03/12/2010 14h49 - Atualizado em 24/10/2013 09h05

Como juntar todos os e-mails em apenas um com o Gmail

Allan Melo
por
Da redação

Se você tem o costume de verificar suas contas de e-mail no Outlook ou no Thunderbird em mais de um computador, certamente já deve ter passado maus momentos por conta da confusão de e-mail espalhados e não sincronizados entre eles.

Mas você sabia que várias pessoas têm migrado para o Gmail por causa disso? É muito mais fácil ter que acessar uma única conta de e-mail na internet e ver todos os seus e-mails do que passar o fim da tarde reenviando mensagens para resgatá-las em casa ou no notebook.

E se você também já está cansado de ter administrar mais de uma conta de e-mail em servidores diferentes - obrigando-o a acessar vários sites diferentes - então a solução pode estar bem aqui, neste tutorial.

Basta seguir o passo a passo abaixo, que o Techtudo fez para você:

Acessando sua conta de e-mail

Passo 1. Entre no site do Gmail e faça login com a sua conta. Se não possuir uma, clique em Criar uma conta e faça seu cadastro gratuitamente.

Passo 2. Ao abrir a página principal do seu e-mail, na caixa de entrada, clique em Configurações, no canto superior direito da página.

Passo 3. Ao abrir o menu de configurações, clique na aba Contas e importação.

Configurando outros e-mails

Passo 4. Na seção Verificar e-mail usando POP3, clique no botão Adicionar POP3 na conta de e-mail. Uma janela de configurações se abrirá.

Passo 5. Coloque o endereço de email que você deseja que o Gmail comece a verificar automaticamente para você e clique em Próxima etapa.

Passo 6. Agora, você deve colocar os dados de configuração das suas outras contas de e-mail.

Coloque a senha que você utiliza para acessar seu e-mail e selecione o servidor POP e a porta utilizada pelo outro serviço.

Se você não sabe as configurações, Você pode achá-las no serviço de e-mails que você utiliza (ex: Globo.com, UOL, iG, Terra, Hotmail,...). Geralmente essas informações estão em alguma página de Ajuda, ensinando-o a configurar o e-mail no Outlook ou no Thunderbird. De qualquer forma, uma rápida pesquisa por “configuração e-mail (nome do servidor)” poderá te fornecer as informações necessárias.

Atenção! O e-mail que você está configurando pode estar bloqueado para baixar e-mail via POP. Entre no menu de configurações dos outros sites e verifique se o serviço está ativado. Se você já costuma baixar seus e-mail em algum programa de e-mail ou se o serviço usado não te der essa opção de configuração, certamente é porque ela já estará ativada. Nesse caso, não se preocupe.

Detalhes da configuração

Passo 7. O Gmail te dá 4 opções de configurações abaixo dos seus dados de acesso, durante a configuração. Entenda cada uma delas:

Se a conta de e-mail do outro serviço que você usa possui pouco espaço de armazenamento, é recomendado que você deixe a primeira opção, Deixe uma cópia da mensagem recuperada no servidor, desmarcada. Mas se você gostaria de ter uma cópia de segurança de tudo, ou se você também acessa o e-mail desta conta no Outlook (o que, sinceramente, seria dispensável ao juntar tudo no Gmail), marque esta opção.

A opção Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail é sempre útil, por razões óbvias, mas por incrível que pareça, há servidores que não suportam esta opção. Dê uma olhada no site do outro servidor de e-mail para ver se ele tem suporte à conexões SSL.

Já a opção Marcar as mensagens recebidas é sempre útil se você fizer questão de ‘separar os e-mail’. Visualmente, como o Gmail não possui pastas, ela colocará todas as mensagens recebidas deste e-mail com um marcador, personalizado ao seu gosto.

Em Arquivar mensagens recebidas, todos os e-mail novos que chegarem desta conta de e-mail serão automaticamente arquivados pelo Gmail.

Passo 8. Uma fez configurada, clique em Adicionar conta.

Enviando e-mails usando o endereço da outra conta

Passo 9. Na próxima etapa da configuração, você será perguntado se você também deseja enviar e-mail utilizando o endereço dessa conta configurada.

(ex: No caso de você ter configurado uma conta da Globo.com, você poderá escolher - na hora que estiver escrevendo qualquer e-mail - se deseja enviá-la usando o endereço do Gmail ou o da Globo.com, assim como acontece no Outlook e outros leitores de e-mail)

Escolha a sua preferência e clique em Próxima etapa.

Passo 10. Caso a opção anterior tenha sido sim, agora você poderá escolher o nome que aparecerá como “remetente” nos e-mails que você enviar usando essa conta.

Passo 11. Por segurança, o Gmail pedirá para confirmar se você é realmente dono desta conta. Ao clicar em Enviar confirmação, o Gmail automaticamente enviará um e-mail para esta conta, com um número e um link por onde é possível ativar a verificação. Faça a validação do jeito que você achar melhor.

Esse detalhe da confirmação até parece estupidez do Gmail, mas é porque existe a opção de você não configurar o Gmail para verificar os e-mail de outras contas, usando-o apenas para enviar e-mails com o endereço de outras contas. Isso é especialmente útil para que lida com e-mails de marketing, por exemplo, e não quer ter que receber as respostas na sua conta pessoal.

Pronto! Sua conta de e-mail já está configurada. Vá para a Caixa de Entrada e começe a ver todos os seus e-mail. Para acessar e-mails antigos, pode ser que o Gmail demore um pouco, porque ele certamente estará baixando as mensagens do outro servidor. Mas esse processo certamente não demorará mais de um dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jaime Eduardo
    2014-09-12T10:46:01

    muito boa a dica. obrigado!