03/12/2010 09h57 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Aprenda a gravar vídeos em HD no seu iPhone 3GS com Jailbreak

Marcel Dias
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Número de passos: 6
Aplicativos necessarios: Cydia e Cyberduck (Mac) ou WinSCP (Windows)

Fazer parte da experiência Apple é um exercício de paciência. Usar os gadgets da empresa da maçã requer que os usuários entendam que de certa maneira, não serão capazes de usufruir de todas as funções as quais o seu equipamento é capaz de executar. A qualidade dos gadgets da Apple é indiscutível, mas as melhorias e funcionalidades requisitadas pelos usuários costumam vir à conta-gotas nas atualizações. Porém, para desespero de Steve Jobs, em alguns casos essas modificações são feitas “na marra”. É aí que entra o Jailbreak.

O jailbreak é um processo executado nos equipamentos que rodam iOS (sistema operacional para dispositivos móveis da Apple) executado para liberar acesso de root (administrador). Isso permite que o dono do aparelho possa executar todas as funções que são bloqueadas de fábrica. O processo é considerado ilegal pela Apple e pode fazer com que o usuário perca a garantia do equipamento em caso de problemas.

No caso do iPhone, a função de gravar vídeos em HD foi habilitada apenas no novo iPhone 4, porém, descobriu-se que o modelo 3GS, que possui processador ARM Cortex também é capaz de gravar e processar vídeos em resolução HD. A configuração original de gravação de vídeos do iPhone 3GS é de 640x480px a 3Mbps. Com a alteração que você irá aprender nesse tutorial, a resolução padrão será 1080x800px a 20Mbps. Uma melhora e tanto! Basta seguir o tutorial abaixo.

Tema

Observações importantes: por tratar-se de um processo que envolve jailbreak, não nos responsabilizamos por eventuais problemas que ocorram com o seu aparelho. Siga os passos por sua própria conta e risco! Para que seja possível exeuctar este tutorial, é obrigatório que o seu iPhone esteja com iOS 4.x e com jailbreak.

Passo 1: É necessário instalar o OpenSSH. Abra o Cydia, vá na opção “Search” (buscar) e digite OpenSSH. Ao localizar, instale a aplicação e dê um boot no seu iPhone;

VideoscomJailbrake_01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 2: Conecte o seu iPhone em seu computador. Certifique-se de que o seu iTunes não está aberto;

Passo 3: Baixe e instale o Cyberduck (se você usa Mac) ou o WinSCP (se você usa Windows). Insira os detalhes abaixo para fazer login em seu iPhone:

Cyberduck

- Server (servidor): o endereço IP do seu iPhone na rede wireless (para ver o IP vá em Ajustes > Wi-Fi > Clique na seta azul ao lado da sua rede sem fio );

- Username (usuário): root;

- Password: alpine (minúsculo);

- Protocol (protocolo): SFTP (SSH File Transfer Protocol);

WinSCP

- Hostname (nome do host): o endereço IP do seu iPhone na rede wireless (para ver o IP vá em Ajustes > Wi-Fi > Clique na seta azul ao lado da sua rede sem fio );

- Username (usuário): root;

- Password: alpine (minúsculo);

- Protocol (protocolo): SCP;

VideoscomJailbrake_02

Passo 4: Baixe o arquivo HDVideo3GS.zip e descompacte-o em uma pasta qualquer;

Passo 5: Navegue até o diretório /System/Library/PrivateFrameworks/Celestial.framework/N88/ e copie os arquivos AVCapture.plist, CameraRollValidator.plist e MediaValidator.plist conforme mostra a tela abaixo:

VideoscomJailbrake_03

Passo 6: Agora apenas dê um boot no seu iPhone e comece a gravar vídeos em HD!

Como pode ser observado, o processo é de certa forma, simples e rápido de ser executado. O resultado é exatamente o esperado. O vídeo acima foi gravado num iPhone 3GS modificado através do tutorial acima.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro
    2012-07-17T14:23:19

    Amigo, tire uma duvida, por acaso se eu fizer isso no meu iphone 3gs 8gb ios 5.1.1, não vão sumir as funções de telefone né? porque eu instalei o tal hd video encodle e toda vez que habilitava a função de telefone sumia