Utilitários

03/12/2010 11h26 - Atualizado em 03/03/2017 13h20

Como usar o AirPrint no Windows

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O AirPrint é uma tecnologia da Apple por meio da qual é possível imprimir a partir de dispositivos iOS (iPhone , iPad ou iPod touch) sem usar cabos. A funcionalidade é nativa de algumas impressoras wireless, mas, com a ajuda de um aplicativos, é possível emular um servidor de AirPrint em um PC com Windows e usar a impressora que você tem, mesmo aquelas sem conectividade Wi-Fi.

Confira as dicas e aprenda a configurar uma impressora comum instalada em um computador com Windows para imprimir a partir de dispositivos iOS.

Problemas com a impressora no macOS? Saiba como resolver

Abra as configurações de impressoras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Abra as configurações de impressoras (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Abra as configurações de impressoras (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No gerenciador de impressoras e scanners, clique sobre o nome da sua impressora e, em seguida, selecione “Gerenciar”;

Acesse as configurações da sua impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Acesse as configurações da sua impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Acesse as configurações da sua impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)





Passo 3. Agora, nas configurações do dispositivo, clique em “Propriedades da impressora”;

Abra as propriedades da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Abra as propriedades da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Abra as propriedades da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Abra as propriedades da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )



Passo 4. Em seguida, abra a aba “Compartilhamento”, marque a opção “Compartilhar esta impressora” e pressione “OK”;

Ative o compartilhamento da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ative o compartilhamento da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ative o compartilhamento da impressora (Foto: Reprodução/Helito Bijora)







Passo 5. Após isso, baixe e instale o aplicativo Serviços de Impressão do Bonjour. Nele, selecione a sua impressora e clique em “Avançar”;

Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 6. Aguarde até que o aplicativo faça as configurações necessárias e clique em “Concluir”;

Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Configure a sua impressora no Bonjour (Foto: Reprodução/Helito Bijora)











Passo 7. Na sequência, baixe o aplicativo AirPrint e o execute com privilégios administrativos;

Execute o app como administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Execute o app como administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Execute o app como administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)









Passo 8. Clique em “Install AirPrint Service” e, por fim, certifique-se de que a opção “Auto” está selecionada e clique em “Start”;

Ativando o servidor do AirPrint (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ativando o servidor do AirPrint (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ativando o servidor do AirPrint (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Ativando o servidor do AirPrint (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )











Passo 9. Agora, em seu iPhone, iPad ou iPod touch, você poderá imprimir usando a sua impressora comum. Entretanto, vale ressaltar que o computador precisa estar ligado para que a impressora seja localizada;

Imprimindo a partir de um iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Imprimindo a partir de um iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Imprimindo a partir de um iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)














Passo 10. Caso não esteja conseguindo ativar o AirPrint, certifique-se de que o aplicativo e a porta UDP 5353 estão desbloqueados nas configurações do seu firewall. Confira como liberar aplicativos e portas no firewall do Windows.

Pronto! Com essas dicas, você poderá usar uma impressora comum instalada em um PC com Windows para imprimir a partir de um dispositivo iOS.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares