Celular
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo

TechTudo

A prática de utilizar aplicativos para medir a altura pelo celular está cada vez mais comum. Com maior praticidade do que trenas ou fitas métricas, os apps com essa função podem ser utilizados para aferir o tamanho de pessoas e objetos. O recurso também pode ser útil em tarefas domésticas como pendurar quadros e organizar móveis. Confira, nas linhas abaixo, o tutorial de como utilizar o recurso no Android e iPhone (iOS).

Para o iPhone, o app mais indicado é o app Medidas, desenvolvido pela Apple e disponível na App Store para iOS 14 ou posterior. Já o Google não possui mais o Measure, seu próprio aplicativo de medidas usando realidade aumentada, desde 2021. No entanto, a Play Store conta com outras alternativas, como o ImageMeter, que foi utilizado neste tutorial.

Aprenda como medir altura nos celulares Android e iOS — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Como medir altura no iPhone

Passo 1. Abra o app Medida, disponível para iOS 14 e iOS 15. A tela inicial vai indicar a mensagem "Adicionar um ponto". Posicione o pontinho na base da pessoa ou objeto que queira medir e toque no sinal de "+".

Início da medição de altura com o App Medida, da Apple — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Mova o iPhone para cima, mantendo-o reto, até que a bolinha chegue na extremidade oposta à do início da medição. Você verá uma tracejada, que lhe ajudará a guiar a medição. Quando isso acontecer, toque novamente o sinal de "+". Para tirar um print da medição e guardá-lo no celular, pressione o botão de captura, no canto inferior direito da tela.

Medida aferida com o aplicativo da Apple, disponível para iOS 14 e superior — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como medir altura Android

Passo 1. No Android, a medição será feita com o app ImageMeter, do desenvolvedor Dirk Farin, que funciona através de fotos. Após instalar o aplicativo, abra-o e toque no ícone de "+". Em seguida selecione "Capturar imagem".

Telas iniciais do app de medição para Android ImageMeter — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Capture uma foto da pessoa ou objeto que deseja medir. Quando a captura estiver boa, toque no botão de "check" para usar a imagem.

Captura de foto do objeto a ser medido com app ImageMeter — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Na tela principal do app, dê um toque sobre a foto recém capturada. Depois toque no sinal de "+";

Início do processo de medição de altura no celular Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. O ImageMeter não funciona com realidade aumentada. Por isso, da primeira vez que for usar o aplicativo, você precisará informar valores de referência para que ele faça a medição. Toque em "Referência de escala" e selecione um pequeno espaço do objeto que possa ser medido com uma régua simples.

Inserção de escala de referência no app para medir altura ImageMeter — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Dê um toque sobre um dos círculos da régua. Digite o tamanho em centímetros e aperte em "ok".

Informação do tamanho da escala de referência — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 6. Entre novamente no ícone de "+", porém desta vez selecione a ferramenta "Dimensão";

Caminho para ferramenta de medição de altura no aplicativo ImageMeter — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 7. Trace uma linha na altura do objeto a ser medido. Note que o ImageMeter possui uma lupa para aumentar a precisão da medição. Ao terminar, basta dar um toque na parte de fora da imagem. O aplicativo salva todas as medidas na tela principal, sem necessidade de cadastro, mas é necessário assinar o plano premium para salvar as medições na nuvem.

Atura da porta medida com celular Android através do app ImageMeter — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Mais do TechTudo