Internet

02/12/2010 22h01 - Atualizado em 25/07/2018 15h11

Como criar um blog no Wordpress grátis? Veja o passo a passo

Rodrigo Fernandes
por
Para o TechTudo

Wordpress é uma das mais completas plataformas de criação de sites gratuitos. O serviço oferece um editor de posts completo e de fácil utilização que permite inserir textos bem formatados e incluir imagens. Para realizar o cadastro, o usuário pode escolher entre planos pagos ou grátis – este último mantém o nome “wordpress” no domínio, mas é muito útil para criação de blogs pessoais. Confira no tutorial a seguir como criar um site de graça no Wordpress, editar suas cores e publicar um post.

Wordpress 2 (Foto: Wordpress 2)Tutorial ensina como criar um blog no Wordpress (Foto: Divulgação/Wordpress)



Criando uma conta e um site

Passo 1. Acesse o site do WordPress e selecione “Comece agora”, no canto superior direito da tela;

Crie um blog grátis com o Wordpress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Crie um blog grátis com o Wordpress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 2. Preencha o nome do seu site, o assunto que será tratado e o objetivo. Clique no botão “Continuar” para avançar;

Preencha as informações do seu novo site do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Preencha as informações do seu novo site do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 3. Escolha o endereço do seu blog. Após isso, selecione a opção gratuita e selecione o botão “Selecionar”. A URL do seu site terá o formato “http://xxxxx.wordpress.com”;

Digite o endereço do seu site para criar um domínio no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Digite o endereço do seu site para criar um domínio no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 4. Escolha o plano grátis clicando em “Começar com Gratuito”;

Selecione o plano gratuito do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Selecione o plano gratuito do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 5. Informe seu e-mail e crie uma senha para finalizar o cadastro. Você também pode acessar utilizando os dados do Google. Após isso, seu blog será criado e aparecerá na sua tela para edição.

Informe e-mail e senha para concluir cadastro no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Informe e-mail e senha para concluir cadastro no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Mudando o tema e cores

Passo 1. Assinale o botão “Meu Site”, no canto superior esquerdo da tela, para abrir o menu. Em seguida, selecione “Personalizar”;

Acesse o menu para personalizar seu novo site do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Acesse o menu para personalizar seu novo site do WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 2. No menu de personalização você poderá mudar cores, fontes e estilos do site. Clique sobre um item para editá-lo;

WordPress permite alterar temas, cores e fontes do seu site (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)WordPress permite alterar temas, cores e fontes do seu site (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Passo 3. Veja abaixo um exemplo de alteração na cor de fundo do blog. Para finalizar as edições, confirme em “Publicar”.

Mude a cor de fundo do seu site no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Mude a cor de fundo do seu site no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Publicando um post

Passo 1. Pressione “Meu site” para abrir o menu, vá para a opção “Posts do blog” e clique no botão “Adicionar”;

Acesse o menu do WordPress para publicar novos textos (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Acesse o menu do WordPress para publicar novos textos (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. Digite o título e o texto do post. Aproveite a barra de ferramentas para customizar seu texto e inserir imagens e links. Para postar, clique no botão “Publicar...”, no canto superior direito.

Publique seu novo post no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Publique seu novo post no WordPress (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares