Apps
Publicidade

Por Flávia Fernandes, para o TechTudo


Recuperar aplicativos desinstalados de celular Android é um procedimento fácil, já que os programas removidos ficam salvos em uma lista da Google Play Store. Para isso, porém, é necessário estar conectado à plataforma de downloads com a mesma conta utilizada para baixar o app em primeiro lugar. Essa função pode ser muito útil para quem desinstalou um serviço e depois esqueceu o nome, ou caso tenha excluído por engano. Confira, abaixo, como recuperar apps desinstalados no Android.

Aprenda a recuperar apps desinstalados no Android — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Como achar apps excluídos do celular?

Passo 1. Entre na Google Play Store, abra o ícone do perfil e pressione o menu “Gerenciar apps e dispositivos”;

Recupere apps desinstalados pela Google Play Store no Android — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Passo 2. Selecione a opção “Gerenciar”. Na tela a seguir, uma lista com todos os apps do dispositivo aparecerá. Toque em “Instalados”;

Google Play Store oferece lista com apps desinstalados no Android — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Passo 3. Pressione “Não instalados” e os aplicativos baixados com a Conta Google que foram excluídos do celular estarão listados;

Acesse apps removidos no sistema Android com a Google Play Store — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Passo 4. Para filtrar os apps removidos mais recentemente, toque em “Nome” e, logo após, em “Adicionados recentemente”;

Aplicativos excluídos ficam salvos em lista na Google Play Store — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Passo 5. Escolha o aplicativo que deseja recuperar ao pressionar a caixa de seleção. Então, toque no ícone de download. O app será baixado novamente no aparelho.

Tutorial ensina reinstalar app no Android pela Google Play Store — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

E se todos os apps sumirem ou forem deletados?

Caso ocorra um erro no sistema operacional Android ou o usuário apague acidentalmente todos os aplicativos, algumas medidas de reparação podem ser realizadas. Para isso, pressione o botão de liga/desliga. Então, toque em “Desligar” e selecione a opção “Modo de emergência”.

Com o celular reiniciado, abra as “Configurações”, vá até “Aplicativos” e procure pelo launcher, o sistema que gerencia a tela inicial e bandeja de aplicativos do dispositivo. Limpe o cache e os dados desse app no menu “Armazenamento”. Caso haja um launcher diferente que não tenha sido instalado intencionalmente, remova-o. Reinicie o telefone em modo normal e muito provavelmente os apps retornarão.

E se a Google Play Store tiver sido removida?

A Google Play Store é um serviço de fábrica do sistema Android. Nesse caso, não é possível desinstalá-la completamente. Mas, caso esteja desativada no aparelho, é possível recuperá-la. Basta abri as “Configurações” e ir até “Aplicativos”. Procure por “Google Play Store” na lista, selecione e toque em “Ativar”. Pronto, a loja de apps terá voltado para a tela inicial.

Veja também: 5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

Mais do TechTudo