Produtividade
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O direito ao abono salarial pode ser consultado através do app CTPS Digital, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O app informa o valor devido tanto aos inscritos no PIS, empregados por empresas privadas, quanto no Pasep, destinado a servidores públicos. Os pagamentos serão feitos até 29 de dezembro, conforme a data de nascimento, no caso do PIS; ou do dígito final do número de inscrição no Pasep. Ainda, os inscritos no PIS e CNIS recebem o abono pela Caixa, enquanto os do Pasep recebem pelo Banco do Brasil.

Vale ressaltar que o benefício é concedido aos trabalhadores que recebem, em média, até dois salários mínimos, estejam cadastrados no PIS/Pasep ou CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há pelo menos cinco anos e tenham exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de apuração (o ano anterior ao vigente). Veja, a seguir, como consultar abonos de 2019 e 2020 pelo celular.

Aprenda como consultar abono salarial de 2019 e 2020 pelo aplicativo CTPS Digital; — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Abono salarial fora de época

Quem esqueceu de sacar o abono salarial de 2019 e/ou 2020 pode pegá-lo até o final desse ano. A retirada pode ser solicitada através do aplicativo CTPS Digital, disponível na Google Play e App Store, por meio da central Alô Trabalhador (telefone 158), ou por e-mail.

Neste último caso, é necessário pedir recurso administrativo por meio do endereço trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras "UF" pelas iniciais do estado onde o trabalhador mora (exemplo: trabalho.rj@economia.gov.br). É possível ainda solicitar o saque presencialmente, em uma das das unidades regionais do Ministério do Trabalho e da Previdência.

Como saber se você tem direito ao abono salarial

Passo 1. Abra o app CPTS Digital e toque no botão "Entrar". Em seguida, insira as credenciais da conta Gov.br e pressione o botão "Entrar";

Login no app CPTS Digital com credenciais Gov.br — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Na primeira vez que usar o app, aperte em "Autorizar" para permitir que o CPTS Digital acesse as informações da conta Gov.br. Já na tela principal do aplicativo, toque no botão de atalho "Abono salarial" ou entre na aba "Benefícios";

Acesso à aba benefícios do app CPTS Digital — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Toque sobre o cartão "Abono salarial" para que o sistema realize a consulta. Se não tiver direito ao benefício, será exibido na tela "Não foi encontrado nenhum abono salarial". Caso tenha, será mostrado o valor ao que tem direito e a forma de saque.

Consulta ao abono salarial no app CTPS Digital — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Com informações de Governo Federal e Agência Brasil

Veja também: Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Mais do TechTudo