Internet

06/12/2010 14h58 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Saiba mais sobre o Google Street View

Pedro Cardoso
por
Da redação

Chegou no Brasil, neste dia 30 de setembro, o serviço do Google Street View, já popular na Europa e nos Estados Unidos. Os 50 carros que a Fiat cedeu para o Google mapearam as nossas principais cidades durante meses, e agora, finalmente podemos ver o resultado. Neste primeiro momento, apenas Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão disponíveis no serviço, mas a ideia da empresa é que 90% das ruas brasileiras estejam mapeadas em 2 anos.

Está todo mundo falando nisso, no Twitter, na padaria, no escritório e nas escolas, mas você sabe realmente como funciona? Sabe como localizar sua casa ou a rua onde trabalha? Acompanhe este artigo do TechTudo.

Passo 1. Entre no seu navegador e acesse o site do Google Maps. No campo de busca, basta digitar o endereço que você quer localizar, como normalmente você já faz para usar o maps.

Passo 2. Com o resultado na sua tela, você verá um boneco amarelo (chamado de Pegman) do lado esquerdo. Basta clicar em cima dele e arrastá-lo para a rua que você quer visualizar.

Passo 3. Se a rua em questão tem as suas imagens no serviço, ela será envolvida por uma linha azul no mapa, então, basta largar o Pegman em cima dela para a imagem aparecer.

Lagoa no Street ViewLagoa no Street View (Foto: Reprodução)

Como navegar

Passo 4. Assim que as imagens da rua aparecerem, você verá no meio da tela os controles para “caminhar” virtualmente pelo logradouro. Clique nas setas com o mouse para ir para frente e para trás na rua.

Passo 5. Se você clicar com o mouse em qualquer ponto e arrastar, a imagem vai girar para todas as direções.

Passo 6. Repare nos sinais de “+” e “-”, pois são eles que você vai usar para dar zoom na imagem e voltar ao estado normal. Mas se você quiser aproximar em um ponto específico, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse.

Passo 7. Quando estiver apontando para o chão, o ponteiro ficará em forma circular, mas se você apontar o mouse para o horizonte, o cursor ganha a forma retangular.

Passo 8. Você também pode caminhar pelas ruas utilizando as setas do teclado.

Google Street ViewGoogle Street View (Foto: Reprodução)

Também nos dispositivos móveis

Se você tem dispositivos móveis como iPhone, iPod touch, iPad, Blackberry ou smartphones com Android, você também poderá usar o serviço, de qualquer lugar.

Passo 9. Em todos eles o processo é similar, basta entrar no programa Google Maps instalado, fazer a busca por um endereço e clicar na opção do Street View para navegar normalmente.

Passo 10. Quem usa um dispositivo com iOS, verá um pequeno círculo com o Pegman do lado do endereço pesquisado, neste momento, basta clicar em cima dele para fazer funcionar.

Passo 11. Já no Android, é necessário entra no link do endereço e escolher a primeira opção à direita, novamente com a imagem do Pegman.

Passo 12. No Blackberry, você navega pelo menu do endereço desejado até escolher a opção “Street View”.

Testamos todos os sistemas e o que pareceu mais prático é o Android, principalmente que, ao clicar em um tweet com o link para o Street View, ele abre as imagens rapidamente, sem passar pelo mapa ou qualquer outro programa intermediário.

Locais interessantes

Como forma de mostrar o poder de sua ferramenta, e a sua relevância, o Google criou um site chamado Explore Street View, que mostra endereços brasileiros relevantes para a nossa sociedade, como o museu do MASP na Avenida Paulista (SP), a Praça da Sé (SP), a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), a Praça da Pampulha (MG), entre outros.

Outro uso interessante do Google Street View foi durante a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, mostrando as ruas em volta dos estádios onde aconteceram as partidas da competição mais importante do mundo. Clique aqui para ver a galeria de imagem, que também mostra outros exemplos internacionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares