03/12/2010 18h07 - Atualizado em 24/10/2013 09h33

Como converter fitas de videocassete em DVD?

Victor Hugo
por
Da redação

As fitas VHS estão ultrapassadas. No entanto, muitas pessoas foram colecionadoras dessa mídia. Por isso, ao invés de deixar essas fitas guardadas num lugar qualquer e sem utilização, você pode converter todo o conteúdo para DVD.

Ao fazer essa conversão, você pode preservar o material para uma mídia menos frágil e que não vai se degradar rapidamente. Utilizando o equipamento certo e técnica, você pode converter suas velhas fitas VHS para DVD em poucos passos.

Passo 1. Conecte o cabo 3 RCA de áudio e vídeo nas saídas do videocassete: amarelo "video out", vermelho "canal de áudio lado direito" e branco "canal de áudio do lado esquerdo".

Passo 2. Ligue as extremidades opostas do cabo RCA para o amarelo "video in", vermelho "canal de áudio lado direito" e branco "canal de áudio lado esquerdo" nas entradas de um gravador de DVD.

Passo 3. Coloque o videocassete para o ponto que você deseja gravar.

Passo 4. Mude a entrada do gravador de DVD para a entrada que você conectou o cabo RCA. Esta entrada é chamada, geralmente, de "vídeo 1", "video 2" ou "vídeo de 3", etc. Você sabe que está usando a entrada correta quando a imagem do videocassete é exibida no monitor conectado ao gravador de DVD.

Passo 5. Insira um DVD virgem no gravador de DVD.

Passo 6. Pressione o botão “REC” (record/gravar) no gravador de DVD.

Passo 7. Pressione o botão "play" no videocassete.

Passo 8. Pressione o botão "stop", primeiro no gravador de DVD e depois no videocassete, quando o material que você deseja gravar estiver completo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dilson Ferreira
    2012-03-04T14:28:31

    Cara, pega se vc a fita estiver mofada? PQ a maioria das minhas fitas estã assim.

  • Luciano Moreira
    2014-01-16T04:19:04

    É só usar o "Video 2 Go Digital Video Converter ou Video 2 PC MKII Digital Video Converter" da ION Audio.

  • Gerson Guimarães
    2013-05-27T10:19:32

    Prezado amigo, Eu já fiz esse processo. Ocorre, que ao colocar o DVD no pc, este não reconhece e aparece como se eu tivesse gravado um CD e não DVD. Como corrigir essa giringonça.

  • PEDRO NETO
    2011-09-18T21:40:47

    Legal poder transferir do vídeo cassete para DVD. O problema é a limpeza do fungo das fitas de vídeo cassete que sai caro para quem tem muitas fitas.