Produtividade
Publicidade

Por Raisa Monteiro Capela, para o TechTudo


O Google Keep, app de notas disponível para celulares Android e iPhone (iOS), além de ter recursos básicos de anotação, possui também várias ferramentas úteis para o dia a dia. Na plataforma, é possível criar lembretes, guia de tarefas, anexar mídias (fotos, vídeos, gravações) e até compartilhar notas com outras pessoas, como lista de compras e roteiros de viagem. O aplicativo ainda possui uma versão web, que, ao ser sincronizada com smartphone, permite um gerenciamento ainda maior das informações. Veja, a seguir, como usar o Google Keep no celular.

Aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) pode ajudar a organizar rotina; veja como usar o Google Keep — Foto: SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Qual o melhor aplicativo: Evernote ou Google Keep? Comente na discussão do Fórum do TechTudo.

Como criar bloco de notas com o Google Keep

Passo 1. Abra o aplicativo e toque no botão de “+” para criar um bloco de notas. Em seguida, digite o título. No ícone "+", é possível inserir caixas de seleção para separar os itens da nota por tópicos;

É possível customizar o bloco de notas, compartilhar com amigos e criar marcadores para cada um — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 2. Para customizar o bloco de notas criado, aperte na paleta de cores no canto inferior esquerdo. O Google Keep irá abrir algumas opções de cores sólidas ou designs prontos. Então, selecione o que mais te agradar e finalize.

Além das artes disponíveis pelo Google Keep, você pode customizar com com cores sólidas — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Como compartilhar uma nota no Google Keep com outro colaborador

Passo 1. Para convidar um amigo para ser colaborador de um bloco de notas do Google Keep, pressione nos três pontinhos localizados no canto inferior direito. Selecione a opção "Colaborador" e permita que o Google acesse os seus contatos;

Colaboradores podem editar o bloco de notas — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 2. Para inserir o colaborador, basta escrever o nome do contato salvo na agenda telefônica ou e-mail. Em seguida, aperte em salvar e, então, os colaboradores serão avisados do compartilhamento. Vale ressaltar que, caso o usuário exclua a nota, ela será automaticamente apagada para todos.

Você pode inserir um contato da sua agenda ou o e-mail do colaborador — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Como inserir gravação de voz no Google Keep

Passo 1. Abra o bloco de notas ou lista no Google Keep, toque no ícone de "+" no canto inferior esquerdo e selecione a opção "Gravação";

Além de gravações de voz, o Google Keep também permite inserir imagem ou tirar foto — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 2. Após apertar em "Gravação", o programa irá abrir um microfone. Então, basta falar e a gravação será inserida no bloco de notas.

A gravação fica disponível no bloco de notas — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Como trabalhar com o Google Keep no computador

Passo 1. Para utilizar o Google Keep no computador, é necessário instalar a extensão do app no navegador Google Chrome ("https://chrome.google.com/webstore/detail/google-keep-chrome-extens/lpcaedmchfhocbbapmcbpinfpgnhiddi?hl=en");

Clique em "Usar no Chrome" para adicionar a extensão do Google Keep — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 2. Com a extensão instalada, o Google Keep manterá a sincronia entre PC e aplicativo. Desta forma, ao ver um conteúdo na web que deseja salvar para ler mais tarde ou mesmo inserir num bloco de notas, ou listas, basta apertar no ícone da lâmpada;

Extensão do Google Keep no Chrome fica sincronizado com aplicativo no dispositivo móvel — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 3. Além de salvar o conteúdo no app do Google Keep, é possível inserir uma anotação e um marcador específico;

Conteúdos salvos no PC ficam disponíveis dentro do aplicativo — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Passo 4. Ao abrir o aplicativo do Google Keep no celular, é possível notar que o navegador da web salvo pelo PC estará disponível no bloco de notas.

Navegadores da web podem ser salvos no Google Keep — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Como criar um alarme para o bloco de notas no Google Keep

Passo 1. Para criar um alarme e notificação para um bloco de notas em específico, basta abri-lo. Toque no ícone do sino e insira o horário do alarme, local e outras informações para ser notificado.

É possível selecionar hora, local e alarme para subir as notificações — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Pronto! Aproveite as dicas para usar o Google Keep e melhorar a organização da sua rotina pelo app.

Veja também: Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Mais do TechTudo