Sistemas Operacionais

02/12/2010 16h26 - Atualizado em 24/10/2013 10h46

Como instalar, gerenciar e desinstalar apps no Android usando o AppBrain?

Beline Cidral
por
Para o TechTudo

Todo dispositivo Android homologado pela Google (não é uma redundância, se você acessa o DealXtreme sabe disso) já vem com o Google Play instalado. Se você instala aplicativos aleatoriamente e não liga para coisas como espaço em disco e infinitas telas cheias de ícones irreconhecíveis, vai ficar satisfeito com a opção nativa. Não é exatamente igual ao AppStore da Apple, mas é muito melhor que a confusa OVI Store da Nokia.

Agora, se você não acha justo precisar estar conectado à internet para desinstalar aquele aplicativo pesado de fotos, apresentamos o AppBrain. Seja bem vindo a um mundo onde baixar, instalar e desinstalar aplicativos não representa um exercício de paciência ou programação. Para cobrir todos os recursos mais importantes e ao mesmo tempo facilitar os passos, dividimos este tutorial em 4 partes independentes, da instalação do aplicativo a compartilhamento via Facebook.

Celular apenas para ligações? Veja como baixar aplicativos no Android pelo Google Play para melhorar seu smartphone!

Instalando o AppBrain no Celular

Se você não quer mais chegar perto do Android Market, pode fazer o download do AppBrain direto do navegador no site http://appbrain.com, caso contrário vamos a sua última instalação usando o aplicativo nativo.

AppBrain

Passo 1. Abra o Android Market, vá até o ícone “busca” no canto superior direito e procure por “AppBrain”.

Passo 2. Se nada der errado, a opção “AppBrain App Market” deve aparecer como primeira opção, clique, ou touch nele.

Passo 3. Um resumo sobre o aplicativo aparecerá na tela, clique em “Instalar”.

Passo 4. Uma nova janela informará os recursos ao qual o aplicativo terá acesso, clique em “OK”.

Passo 5. Pronto, um ícone aparecerá na barra de mensagens do seu Android indicando o início, andamento e conclusão do download. Agora seus próximos aplicativos serão instalados via AppBrain.

Atualizando, desinstalando e instalando aplicativos via AppBrain

AppBrain

Agora que você já instalou o AppBrain, vamos aprender a atualizar, buscar, instalar e principalmente desinstalar aplicativos no seu Android

Passo 6. Entre no AppBrain, a primeira vez que você o fizer será necessário fazer o login usando sua conta do Google. Caso você não tenha, precisará criar uma e realizar o cadastro (ok, nada é perfeito).

Passo 7. Feito isso, a tela inicial aparecerá, divida em 4 ícones, “Manage and Sync” o primeiro do canto superior esquerdo é o que nos interessa agora, clique nele.

Passo 8. A primeira coisa a fazer é sincronizar o AppBrain com seus aplicativos. Eles serão listados, os primeiros serão aqueles com atualizações disponíveis, e logo abaixo todos os outros, por ordem cronológica de instalação. Nessa tela é possível atualizar e desinstalar os aplicativos que você já tem, para isso basta clicar em cima do aplicativo que você deseja atualizar ou desinstalar.

Passo 9. Você pode atualizar os aplicativos individualmente, clicando neles e escolhendo a opção “atualizar” ou clicar em “Perform installs” para realizar todas as atualizações de uma única vez.

Passo 10. Para desinstalar qualquer aplicativo basta clicar no “x” vermelho ao lado de cada aplicativo e escolher a opção “uninstall” e confirmar a opção clicando em “OK” na tela seguinte.

Passo 11. Para você instalar aplicativos clique no ícone de “busca” no canto superior direito da tela inicial ou na tela usada no passo 6 e 7.

Passo 12. Digite o nome ou palavra chave do aplicativo que deseja instalar.

Passo 13. Quando encontrar o aplicativo que deseja, clique nele. Uma janela com o resumo do aplicativo aparecerá na tela, e caso seja o que você procura clique em “instalar”.

Passo 14. Uma nova janela informará os recursos ao qual o aplicativo terá acesso, clique em “OK”.

Passo 15. Pronto! Um ícone aparecerá na barra de mensagens do seu Android indicando o início, andamento e conclusão do download.

Se você não sabe o que quer instalar no seu celular, recomendo que não instale nada, mas se a vontade for maior que a razão, o AppBrain pode dar uma forcinha recomendando aplicativos pelos quais você pode se interessar (ou não) baseado nos seus contatos e nos aplicativos que você já tem.

AppBrain

Passo 16. Na tela inicial do AppBrain clique em “Recommended apps”, no canto superior direito da tela.

