Sistemas Operacionais

03/12/2010 18h32 - Atualizado em 24/10/2013 10h48

Como personalizar o Windows 7 mudando temas e papel de parede?

Paula Haefeli
por
Da redação

O Windows 7 já é visualmente muito atraente, com belos temas que já vem na sua galeria, papéis de parede que dão vida ao seu desktop, além do Aero, que apresentam efeitos herdados do Windows Vista, e que atrai os nossos olhos. Porém, os usuários de PC nunca estão satisfeitos e sempre querem modificar o sistema para deixar com sua cara.

Para você não se perder, dividimos esse tutorial em três partes, mas você pode seguir eles de forma independente, ou todos ao mesmo tempo se quer um resultado realmente diferente do básico.

Tema

Por padrão, o Windows 7 não deixa o usuário modificar suas janelas e barras de tarefa, mas felizmente, existem aplicativos de terceiros que realizam esta tarefa. O mais conceituado na internet é o Universal Theme Patcher. Mas antes de instalá-lo, recomendamos que façam um backup de alguns arquivos do sistema.

1. Vá até a pasta C:\Windows\system32\ e faça uma cópia dos arquivos uxtheme.dll, themeui.dll e themeservice.dll para a sua pasta de backup favorita, de preferência para um HD externo ou pendrive.

2. Feito isto, crie um ponto de restauração no painel de controle, para que você possa voltar a este ponto, caso dê algum problema com o sistema.

3. Descompacte o Universal Theme Patcher nas sua pasta de aplicativos preferida e rode o executável UniversalThemePatcher-x64.exe (se o seu sistema for 64 bits) ou o UniversalThemePatcher-x86.exe (para Windows 32 bits).

4. Uma janela abrirá mostrando todos os arquivos que precisam ser modificados. Clique em “Patch” para que todos sejam alterados.

5. Agora, basta entrar no Baixatudo e baixar vários temas bacanas que vão mudar completamente a “cara” da sua área de trabalho. Descompacte os arquivos e coloque as DLL´s na pasta C:\Windows\Resources\Themes e executar o programa.

Papel de parede

A própria Microsoft disponibiliza diversos papéis de parede oficiais para o Windows 7 em seu site oficial de download, onde você pode baixar vários pacotes, de acordo com o seu gosto. Esses pacotes oficiais apresentam vários papéis de parede que mudam automaticamente, acompanhando a tecnologia aplicada no Windows 7. Além disso, eles também mudam a cor das janelas.

5. Entre no site de downloads de temas da Microsoft e escolha os seus temas preferidos. Todos são gratuitos;

6. Faça o download e clique duas vezes sobre ele para realizar as alterações.

Se você gosta de imagens da natureza na sua área de trabalho, uma boa dica é o aplicativo NatGeo Downloader. Ele baixa imagens em alta resolução dos servidores da revista National Geographic, para que você possa usar como papel de parede.

7. Faça o download do aplicativo NatGeo Downloader no Baixatudo;

8. Clique duas vezes sobre o executável para instalar o programa, e depois abra-o para configurar;

9. Na janela que abre, escolha em primeiro lugar em que pasta você quer salvar as imagens, em “Select Download Path”;

10. Na sequência, escolha os anos que você quer baixar;

11. Para terminar, selecione a resolução do seu monitor, para cada ano. Clique em “Start download”.

Extras

Para completar, uma boa dica é usar o Rocket Dock, e ter em seu Windows XP ou Vista um dock similar ao usado pelo Mac OS. Nele, você poderá incluir os aplicativos que você mais usa e acessá-los rapidamente, sem “poluir” o visual da sua área de trabalho.

Só não indico o programa para o Windows 7 para não criar uma redundância, afinal, a patenteada Superbar faz esse trabalho muito bem.

12. Baixe o Rocket Dock no Baixatudo;

13. Instale-o no seu Windows e clique duas vezes no ícone para executá-lo;

14. Com o programa em funcionamento, você pode arrastar o ícone da sua área de trabalho para o dock. Você pode fazer o sentido contrário para eliminar um ícone da barra.

15. Clique e settings e teste as opções visuais, alterando aos poucos. Divirta-se!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares