Utilitários

06/12/2010 11h43 - Atualizado em 10/02/2016 14h51

Como converter arquivos para PDF

Pedro Cardoso
por
Da redação

Converter arquivos e fotos em formato PDF é muito simples. Alguns programais gratuitos como Adobe Reader ou Foxit Reader, GPL Ghostscript 8.15 e CutePDF Writer podem ajudam a ler, editar e "trancar" o conteúdo, proibindo que sejam editados. Você também pode optar por converter fotos e arquivos para PDF sem baixar programas, usando recursos online. Veja dicas abaixo no tutorial e saiba como converter para PDF sem maiores complicações.

Começando do básico

Passo 1. Antes de saber como converter o PDF para outros formatos comuns na web, você sabe se tem um bom leitor de PDF instalado no seu computador? Para Windows, duas opções são as mais usadas.

O próprio Adobe Reader, da empresa que criou este padrão, e o Foxit, seu maior concorrente. O Foxit é recomendado para computadores mais lentos, por ser um aplicativo leve, que ocupa pouca memória RAM.

CutePDF Writer (Foto: CutePDF Writer.)instalação do CutePDF Writer

Passo 2. Feito isto, vamos trabalhar neste tutorial com o CutePDF Writer. Depois de baixar e instalá-lo no seu Windows, o que ele faz é adicionar uma impressora virtual no seu computador.

Assim, deste modo, qualquer programa do Windows onde você pode imprimir algum documento, teoricamente pode gerar um PDF selecionando o CutePDF Writer no lugar da sua impressora.

Passo 3. Para que tudo isso funcione de forma correta, é preciso que instale antes o protobolo GPL Ghostscript 8.15. Feito isto, instale o CutePDF Writer.

Convertendo para PDF

Passo 4. Abra o documento que você quiser converter. Se estiver em qualquer programa de edição de textos ou planilhas, clique em “Imprimir”.

Passo 5. No nome da impressora, selecione “Cute PDF Writer” e clique em “Ok” para gerar o documento. Caso queira alterar algumas opções, clique em “Propriedades”.

CutePDF Writer (Foto: Reprodução)CutePDF Writer (Foto: Reprodução)

Passo 6. Lá dentro, você poderá escolher se quer o arquivo PDF colorido ou em P&B, além de poder escolher a orientação da página (retrato ou paisagem) e a ordem que as páginas serão salvas, de na ordem correta ou de trás para frente.

Passo 7. Depois, é só clicar em “OK” para fechar janela e “Ok” novamente para realizar o processo.

Passo 8. Para finalizar. Escolha a pasta onde o PDF deve ser salvo e clique em “Salvar”. Todo esse processo também pode ser realizado em qualquer navegador de web, assim, você pode gerar PDF também à partir de páginas da internet, ou de seus documentos online, como aqueles criados e armazenados no Google Docs.

O caminho contrário

Passo 9. Se você tem documentos em formato PDF e quer transformar para outro qualquer, saiba que isso também é possível, No TechTudo você encontra ótimos programas para converter de PDF para documento do Word e para documentos do Excel, por exemplo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vera Seiblitz
    2014-12-20T11:23:53

    Fácil de instalar e de usar. Muito obrigada!