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Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Fazer uma planilha de escala de trabalho no Excel é um procedimento simples. Para confeccionar a tabela, o usuário pode usar um modelo pronto disponibilizado para download de forma gratuita no site da Microsoft. O arquivo permite planejar o cronograma de uma semana inteira de trabalho, definindo os horários de cada funcionário e visualizando automaticamente a quantidade de horas trabalhadas de cada profissional. Confira, no tutorial a seguir, como fazer uma planilha de escala de trabalho pelo Excel.

Excel permite criar planilha de escala de trabalho para organizar horários dos funcionários — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

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Como fazer planilha de escala de trabalho no Excel

Passo 1. Acesse a página da planilha no site da Microsoft (templates.office.com/pt-BR/Cronograma-de-turnos-do-funcion%C3%A1rio-TM16400192) e clique no botão “Baixar”. O arquivo será baixado imediatamente;

Microsoft oferece modelo grátis de planilha de escala de trabalho para Excel — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Localize e abra o arquivo que acabou de baixar;

Execute o arquivo para abrir a planilha — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Com a planilha aberta, você poderá informar a data da escala e o nome do departamento;

Usuário pode detalhar a data e nome do departamento na planilha — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. Logo abaixo, você visualizará a escala de trabalho da segunda-feira. Você pode escrever o nome dos funcionários na primeira coluna e determinar o horário de trabalho deles nos campos de horas em que deverão estar na empresa;

Preencha a planilha de acordo com a função de cada funcionário — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 5. Outra forma de preencher a escala é inverter a ordem das células, informando o setor na coluna da esquerda e o nome dos profissionais nos respectivos horários;

Veja outra maneira de preencher a planilha de escala de trabalho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 6. Nos campos da direita, é possível inserir a informação de que algum funcionário está de licença médica e visualizar as horas trabalhadas de cada um por dia — o cálculo é feito automaticamente pela planilha;

Planilha mostra automaticamente a quantidade de horas trabalhadas de cada funcionário — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 7. Note que você pode navegar pelos outros dias da semana usando as abas da parte inferior da tela. Assim, você poderá criar a escala de toda a semana de trabalho;

Planilha tem dias da semana separados para preencher — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 8. Caso queira, basta copiar e colar os modelos de cada dia da semana para deixar a planilha semanal na mesma página;

Usuário pode copiar e colar planilhas para criar escala semanal em página única — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 9. Para imprimir a escala completa, clique em “Arquivo”, no canto superior esquerdo, e vá em “Imprimir”. Depois, no campo de configurações, selecione a opção “Imprimir toda a pasta de trabalho”. Finalize no botão “Imprimir”.

Veja como imprimir a planilha de escala de trabalho no Excel — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Pronto. Agora você já sabe como fazer uma planilha de escala de trabalho no Excel.

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