Passo 17. Clique em “Update recommendations”. Uma lista de aplicativos sugeridos aparecerá na tela.

Passo 18. Se algum aplicativo interessar, basta clicar nele e torcer para que esteja disponível, ou seja, compatível com seu aparelho. Se tudo der certo basta seguir como indicado nos passos 12 a 14.

Você ainda pode usar o recurso “Browse Apps” para ter acesso a todos os aplicativos organizados por categorias, popularidade, avaliação dos usuários entre outros

Passo 19. Na tela inicial clique em “Browse Apps”.

Passo 20. Uma lista de aplicativos será exibida, estes são os “Hot apps today”, algo como “os apps mais quentes do dia” em tradução livre.

Passo 21. Clicando em “sort”, na barra superior da tela, você pode escolher outros critérios de exibição como mais populares, melhores avaliados ou divididos por região geográfica, entre outros.

Passo 22. Clique em “Category” para exibir os aplicativos segundo suas aplicações (comunicação, produtividade, multimídia, etc.).

Passo 23. Outros filtros como aplicativos pagos, grátis, ou novos podem ser aplicados clicando em “Filter”.

Passo 24. Depois que você encontrar o aplicativo dos seus sonhos, basta seguir aqueles passos que, a essa altura, já dominamos.

Compartilhando Aplicativos

Outra opção que o AppBrain oferece é de explorar e compartilhar aplicativos de e com outros usuários.

AppBrain

Passo 25. Na tela inicial do AppBrain clique em “Explore Users”.

Passo 26. Clique em “Find People

Passo 27. Você pode conectar o AppBrain ao Facebook clicando em, err…, “Connect with Facebook” e compartilhar seus apps com amigos na rede social.

Passo 28. Também é possível buscar usuários e seus aplicativos clicando em “Browse Popular Users

Passo 29. Por fim, é possível compartilhar seus aplicativos com outras pessoas via email, Bluetooth, Twitter, Facebook entre outros clicando em “Share Your Apps”.

Configurando o AppBrain

Agora que você já domina o AppBrain, pode querer alterar alguma opções de configurações e preferências.

Passo 30. Na tela inicial, pressione o botão “menu” do seu celular Android e clique na opção “Preferences”.

Passo 31. Marque a opção “Include updates” se quiser listar com destaque as atualizações disponíveis.

Passo 32. Para limpar o histórico das buscas clique em “Clear search history”.

Passo 33. Marque a opção “Enable notifications” se quiser ter acesso rápido, através da barra de mensagens, ao AppBrain.

Passo 34. Para regular a frequência da sincronização automática de seus aplicativos com o AppBrain, clique em “Sync Interval”.

Passo 35. Você pode alterar o tema do aplicativo clicando em “Select Theme”.

Passo 36. Por fim, é possível tornar sua lista de aplicativos pública ou privada clicando na opção “Privacy Settings”

O AppBrain ainda oferece a possibilidade de instalar aplicativos pelo navegador do seu computador, ou qualquer dispositivo que permita acesso direto ao endereço http://appbrain.com, mas para isso você precisa primeiro instalar o “Fast Web Installer”. Mas como você já sabe instalar aplicativos no seu Android, vamos direto aprender como instalar aplicativos via navegador.

Passo 37. Instale o “Fast Web Installer” no seu celular e abra o aplicativo.

Passo 38. Na tela inicial clique em “Continue”. Pronto, seu celular já pode receber aplicativos direto do site da AppBrain.

Passo 39. Do seu browser, seja no celular ou no computador, acesse o site http://appbrain.com, faça o login usando sua conta do Google, encontre o aplicativo que deseja instalar e clique em “Instalar”. Um aviso sobre os recursos que o programa pode utilizar do seu celular ou da rede irá aparecer, confirme se quiser continuar. Fim de papo, a sua próxima preocupação agora é saber o que vale ou não a pena instalar, do resto o AppBrain se encarrega!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolly Vimercate
    2012-01-13T08:31:36

    Joao Junior, levante essa dúvida no fórum do TechTudo. É fácil, rápido e todo mundo se ajuda. Você vai descobrir a resposta dessa e de várias outras perguntas. E ainda pode participar ajudando os outros usuários, que tal? Clica lá: forum.techtudo.com.br !

  • Joao Junior
    2012-01-12T21:15:59

    Olá Beline, tudo bem? Tentei baixar o app brain mas meu tablet U Tech não instala diversos app's da Android Market. Aparece às vezes a mensagem:"Este aplicativo não é compatível com seu Telechips MID717". O que poderia ser? Pensei que fosse algum bug da versão antiga, mas já instalei o Market 3.4.4 e continua.O que faço?