • Posicione um cogumelo venenoso e, em seguida, fique invisível próximo a ele. Dessa forma, quando o inimigo passar pela armadilha, você pode completar o dano com o seu Q ou ataques básicos, garantindo o abate;
  • Durante as lutas em equipe, jogue a sua ultimate no meio da batalha, porque os inimigos provavelmente não terão tempo de desviar e tomarão dano;
  • Ajude o time cegando o carregador adversário. Assim ele errará os ataques básicos durante um período;

Counters

Aatrox, Tryndamere, Akshan, Vladimir e Sion são exemplos de personagens que counteram o Teemo — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Com informações de Mobalytics, METAsrc, League of Graphs e LoLalytics

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo