Áudio e Vídeo

02/12/2010 16h18 - Atualizado em 22/10/2013 13h03

Como criar uma smart playlist no iTunes?

Bruna Costa Ebara
por
Da redação

O iTunes possui ferramentas muito úteis para a reprodução e gerenciamento de arquivos de áudio. Uma delas é a "smart playlist” . Com ela, o usuário pode configurar uma playlist de acordo com determinadas característcas dos arquivos. Assim, o programa verifica todas as músicas salvas e as que corresponderem aos critérios pré-determinados, são adicionadas automaticamente à playlist.

Logo, toda vez que novas músicas forem adicionadas no iTunes, elas serão verificadas para serem enncaixadas em alguma playlist. Esse tutorial ensina como criar essas smarts playlists e configurá-las. Para isso, basta seguir os passos abaixo.

iTunes 10iTunes 10 (Foto: Divulgação)

Passo 1. Abra o iTunes.

Passo 2. Conecte o iPod ao computador usando um cabo USB.

Passo 3. Assim que o programa estiver rodando, clique em “File”, localizado abaixo da barra de ferramentas.

Passo 4. Na nova janela, clique em “New Smart Playlist”.

Passo 5. Selecione os critérios que serão seguidos, pelo iTunes, para a criação da playlist. São disponibilizadas cerca de 30 opções para sua escolha.

Uma das opções é “Match the following rule”, quando selecionada, você pode escolher o critério a partir de diversas características, como artista, álbum, gênero, tamanho e muitos outros dados. Além disso, você pode tornar essas categorias mais específicas, selecionando as opções “contains” (contém), “does not contain” (não contém), “starts with” (começa com) ou “ends with” (acaba com) em relação com o texto digitado na janela ao lado delas.

Passo 6. Se quiser adicionar outros critérios, clique no ícone “+”. Nos computadores Mac, pressione o Shift e o sinal =.

Passo 7. Também é possível limitar a seleção clicando em “Limit to” e digitando o número desejado. Você pode determinar o tamanho dos arquivos, o número de músicas ou o tempo de reprodução.

Passo 8. Clique na opção “Match only checked items” para que o programa escolha apenas as músicas que atendam as suas condições e que possuam um sinal “check”.

Passo 9. Ao selecionar “Live Updating”, o iTunes atualiza a smart playlist enquanto você edita a pasta de músicas.

Passo 10. Depois de configurar todos os parâmetros, clique em “Ok”. A smart playlist criada por você aparecerá na parte esquerda do programa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares