Jogos de ação
Publicidade

Por Davi Bicalho, Para o TechTudo

Divulgação/Riot Games

Kog'Maw é um dos vários campeões de League of Legends (LOL), MOBA da Riot Games disponível gratuitamente para PC (Windows e Mac). A Boca do Abismo é um atirador baseado em dano físico, capaz de esfacelar a vida dos adversários. Diretamente do Vazio, Kog vai ficando mais forte à medida que o jogo avança, tornando-se imparável com o tempo. Sabendo disso, o TechTudo reuniu todas as habilidades, possíveis feitiços, builds, runas, counters e dicas de como jogar com o campeão na rota inferior. É importante ressaltar que o guia a seguir foi baseado no patch 12.10.

Kog'Maw, a Boca do Abismo, tem um enorme potencial de carregar as partidas — Foto: Divulgação/Riot Games

👉 O que é smite no LOL? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Habilidades

  • Surpresa Icathiana (Passiva)

Sempre que Kog'Maw morre, ele se transforma em uma espécie de "zumbi" que, após quatro segundos, causa dano verdadeiro ao inimigos próximos.

A habilidade é uma ótima forma de Kog'Maw "cobrar" um abate — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Cusparada Cáustica (Q)

De forma passiva, Kog recebe uma boa quantia de velocidade de ataque. Seu efeito ativo faz com que ele vomite um projétil que causa dano mágico e corrói as resistências dos adversários.

A habilidade é crucial para que Kog cause muito dano aos tanks — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Barragem Bio-Arcana (W)

Ao ativar a habilidade, Kog recebe um aumento do seu alcance de ataque e dano adicional com base na vida máxima do inimigo atingido.

A habilidade faz com que Kog consiga atacar de uma distância segura — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Gosma do Vazio (E)

Kog cospe um líquido que causa dano mágico nos inimigos atingidos. Além disso, todos que passarem pela gosma têm sua velocidade de movimento diminuída.

A habilidade é uma ótima forma de evitar o avanço dos inimigos em sua direção — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Artilharia Viva (R)

Kog'Maw dispara um ácido em uma área, causando dano mágico e revelando inimigos atingidos por dois segundos. Adversários com menos de 40% de Vida sofrem dano mágico, mas é importante ter cuidado: disparos subsequentes dentro de um curto intervalo de tempo custam mana adicional.

A habilidade é uma forma de Kog não deixar com que os inimigos fujam com vida — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Ordem das Habilidades

Ordem de Habilidades | Kog'Maw

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Cusparada Cáustica Q Q Q Q Q
Barragem Bio-Arcana W E W W W W
Gosma do Vazio E E E E
Artilharia Viva R R R

Runas e Feitiços

Nos feitiços, as combinações podem variar entre "Curar e Flash" ou "Exaustão e Flash", dependendo das circunstâncias. Em relação às runas, a melhor escolha é a "Ritmo Fatal".

Ritmo Fatal

Essa runa casa perfeitamente com a proposta de Kog, causar dano através do tempo. Logo, essa alternativa potencializa o kit do campeão, fazendo com que ele fique forte na rota e nas teamfights.

Exemplo de runas para Kog'Maw na rota inferior — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Exemplos de builds

Atualmente, Kog'Maw consegue fazer itens que mesclam dano com vida, seja nas opções de runas ou na própria build. Sabendo disso, "Lâmina da Fúria de Guinsoo" e "Furacão de Runaan" cumprem a função de causar dano em alta velocidade, logo, "Hidra Titânica" faz com que ele não morra com facilidade, o tornando um campeão bem irritante para os adversários.

Início

Exemplo de build inicial para Kog'Maw — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Itens míticos e essenciais

Modelo de itens míticos e essenciais para Kog'Maw — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Exemplo de build final e itens situacionais

Exemplo de build final e situacionais para Kog'Maw — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Dicas

  • Foque em farmar e esperar o tempo passar. Mesmo se estiver em desvantagem na rota, não se desespere: o pico de Kog é a partir do seu segundo item;
  • Sempre que possível, utilize Barragem Bio-Arcana (W) na rota. Tente ir causando dano aos poucos nos inimigos sem se comprometer muito;
  • Se ver que irá morrer, tente causar o máximo de dano aos inimigos próximos, assim, pode ser que consiga matar algum depois que sua passiva for ativada;

Counters

Ziggs, Seraphine e Twitch são exemplos de counters do Kog'Maw — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Ziggs é o grande algoz de Kog'Maw. Ele possui uma mecânica semelhante no quesito "causar dano sem se comprometer". Graças a grande distância em que o Especialista em Hexplosivos consegue atacar, Kog fica sem ter como responder, sucumbindo ao Yordle. Já Seraphine, por sua vez, consegue causar dano a distâncias relativamente grandes, além de possuir uma ultimate que pode tirar bastante HP de Kog.

Por fim, Twitch é outro counter de peso, trazendo proposta semelhante à de Kog: esperar o tempo passar para ficar forte e causar estrago. Acontece que, se o Semeador da Peste tiver em vantagem, ele será mais impactante.

Com informações de League of Legends e op.gg

Mais do TechTudo