Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Hospedeiro de quatro espíritos animais primitivos, Udyr venceu a batalha na selva em 2021 — Foto: Divulgação/Riot Games

Habilidades

Agilidade do Macaco (Passiva)

Udyr acumula Velocidades de Movimento e Ataque cumulativas após conjurar uma Habilidade. O campeão tem quatro Habilidades básicas que podem ser usadas para alternar entre as Posturas, o que encerra o efeito passivo e o impacto na Postura anterior.

Udyr Passiva — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Postura do Tigre (Q)

Ao ativar a Postura, a Velocidade de Ataque de Udyr aumenta por alguns segundos e tem Efeito persistente onde o primeiro ataque (assim como todo terceiro ataque seguinte) causa dano adicional ao longo de 2 segundos.

Udyr Q — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Postura da Tartaruga (W)

Na ativação, Udyr recebe um escudo temporário que pode absorver danos recebidos, enquanto seu Efeito persistente cura 2,5% de sua Vida máxima a cada primeiro e cada terceiro ataques subsequentes.

Udyr W — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Postura do Urso (E)

Ao ativar a habilidade, Udyr aumenta sua Velocidade de Movimento por uma curta duração. Já o Efeito persistente faz com que ataques básicos atordoem o alvo por 1 segundo, o que não pode ocorrer novamente com o mesmo adversário por muitos segundos.

Udyr E — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Postura da Fênix (R)

Udyr atira ondas de fogo na ativaçao, causando dano a inimigos próximos. Seu Efeito persistente cobre adversários à frente com chamas ao desferir o primeiro ataque básico, assim como nas três próximas investidas.

Udyr R — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Ordem das Habilidades

A arma favorita dos jogadores de Udyr é a Postura da Fênix (R). O dano em área e a perda constante causada pelas chamas dão ao campeão um potencial enorme para fazer os campos da selva com velocidade e também para ter um grande impacto nos duelos contra seus adversários. A segunda habilidade a ser focada varia em questão de popularidade, podendo ser tanto a Postura do Urso (E), pelo aumento da velocidade de movimento, quanto a Postura da Tartaruga (W), por conta de seu escudo.

Veja, na tabela abaixo, a opção mais popular entre os jogadores de Udyr:

Ordem de Habilidades – Udyr

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Postura do Tigre Q
Postura da Tartaruga W W W W W
Postura do Urso E E E E E E
Postura da Fênix R R R R R R

Feitiços

Como o Udyr é muito mais popular na selva, o Golpear é o mais utilizado. O segundo feitiço varia entre Flash e Fantasma. Nesse caso, o Flash é mais usado, principalmente por compensar a falta de qualquer tipo de dash nas habilidades do personagem. Em contrapartida, o Fantasma pode engrandecer ainda mais a capacidade do campeão de correr rapidamente na direção de seus adversários. Tudo depende das matchups na partida em questão ou também do gosto pessoal do jogador.

Popularidade dos Feitiços no Udyr

Feitiços Popularidade Taxa de Vitória
Golpear + Flash 60.7% 50.6%
Golper + Fantasma 33.7% 49%

Runas

Ritmo Fatal

A runa Ritmo Fatal se tornou muito forte para diversos campeões neste começo da temporada de 2022. Seu alto bônus de velocidade de ataque se tornou uma verdadeira ameaça para campeões que dependem desse requisito para terem sucesso nas partidas. Uma das principais razões se dá pela nova característica da runa de ignorar o limite de velocidade de ataque imposto pelo jogo. Udyr é um desses campeões que se beneficiaram desta runa, tornando-o em uma ameaça ainda maior nos duelos contra outros campeões.

Udyr Ritmo Fatal — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Ímpeto Gradual

A segunda runa mais utilizada para o Udyr no momento é a Ímpeto Gradual. Ela foca muito mais na capacidade de movimento do campeão, dando a ele bônus de velocidade de movimento e resistência a efeitos de lentidão. Considerando que o personagem não possui ferramentas para se aproximar de forma instantânea do oponente e conta apenas com sua velocidade ao correr, Ímpeto Gradual pode ser a solução, principalmente em momentos de perseguição aos adversários.

Udyr Ímpeto Gradual — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Exemplos de builds

O Udyr é outro campeão que possui poucas variações em sua build. Em relação aos míticos, Quimiotanque Turbo é o item que mais aparece entre aqueles que jogam com o campeão. Isso é muito graças ao seu ativo que concede 40% de velocidade de movimento em direção a adversários ou torres inimigas. A Força da Trindade ainda encontra seu espaço em algumas partidas, mas é bastante rara.

Entre os itens lendários, o mais essencial para o Udyr é a Couraça do Defunto, que também valoriza bastante sua velocidade de movimento e ainda possui efeito de lentidão. Força da Natureza e Armadura de Espinhos também se apresentam como excelentes escolhas para o campeão, mas tudo depende da partida e daquilo que o campeão realmente precisa para buscar a vitória.

Itens Iniciais

Itens Iniciais do Udyr — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens Essenciais

Itens essenciais do Udyr — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Itens Situacionais

Itens Situacionais do Udyr — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Dicas

  • Udyr é um campeão que possui um excelente controle de objetivos. Certifique-se de fazer o máximo de dragões possível para aumentar suas chances de vitória.
  • Para facilitar seu gank, utilize da Postura do Urso (E) no último segundo possível. Caso utilize muito cedo, o bônus de atordoamento e velocidade de movimento pode acabar, e o adversário conseguirá escapar.
  • O campeão é muito forte no duelo 1v1 contra a maioria dos campeões. Se seu adversário na selva não tiver capacidade de limpar os monstros muito rápido, tente buscar uma vantagem inicial para colocá-lo ainda mais atrás no jogo.

Counters

Udyr é um campeão que pode dominar a selva contra muitos adversários. Por exemplo, Rengar, Graves, Lee Sin, Ekko, Talon e Viego são personagens que podem passar por problemas quando jogam contra ele. No entanto, o Udyr não é imbatível em todas as matchups do LOL e pode se ver em uma situação ruim se encontrar com campeões como Trundle e Kindred em seu caminho.

Principais counters do Udyr no patch 12.1 — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Com informações de Mobalytics, OP GG e League of Graphs

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo