Utilitários

06/12/2010 13h44 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Como limpar os arquivos temporários do seu Windows

Pedro Cardoso
por
Da redação

Nível: Fácil
Aplicativo necessário: CCleaner
Número de passos: 6

Um dos maiores problemas do Windows, é acumular arquivos temporários e itens nos registros até o ponto em que o sistema fica lento. Sabemos que nos dias atuais, temos pouco tempo para realizar todas as tarefas que nos são solicitadas, e agilidade é fundamental. O programa que faz a limpeza mais completa e eficiente no seu disco rígido é o CCleaner, da Piriform, e portanto, ele é o escolhido para este tutorial.

Passo 1. Faça o download do aplicativo aqui no Baixatudo, clique duas vezes no executável para proceder com a instalação e mãos à obra.

O processo todo é muito simples e, por isso, não é preciso a presença de um técnico de informática. Se você repetir esse processo uma vez por semana, vai ter o seu PC sempre limpinho e funcionando redondo. É claro que, para ter um computador rápido, outros fatores vão entrar nessa equação, como memória, escolha de programas leves e tudo mais.

CCleanerCCleaner analisando seus arquivos temporários (Foto: Reprodução)

Passo 2. Abra o CCleaner e clique no botão “analisar”. Quando ele terminar este processo, clique no botão “executar limpeza”. Não se preocupe que nenhum arquivo importante será apagado, mas, se você quiser ter certeza sobre o que está sendo limpo, olhe a janela que fica a esquerda e verifique as opções que estão selecionadas.

Passo 3. Entre as opções, estão os arquivos temporários gerados pela sua navegação na web, resíduos de programas instalados e desinstalados, entre outros lixos.

CCleanerCCleaner corrigindo o os erros de registro do Windows (Foto: Reprodução)

Passo 4. Adicionalmente, você também poderá fazer uma limpeza dos registros do Windows. Mude para a aba “Registro” e clique em “procurar erros”.

Passo 5. Depois da análise, salve um backup do seu registro, para caso apresente algum erro depois da limpeza. Porém, o registro nunca apresentou erro comigo e passo por este processo tranquilamente.

Passo 6. Agora, basta clicar em “Corrigir erros selecionados”.

Se você nunca fez uma limpeza completa nos seus temporários e no registro do seu Windows, irá se supreender com a quantidade de lixo. Experimente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Brandão
    2011-10-23T22:54:40

    O TuneUp 2011 também é altamente recomendado para otimizar o PC. O infologico.com está sorteando duas licenças para o programa! O sorteio será no dia 02/11/11