Produtividade
Publicidade

Por Paola Mansur, para o TechTudo


Baixar a versão digital do seu RG (registro geral) pelo celular é um procedimento simples de ser feito diretamente pelas lojas disponíveis em smartphones Android e iPhone (iOS). O app da carteira de identidade pode ser instalado gratuitamente, e cada estado brasileiro possui o seu próprio aplicativo. Para vincular o documento digital ao app, é necessário que o modelo físico tenha o QR code impresso no verso. Por isso, somente RGs emitidos após 2019 podem ser utilizados dessa maneira. Vale mencionar que, por questões de segurança, é importante sempre observar o desenvolvedor e ler a descrição completa do software para não fazer o download errado.

No caso do Estado do Rio de Janeiro, a emissão é feita pelo DETRAN-RJ, e só é possível visualizar a ID emitida a partir de abril de 2019. O acesso é livre para maiores de 18 anos. Confira, no tutorial a seguir, como baixar seu RG digital no celular.

RG Digital leva versão eletrônica da identidade para o celular — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Como baixar RG digital pelo celular

Passo 1. Abra a loja de aplicativos do seu celular e pressione em “Pesquisar apps”, na barra superior, para iniciar a busca;

Para encontrar o app, pesquise por "RG digital" na sua loja de aplicativos — Foto: Reprodução/Paola Mansur

Passo 2. Logo após, digite o nome “RG digital” e, se preferir, é possível acrescentar a sigla do seu estado para encontrar com mais facilidade. Feito isso, toque novamente no símbolo de “lupa”, na parte inferior da tela;

Digitar a sigla do seu estado facilita na hora de buscar — Foto: Reprodução/Paola Mansur

Passo 3. Ao identificar o aplicativo, basta tocar em seu nome e fazer a leitura das informações em “Sobre este app”. Depois de verificar as referências, aperte em “Instalar”. Pronto, agora você vai ter a sua identidade digital no seu celular.

Antes de instalar, leia atentamente todas as informações do software — Foto: Reprodução/Paola Mansur

Veja ainda: Tudo o que você precisa saber sobre o 5G no Brasil

5G no Brasil: tudo que você precisa saber!

5G no Brasil: tudo que você precisa saber!

Mais do TechTudo