Teclados
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Se o teclado do notebook não funciona é importante saber a origem do problema. Existem diversos motivos, entre falhas de configuração até danos físicos de algumas teclas – e a maior parte dos erros pode ser resolvida de forma fácil. Se nada der certo, porém, é necessário entrar em contato com a assistência técnica para consertar. Nos sites das principais fabricantes, há informação de postos autorizados para suporte.

Quer saber o que fazer quando o teclado do notebook não funciona? Confira, no tutorial a seguir, como descobrir o motivo das teclas do PC pararem de funcionar e saiba como consertar o teclado do seu laptop.

Veja também: assista ao vídeo abaixo e aprenda como consertar as teclas do seu notebook

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Como saber o motivo de o teclado não funcionar

O primeiro passo é determinar a raiz do problema. Para isso, pressione todas as teclas – letras e números – em vários programas. É possível que o erro esteja na configuração do software e, neste caso, você precisa recorrer à ajuda do programa específico para solucioná-lo.

Se a falha acontece em mais de um programa, a causa está no teclado. Apesar disso, ainda há uma série de possibilidades que geram a situação. Caso teclas localizadas na mesma região não funcionem, talvez o local esteja sujo. Você pode limpar o teclado do notebook com um pincel – confira como limpar o teclado do notebook e do desktop.

Falha nas teclas do noteboook pode ser causada por sujeira — Foto: Pedro Cardoso/TechTudo

Algumas teclas do teclado do seu notebook não funcionam

Se apenas uma tecla dá erro, além de suja, ela pode estar posicionada incorretamente. Retire a tecla e coloque de volta. O TechTudo preparou um tutorial que ensina o passo a passo de como encaixar a tecla do laptop na base. Confira como consertar as teclas de seu notebook se elas caíram. Ainda assim, se nem a limpeza e nem o encaixe resolveram o problema, continue acompanhando este guia. Veja outras maneiras de fazer o seu teclado funcionar a seguir.

Tecla mal encaixada pode fazer o teclado do notebook parar de funcionar — Foto: Raquel Freire/ TechTudo

Configuração errada

Não é só a configuração de uma aplicação que pode interferir no funcionamento do teclado. Alterações no sistema, incluindo atualizações, podem desajustar o dispositivo de entrada. Quando o teclado parar de funcionar do nada, uma boa dica é simplesmente reiniciar o computador. Se o mousepad também estiver travado, mantenha o botão power pressionado até que o notebook desligue e, depois, ligue-o novamente.

Ao religar, teste as teclas. Se o problema persistir, vá em Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras e dê um duplo clique no ícone do próprio laptop. Abra a aba Hardware e localize o teclado. Caso não ache o dispositivo ou ao lado dele apareça um ponto de exclamação, entre no site da fabricante do seu notebook e baixe o driver de teclado mais recente.

Ausência ou sinal de exclamação ao lado de teclado significa problema no driver — Foto: Raquel Freire/ TechTudo

Teclado troca letra por números

Outra falha de configuração comum ocorre quando o teclado do PC troca letras por números sozinho. Neste caso, o bug pode ser corrigido com a ajuda do teclado virtual do Windows. Confira como resolver quando o teclado do notebook está trocando letras por números rapidamente neste tutorial.

Teclado virtual do Windows pode ajudar a corrigir falhas de configuração — Foto: Raquel Freire/ TechTudo

Dano físico

Tendo à disposição um teclado USB, conecte-o ao computador e veja se funciona normalmente. Uma resposta positiva pode indicar causa física para a falha no teclado nativo. Não necessariamente trata-se de um defeito – às vezes, o cabo flat do dispositivo pode ter desencaixado da placa-mãe. Se você sabe abrir notebooks – e, sobretudo, se seu computador já saiu da garantia -, experimente fazê-lo e certifique-se de que a conexão está perfeita.

Se nada der certo, a última opção é entrar em contato com a assistência técnica para consertar. Você encontra as informações sobre postos autorizados de suporte no site das principais fabricantes. Normalmente, problemas que começaram dentro do prazo de garantia são cobertos pela marca. Fora do prazo, porém, o cliente ainda pode realizar o conserto, mas é cobrado por isso.

Mais do TechTudo