Jogos de estratégia
Publicidade

Por Davi Bicalho, Para o TechTudo

Divulgação/Riot Games

Yuumi é uma das opções de campeão para se escolher em League of Legends (LOL), MOBA da Riot Games disponível gratuitamente para PC (Windows e Mac). A Gata Mágica é um suporte estilo peel, capaz de deixar qualquer aliado resistente. Ela literalmente entra em qualquer campeão de sua equipe, ampliando os status base do mesmo, como vida, resistências e velocidade de movimento. Tendo isso em mente, o TechTudo reuniu todas as habilidades, possíveis feitiços, builds, runas, counters e dicas de como jogar com a campeã como suporte. É importante ressaltar que o guia a seguir foi baseado no patch 12.12.

Yuumi é considerada por muitos players como o campeão mais insuportável do jogo — Foto: Divulgação/Riot Games

👉 O que é smite no LOL? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Habilidades

  • Bater e Bloquear (Passiva)

Sempre que Yuumi bate em algum inimigo, ela restaura sua mana e gera um escudo na mesma que segue a campeã, além de causar o mesmo efeito no aliado dentro do qual ela estiver.

A passiva de Yuumi faz com que ela precise sair de dentro dos aliados — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Projétil Errante (Q)

Yuumi gera uma magia em forma de projétil que causa dano mágico. Além disso, ela pode controlar tanto dentro, quanto fora dos campeões aliados.

Essa habilidade é crucial para incomodar os inimigos na rota — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Você e Eu! (W)

Yuumi avança para dentro de qualquer campeão aliado, aumentando seus status base, assim como os dela mesma. Quando dentro de alguém, a personagem não precisa se movimentar e também não pode ser atingida, com exceção dos ataques das torres.

A habilidade é a principal forma de proteção de Yuumi — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Frenética (E)

Quando fora de algum aliado, Yuumi restaura sua vida e gera velocidade de movimento e de ataque. Assim que ela entra em um aliado, ela também pode ativar a habilidade, porém, o efeito será no colega.

A habilidade faz com que seus aliados sempre estejam com vida cheia — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

  • Capítulo Final (R)

Sempre que Yuumi estiver dentro de um aliado, ela pode ativar sua ultimate. A habilidade consiste em gerar ondas mágicas que causam dano e enraízam os inimigos atingidos.

Sua ultimate é a principal habilidade ofensiva da campeã, porém, ela também serve para parar avanços inimigos — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Ordem das Habilidades

Ordem de Habilidades | Yuumi

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Projétil Errante Q Q Q Q Q Q
Você e Eu! W W W W
Frenética E E E E E
Capítulo Final R R R

Runas e Feitiços

Sobre os feitiços, Yuumi não precisa usar "Flash", e as combinações podem variar entre "Curar", "Incendiar" e "Exaustão", dependendo das particularidades de cada confronto. Quanto às runas, a melhor escolha é "Invocar Aery".

Invocar Aery

A runa combina perfeitamente com Yuumi, tendo em vista que ela causa dano extra para incomodar na rota e gera um escudo ao aliado que ela for proteger.

Exemplo de runas para Yuumi como suporte — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Exemplos de builds

No presente momento, a melhor build para Yuumi consiste em itens que trazem utilidade para a equipe, combinando regeneração de vida, de mana, redução do tempo de recarga e um pouco de poder de habilidade. Ou seja, "Regenerador de Pedra Lunar" e "Hino Bélico de Shurelya" são boas opções míticas. Em relação ao item de suporte, a melhor escolhe é "Gume do Ladrão Arcano".

Início

Exemplo de build inicial para Yuumi — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Itens míticos e essenciais

Modelo de itens míticos e essenciais para Yuumi — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Exemplo de build final e itens situacionais

Exemplo de build final e situacionais para Yuumi — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Dicas

  • Sempre fique saindo e entrando de seus aliados. É importante que você sempre recupere sua mana;
  • Dê prioridade em entrar no aliado mais forte da partida. O ideal é focar em quem pode desequilibrar o game;
  • Se você não sabe onde está o Caçador e o Meio inimigos, deixe sempre uma carga do seu E guardada. Ela será o principal mecanismo de fuga.

Counters

Amumu, Nautilus e Senna são exemplos de counters da Yuumi — Foto: Reprodução/Davi Bicalho

Amumu é o principal campeão que compromete Yuumi. A Múmia Triste possui habilidades focadas em parar o inimigo graças ao forte controle de grupo que o mesmo possui, deixando a Gata Mágica sem ação. Nesse sentido, Nautilus também é um grande counter, exatamente pelo fato do Titã das Profundezas possuir as mesmas mecânicas de travamento de Amumu.

Para finalizar, temos Senna, uma campeã com potencial de causar dano constante e, principalmente à distância, o que faz com que Yuumi tenha que gastar muitos recursos para manter seu aliado com vida.

Com informações de League of Legends e op.gg

Mais do TechTudo